170. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Antonio Logrado Caeiro. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Antonio Logrado Caeiro.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. -Por que não me amas? Pergunta-me um a voz ausente. Teu egoísmo é que te engana. Diz-me isso, o que chamam de presente. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=5658 © Luso-Poemas O poema abre com uma pergunta direta — “Por que não me amas?” — que funciona como detonador emocional e como eixo dramático. A ausência de pontuação forte após a interrogação cria uma suspensão que prolonga a dúvida, como se a própria pergunta ecoasse num espaço vazio. A seguir, “Pergunta-me uma voz ausente” desloca o foco: a voz não é a do eu lírico, mas uma entidade que interpela, e essa ausência dá ao verso uma qualidade espectral, quase metafísica. A construção é eficaz porque introduz imediatamente uma tensão entre presença e ausência, desejo e impossibilidade, diálogo e monólogo. O segundo dístico — “Teu egoísmo é que te engana. / Diz-me isso, o que chamam de presente.” — introduz uma resposta que não é propriamente resposta, mas uma acusação. A frase “Teu egoísmo é que te engana” tem uma dureza sintática que contrasta com a fragilidade implícita da pergunta inicial. O pronome “teu” desloca a culpa para o outro, mas o verbo “engana” sugere que o erro é interno, não moral, quase como se o sujeito estivesse preso numa ilusão autoimposta. Há aqui uma ambiguidade interessante: o egoísmo pode ser real ou pode ser apenas uma projeção da voz ausente, o que abre espaço para leituras psicológicas mais densas. O verso final — “Diz-me isso, o que chamam de presente.” — é o mais forte do poema. A expressão “o que chamam de presente” introduz uma ironia amarga: o presente não é vivido como tempo real, mas como algo nomeado por outros, quase imposto. O eu lírico parece deslocado do próprio tempo, como se estivesse a ouvir uma sentença que não lhe pertence. A estrutura sintática é deliberadamente ligeira, mas o efeito é pesado: o presente é um lugar onde a acusação se repete, onde a ausência fala mais alto do que a presença. Formalmente, o poema é conciso, mas não minimalista; há densidade suficiente para criar tensão e ambiguidade. A métrica é irregular, mas isso serve o tom interrogativo e fragmentado. A rima entre “engana” e “presente” não existe, mas há uma aproximação sonora entre “amas” e “engana” que cria um eco interno subtil. A pontuação é funcional, sem excessos, e a quebra de versos reforça a alternância entre pergunta e resposta, entre o eu e a voz ausente. O único ponto que poderia ser afinado é a expressão “um a voz ausente”, que parece conter um deslize tipográfico — “uma voz ausente” seria a forma correta. Se o erro é intencional, como marca de hesitação ou de oralidade quebrada, pode manter-se; caso contrário, a correção reforça a fluidez. No conjunto, é um poema breve mas incisivo, que trabalha bem a dialética entre ausência e acusação, entre desejo e desfasamento temporal. A força está na contenção: diz pouco, mas deixa muito a ressoar.
Criado em: Hoje 10:41:40
|
|
|
|
||