140. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - DanielaPereira. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de DanielaPereira.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Beijos agrafados Como eu queria que as palavras tivessem beijos agrafados na língua. Seria mais fácil exprimir o que sinto sem ser preciso tocar nesses lábios. E se as lágrimas tivessem espelhos em cada gota que cai? Então seria transparente aos teus olhos a dor do meu rosto. Não sei perfumar pensamentos... Nem saberia que aroma escolher para este mundo de emoções onde transbordo. Tenho momentos...mas não são mais do que isso...momentos... Em que sinto vontade de arrancar todos os versos como se eles fossem espinhos e o meu peito a rosa onde eles estão cravados. Mas depois olho para eles só mais uma vez e aos meus olhos eles já não são mais espinhos... São lindas pétalas azuis que coloram a minha breve negritude. Então fico tonta a contemplar a sua beleza e esqueço as feridas que eles rasgam na pele e esqueço as lágrimas que neles choro . Quando o poema chega ao fim eu só tenho olhos para o sorriso doce que saboreei nos beijos de papel e esqueço tudo o que sonhei com a folha ainda em branco. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=4684 © Luso-Poemas O poema parte de uma imagem inaugural muito forte — “palavras com beijos agrafados na língua” — que estabelece de imediato um regime de desejo contido, quase mecânico, onde a linguagem tenta substituir o corpo. A metáfora é original e eficaz: o agrafo sugere fixação, dor leve, união forçada, e ao mesmo tempo uma impossibilidade — o beijo que não chega à boca, preso na língua como objeto e não como gesto. Esta tensão entre o que se quer dizer e o que não se pode tocar percorre todo o texto. A estrofe seguinte, com as lágrimas que teriam “espelhos em cada gota”, trabalha bem a ideia de reflexo e transparência, embora a formulação “seria transparente aos teus olhos a dor do meu rosto” se aproxime de uma explicação demasiado direta, que reduz a força da imagem inicial. A confissão “Não sei perfumar pensamentos” introduz um tom de vulnerabilidade que funciona, mas a sequência “Nem saberia que aroma escolher / para este mundo de emoções onde transbordo” aproxima-se de um lirismo mais convencional, onde o perfume e o transbordo são imagens frequentes na poesia emocional. Ainda assim, a honestidade do verso sustenta a voz poética. O momento mais intenso surge na passagem em que o eu lírico deseja “arrancar todos os versos / como se eles fossem espinhos / e o meu peito a rosa onde eles estão cravados”. Aqui, a metáfora é bem construída: o poema torna-se ferida, o peito torna-se flor, e a escrita é simultaneamente dor e beleza. A imagem é forte e coerente, embora o simbolismo da rosa seja um território já muito explorado; o que a salva é a relação direta entre corpo e texto, que dá materialidade ao sofrimento. A viragem ocorre quando os versos, antes espinhos, se tornam “lindas pétalas azuis que coloram a minha breve negritude”. A cor azul introduz uma dimensão inesperada, quase surreal, que contrasta com a “negritude” interior. Este contraste é dos pontos mais bem conseguidos do poema, porque transforma a dor em estética sem a negar. A contemplação que se segue — “fico tonta a contemplar a sua beleza” — é coerente com essa metamorfose, embora a repetição de “esqueço” nos versos seguintes crie um efeito algo redundante, que poderia ser mais subtil. O fecho, com os “beijos de papel” e o retorno à folha em branco, encerra o poema num ciclo de criação e perda. A imagem dos beijos de papel é delicada e eficaz, mas a frase “esqueço tudo o que sonhei com a folha ainda em branco” introduz uma melancolia que, embora coerente, surge um pouco explicativa. O poema funciona melhor quando deixa a imagem falar por si, sem a necessidade de explicitar o sentimento. Formalmente, o texto mantém um tom confessional contínuo, com boa capacidade de transformar emoções em imagens concretas. Oscila entre momentos de grande originalidade — sobretudo no início e na metamorfose dos espinhos em pétalas — e outros mais próximos do lirismo tradicional. A progressão emocional é clara e coerente, embora algumas passagens se aproximem de um excesso explicativo que suaviza a força imagética. Ainda assim, o poema sustenta-se pela sua honestidade e pela forma como articula dor, criação e desejo num mesmo movimento.
Criado em: Hoje 7:03:10
|
|
|
|
||