151. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Farinho.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Farinho.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Quero um beijo teu,
delicado, com ternura,
daqueles que me derretem,
me afastam da amargura,
Um beijo que demonstre
o quanto precisas de mim,
carregado de amor,
deixando em mim,
o teu sabor.
Um beijo...
como só tu sabes dar,
cheio de carinho,
que me faz te amar.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=4975 © Luso-Poemas

O poema “Quero um beijo teu” inscreve-se claramente na tradição lírica amorosa mais direta, onde o eu poético formula um pedido explícito e sensorial. A abertura é simples e eficaz, embora previsível: “Quero um beijo teu, / delicado, com ternura,” estabelece de imediato o campo semântico da doçura e da intimidade. A morfologia é clara, sem desvios, e a sintaxe linear reforça a intenção confessional. No entanto, a sequência “daqueles que me derretem, / me afastam da amargura,” apresenta uma ligeira redundância emocional: “derretem” já sugere dissolução afetiva, e “afastam da amargura” explicita aquilo que a imagem anterior poderia ter deixado subentendido. Ainda assim, a construção mantém coerência e não apresenta erros ortográficos.

A segunda estrofe introduz um desejo de reciprocidade — “Um beijo que demonstre / o quanto precisas de mim” — que desloca o foco do prazer para a validação afetiva. Aqui, a escolha do verbo “precisas” é forte, mas também arriscada, pois introduz dependência emocional num poema que até então se movia no campo do carinho. A expressão “carregado de amor” é genérica e poderia beneficiar de maior concretização imagética; contudo, a frase “deixando em mim, / o teu sabor” recupera a dimensão sensorial e funciona melhor, apesar da vírgula desnecessária após “mim”, que quebra o ritmo sem necessidade.

A repetição “Um beijo...” funciona como pausa dramática, mas o uso das reticências, sendo comum na poesia amorosa, aqui não acrescenta tensão; apenas prolonga o óbvio. A sequência “como só tu sabes dar, / cheio de carinho,” mantém o registo afetivo, mas não traz novidade estilística. A construção final, “que me faz te amar”, apresenta um problema morfológico: a colocação pronominal “te amar” após “faz” é aceitável no português brasileiro, mas no português europeu o mais natural seria “amar-te”. A escolha pode ser intencional, mas cria uma oscilação de norma que destoa do resto do poema, escrito claramente em português europeu. Além disso, a frase encerra o texto de forma previsível, sem um gesto imagético ou sintático que lhe dê maior força de fecho.

No conjunto, o poema é correto, claro, emocionalmente transparente e sem erros ortográficos relevantes, mas permanece dentro de um registo muito convencional da poesia amorosa. A morfologia é simples, funcional, sem riscos; o estilo privilegia a ternura, mas evita metáforas ou construções que elevem o texto para além do literal. Há coerência interna e fluidez, mas falta-lhe singularidade imagética ou uma torção sintática que lhe dê marca própria. Ainda assim, cumpre o que se propõe: um pedido amoroso direto, suave, sem excessos e com ritmo regular.

Criado em: Hoje 7:03:35

Links patrocinados