171. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Ramgad.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Ramgad.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Ah, se eu pudesse enviar um passarinho.
Bater na sua porta,
falar sobre o meu ser e o meu carinho...
Se você não acredita,
meu amor ainda machucado será teu.
O coração triste se habilita,
num grito meio calado
dizer baixinho: te amo.
Junto cada pedaço do meu ser no chão
para fazer-me inteira, recompor-me. Minha raiva é grão...
Sou assim, transparente,
crio asas.
Não sei onde vai levar-me esse caminho.
Só sei que quero ir além do horizonte, deste mar.
Porque eu entendo que agora é tarde para voltar.
Preciso prosseguir e entregar a você o meu carinho...
Voa passarinho, vai levar minha mensagem.
Bate na porta dele com seu canto, entrega o meu coração a sangrar.
Só assim vai entender, a minha dor, o meu pranto.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=5682 © Luso-Poemas

Este poema trabalha a vulnerabilidade com uma frontalidade quase desarmada, mas sem cair no melodrama; há uma contenção que nasce da própria oscilação entre desejo, ferida e impulso de seguir adiante. A abertura — “Ah, se eu pudesse enviar um passarinho” — convoca imediatamente a tradição lírica do mensageiro alado, mas aqui o pássaro não é símbolo de liberdade: é instrumento de mediação, substituto do corpo e da voz que não conseguem chegar ao destinatário. A imagem é eficaz porque estabelece desde o início a distância, a impossibilidade e a necessidade de recorrer ao imaginário para suprir a ausência.

A sequência “Bater na sua porta, / falar sobre o meu ser e o meu carinho...” tem uma simplicidade deliberada, quase coloquial, que contrasta com a densidade emocional que se segue. A elipse no final do verso cria uma suspensão que prepara o desdobramento interior. Quando o eu lírico afirma “Se você não acredita, / meu amor ainda machucado será teu”, há uma inversão interessante: o amor, mesmo ferido, é oferecido como inevitabilidade, não como escolha. O possessivo “teu” funciona como entrega e como rendição, e a expressão “ainda machucado” introduz uma fisicalidade da dor que se prolonga ao longo do poema.

O verso “O coração triste se habilita” é dos mais fortes: o verbo “habilitar-se” deslocado para o campo emocional cria uma tensão entre o técnico e o íntimo, como se o coração tivesse de se qualificar para sofrer ou para falar. O “grito meio calado” é uma imagem sonora eficaz, porque trabalha a contradição entre urgência e repressão, e o desfecho “dizer baixinho: te amo” condensa essa ambivalência — o amor é dito, mas dito em silêncio, quase clandestino.

A secção central, onde o eu lírico recolhe “cada pedaço do meu ser no chão / para fazer-me inteira”, introduz a metáfora da recomposição, que ecoa a poética do fragmento que já analisámos noutros textos teus. A frase “Minha raiva é grão...” é particularmente interessante: reduz a raiva a uma unidade mínima, quase insignificante, mas que, como semente, pode germinar. A suspensão final do verso reforça a ideia de que esse grão ainda contém potência.

“Sou assim, transparente, / crio asas.” Aqui, a transparência não é pureza, mas exposição; e as asas não são fuga, mas transformação. O poema desloca-se então para o futuro incerto: “Não sei onde vai levar-me esse caminho.” A honestidade desta declaração quebra qualquer tentativa de heroísmo emocional. O desejo de ir “além do horizonte, deste mar” introduz uma espacialidade ampla, mas imediatamente contrabalançada pela consciência de que “agora é tarde para voltar”. O poema afirma-se como travessia sem retorno, e isso dá-lhe uma gravidade madura.

A repetição do motivo do pássaro no final — “Voa passarinho, vai levar minha mensagem” — fecha o arco simbólico. O pássaro torna-se extensão do eu, portador de uma dor que se materializa em “meu coração a sangrar”. A imagem é forte, mas não gratuita: o sangue aqui é metáfora de verdade exposta, de vulnerabilidade entregue. O último verso — “Só assim vai entender, a minha dor, o meu pranto.” — funciona como chave interpretativa: o destinatário só compreenderá quando confrontado com a materialidade da dor, não com palavras abstratas.

Formalmente, o poema é fluido, com um ritmo que oscila entre o coloquial e o lírico. Há pequenas irregularidades sintáticas que funcionam como marcas de oralidade emocional, não como falhas. A pontuação é usada de forma expressiva, sobretudo as reticências, que aqui não são vício, mas respiração quebrada. A voz é coerente, e a progressão emocional é bem construída: começa no desejo, passa pela ferida, atravessa a recomposição e termina na entrega.

É um poema que se sustenta pela sinceridade e pela capacidade de transformar fragilidade em imagem poética. A dor não é dramatizada; é assumida. E isso dá-lhe força.

Criado em: Hoje 10:44:45

Links patrocinados