156. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - izilda. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de izilda.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Os mistérios da noite me causam arrepios São momentos de paixões e transgressões Nos quartos, nas camas, nas celas e celas. Tudo é permitido Entre quatro paredes Não existem pudores São nestes momentos que me transporto, saiu de mim. Minha alma flutua Para espreitar amantes noturnos Como sombra vagueia Por todos os cantos, Ouço juras de amores, palavras ardentes. E grandes desonras Caem as mascaras. Ninguém mais é santo Os castos e puros tiram as vestes Profanam até imagens santas Nestes momentos que meus arrepios se transformam em horrores Até os que pregam virtudes e castidades, Livram-se delas tornando-se nus Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=5166 © Luso-Poemas O poema mergulha de imediato numa atmosfera de inquietação: “Os mistérios da noite me causam arrepios” estabelece o tom — não o fascínio romântico da noite, mas a sua vertente moralmente ambígua, onde o desejo e a transgressão coexistem com a queda e a revelação. O texto trabalha bem essa ambivalência, movendo-se entre o voyeurismo quase espectral (“minha alma flutua / para espreitar amantes noturnos”) e a denúncia de hipocrisias sociais (“até os que pregam virtudes e castidades / livram-se delas tornando-se nus”). Há aqui um jogo interessante entre o eu que observa e o mundo observado: o sujeito poético não participa, mas também não é neutro; é uma sombra que testemunha, e esse testemunho transforma-se em desconforto, depois em horror. A repetição de espaços — “quartos, camas, celas e celas” — cria um efeito de clausura, reforçando a ideia de que a noite é um território fechado, onde as máscaras caem e os limites se dissolvem. A duplicação de “celas” pode ser lida como ênfase, mas também como um pequeno tropeço rítmico; ainda assim, a imagem funciona, porque liga o erótico ao penitenciário, o prazer ao castigo. O poema ganha força quando abandona o inventário dos lugares e se concentra na metamorfose do eu: “nestes momentos / que me transporto, saio de mim”. Esta saída de si é o ponto mais interessante do texto, porque sugere que o horror não vem apenas do que é visto, mas da própria dissolução da identidade perante o que se revela. A secção final, onde a transgressão se torna profanação (“profanam até imagens santas”), intensifica o tom, mas corre o risco de cair no excesso. Ainda assim, a imagem é coerente com o universo simbólico do poema: a noite como espaço onde o sagrado é violado e onde a moralidade diurna se desfaz. O último movimento — “meus arrepios se transformam em horrores” — fecha o arco emocional com clareza, embora pudesse beneficiar de maior contenção verbal para evitar o didatismo. No conjunto, é um poema que vive da tensão entre o oculto e o revelado, entre o desejo e a queda, entre a sombra que observa e o mundo que se desnuda. A força está na atmosfera e na denúncia das máscaras; a fragilidade, por vezes, na redundância e na explicitação excessiva. Mas o tom é consistente, e a imagem da alma que vagueia como sombra é a mais duradoura do texto.
Criado em: Hoje 7:42:32
|
|
|
|
||