119. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Tytta.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Tytta.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

O meu olhar confunde-se atrapalhadamente,
quando penso que desconhecia a essência
de um olhar que me tocou ligeiramente
e hoje conheço mais do que aquilo que sabia.

E o coração lá vai batendo tão estupidamente
ao compasso de uma melodia por escrever.
E os sonhos, esses vão esvoaçando suavemente
em linhas que nem o futuro sabe antever.

Resta-me ficar por aqui, serenar e esperar
sem dar mais do que aquilo que o espírito sente.
Fixar nos meus olhos a imagem do seu olhar
será afirmar o que a minha alma já não mente.

E não me importa o que dizem sem saber,
pois ninguém sabe o que o amor pressente.
Só me resta aguardar para realmente ver
o que este olhar vê no seu, tão docemente.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=4028 © Luso-Poemas

O poema constrói‑se como uma meditação suave e íntima sobre o despertar de um sentimento que começa no espanto e termina na entrega silenciosa. A primeira estrofe estabelece logo o eixo emocional: o olhar que “confunde‑se atrapalhadamente” traduz a vulnerabilidade inicial, a surpresa de reconhecer numa presença alheia algo que antes parecia impossível. A expressão “desconhecia a essência / de um olhar que me tocou ligeiramente” é feliz, porque articula bem a leveza do gesto e a profundidade do impacto — um toque mínimo que desencadeia uma revelação maior. O último verso da estrofe, “e hoje conheço mais do que aquilo que sabia”, fecha o ciclo com uma simplicidade eficaz, quase proverbial, sem perder a delicadeza.

A segunda estrofe é talvez a mais musical do poema. O coração que “vai batendo tão estupidamente” tem um tom coloquial que funciona bem, porque aproxima o sujeito lírico do leitor e quebra a solenidade. A “melodia por escrever” é uma metáfora discreta, mas bem colocada: o amor como partitura em aberto, como futuro ainda sem forma. Os sonhos que “esvoaçam suavemente / em linhas que nem o futuro sabe antever” introduzem uma dimensão de incerteza luminosa — não há angústia, apenas a consciência de que o sentimento cresce num território onde nada está garantido. É uma imagem leve, aérea, coerente com o tom geral.

A terceira estrofe marca uma viragem: o sujeito decide “serenar e esperar”, gesto que confere maturidade ao poema. A contenção — “sem dar mais do que aquilo que o espírito sente” — é uma afirmação de autenticidade, e o verso “Fixar nos meus olhos a imagem do seu olhar” é dos mais fortes do texto, porque condensa o tema central: o olhar como espelho, como confirmação, como verdade íntima. O fecho da estrofe — “o que a minha alma já não mente” — é eficaz, embora ligeiramente explicativo; ainda assim, mantém a coerência emocional.

A última estrofe assume um tom mais afirmativo, quase de manifesto íntimo. A recusa do julgamento alheio — “não me importa o que dizem sem saber” — reforça a autonomia do sentimento, e a frase “pois ninguém sabe o que o amor pressente” devolve ao poema uma dimensão mais universal. O fecho, “o que este olhar vê no seu, tão docemente”, encerra o texto com suavidade, mantendo a circularidade temática: começa‑se no olhar, termina‑se no olhar, como se tudo o que importa estivesse contido nesse encontro silencioso.

Formalmente, o poema é regular, com rimas discretas e bem encaixadas, sem forçar a musicalidade. A métrica é flexível, mas suficientemente equilibrada para sustentar o ritmo. A linguagem é clara, sem excessos, e a emoção é transmitida com honestidade, sem dramatização. Há apenas pequenos pontos onde a expressão se aproxima do lugar‑comum (“o coração lá vai batendo”, “os sonhos vão esvoaçando”), mas mesmo nesses momentos o poema mantém uma sinceridade que o salva da banalidade.

No conjunto, trata‑se de um texto lírico bem construído, de tom íntimo e sereno, que trabalha com delicadeza a descoberta amorosa e a expectativa do que ainda não se revelou. A força do poema reside na contenção, na limpidez das imagens e na fidelidade ao tema do olhar como revelação e promessa.

Criado em: Hoje 7:43:09

Links patrocinados