94. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - dagreal.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de dagreal.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Sou um contador
de estorias
em plena noite

Tal motivo
torna-me proporcional
as estrelas

Contos sob
combustão de fósforos
para aquecer
ouvintes mudos em
meu quarto
quarto este repleto de
murmúrios
das óperas do ar

Nesta noite
cada hora
é um conto
cada conto
é um passado

Assim
se vai o tempo
o tempo!
o tempo!!
o tempo de um
passado sonhador
num presente ausente
contado com muita
serenidade
para minha gente
nesta escuridão da noite.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=52773 © Luso-Poemas

Há aqui um gesto poético consciente, uma construção imagética mais cuidada e, sobretudo, uma identidade de voz que começa a afirmar-se.

A abertura — “Sou um contador / de estórias / em plena noite” — estabelece de imediato um sujeito que se define pela narração e pela vigília. A noite não é apenas cenário: é condição existencial. A seguir, a comparação “torna‑me proporcional / às estrelas” é feliz, porque desloca o eu para uma escala cósmica sem perder a humildade; é uma imagem simples, mas eficaz, que cria verticalidade e transcendência.

O núcleo mais forte do poema está na estrofe dos “contos sob / combustão de fósforos”. Aqui, sim, há poesia: a luz mínima, efémera, que ilumina “ouvintes mudos”, o quarto que se torna palco de “óperas do ar”. Esta combinação de intimidade e teatralidade cria um espaço simbólico muito mais rico do que o sentimentalismo direto do poema anterior. Nota-se trabalho de linguagem, nota-se intenção estética.