94. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - dagreal.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de dagreal.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Sou um contador
de estorias
em plena noite

Tal motivo
torna-me proporcional
as estrelas

Contos sob
combustão de fósforos
para aquecer
ouvintes mudos em
meu quarto
quarto este repleto de
murmúrios
das óperas do ar

Nesta noite
cada hora
é um conto
cada conto
é um passado

Assim
se vai o tempo
o tempo!
o tempo!!
o tempo de um
passado sonhador
num presente ausente
contado com muita
serenidade
para minha gente
nesta escuridão da noite.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=52773 © Luso-Poemas

Há aqui um gesto poético consciente, uma construção imagética mais cuidada e, sobretudo, uma identidade de voz que começa a afirmar-se.

A abertura — “Sou um contador / de estórias / em plena noite” — estabelece de imediato um sujeito que se define pela narração e pela vigília. A noite não é apenas cenário: é condição existencial. A seguir, a comparação “torna‑me proporcional / às estrelas” é feliz, porque desloca o eu para uma escala cósmica sem perder a humildade; é uma imagem simples, mas eficaz, que cria verticalidade e transcendência.

O núcleo mais forte do poema está na estrofe dos “contos sob / combustão de fósforos”. Aqui, sim, há poesia: a luz mínima, efémera, que ilumina “ouvintes mudos”, o quarto que se torna palco de “óperas do ar”. Esta combinação de intimidade e teatralidade cria um espaço simbólico muito mais rico do que o sentimentalismo direto do poema anterior. Nota-se trabalho de linguagem, nota-se intenção estética.

A secção seguinte — “cada hora / é um conto / cada conto / é um passado” — funciona como eixo temático, mas poderia ganhar mais densidade se houvesse uma exploração mais profunda da relação entre tempo e narrativa. Ainda assim, a repetição aqui é mais orgânica, menos mecânica, porque serve a ideia de circularidade e de desgaste.

O final, porém, perde alguma força. A enumeração “o tempo! / o tempo!!” aproxima-se de um recurso demasiado explícito, quase declamatório, que contrasta com a subtileza das imagens anteriores. A conclusão — “contado com muita / serenidade / para minha gente / nesta escuridão da noite” — é honesta, mas regressa a uma literalidade que empobrece o fecho. Falta-lhe uma imagem final que cristalize o gesto do contador de histórias, algo que deixe ressonância.

Em síntese: este poema tem matéria poética real — imagens bem encontradas, atmosfera, ritmo. O que precisa é de maior contenção no final e de uma lapidação que elimine o que é demasiado explícito ou redundante. Mas aqui, sim, há voz, há intenção, há caminho.

Criado em: Hoje 10:26:24

Links patrocinados