172. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - juvepp. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de juvepp.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. O Poema O poema nasceu ali Na ponta da minha mão Um icebergue de emoção Mergulhado na razão Grata criação! Meu amor Em construção Por mim vivido Por mim sentido Por mim recriado Alma minha congénita Sentimento e razão discordante fusão Eu e tu, gémeos Nados em diapasão! O poema nasceu ali Na ponta da minha mão Nado para além da emoção O Poema O poema nasceu ali Na ponta da minha mão Um icebergue de emoção Mergulhado na razão Grata criação! Meu amor Em construção Por mim vivido Por mim sentido Por mim recriado Alma minha congénita Sentimento e razão discordante fusão Eu e tu, gémeos Nados em diapasão! O poema nasceu ali Na ponta da minha mão Nado para além da emoção Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=5701 © Luso-Poemas O poema afirma-se desde o primeiro verso como acto de nascimento, e esse nascimento é localizado, táctil, quase corporal: “O poema nasceu ali / Na ponta da minha mão”. Esta imagem é poderosa porque devolve a escrita ao corpo, ao gesto físico, ao instante em que a palavra emerge antes de ser palavra. A mão é origem, mas também fronteira — é o lugar onde o interior se torna exterior. A seguir, a metáfora do “icebergue de emoção / mergulhado na razão” estabelece a tensão fundamental do texto: emoção como massa oculta, razão como superfície que a contém. O icebergue é uma imagem feliz porque sugere profundidade invisível, densidade submersa, e ao mesmo tempo frieza, rigidez, estrutura. A razão, aqui, não anula a emoção; apenas a envolve, como mar que sustém e esconde. “Grata criação!” funciona como exclamação de espanto e reconhecimento. Há gratidão pelo acto criativo, mas também uma consciência de que o poema não é totalmente controlado — nasce, acontece, surpreende. A seguir, “Meu amor / Em construção” desloca o foco da criação poética para a criação afectiva, sugerindo que ambas são simultâneas e interdependentes. O amor é obra, é processo, é arquitectura emocional em curso. A tripla anáfora “Por mim vivido / Por mim sentido / Por mim recriado” reforça a ideia de autoria total, mas também de circularidade: o eu vive, sente e recria, num movimento contínuo de reelaboração da própria experiência. A expressão “Alma minha congénita” é um dos pontos mais interessantes do poema. A alma é congénita, não adquirida; nasce com o sujeito, mas o poema sugere que essa alma é também o próprio texto, como se o poema fosse uma extensão genética do eu. A seguir, “Sentimento e razão / discordante fusão” retoma a tensão inicial entre emoção e racionalidade, mas agora como fusão, ainda que discordante. A discordância não é falha: é motor. A poesia nasce precisamente dessa fricção. O verso “Eu e tu, gémeos / Nados em diapasão!” é forte porque introduz o outro — seja ele o poema, o amor, ou o destinatário — como gémeo, como entidade nascida no mesmo tom, na mesma vibração. O “diapasão” é uma escolha feliz: remete para afinação, para frequência, para harmonia possível apesar da discordância anterior. A repetição da estrofe inicial no final — “O poema nasceu ali / Na ponta da minha mão” — cria um efeito de circularidade que reforça a ideia de que o poema é processo contínuo, não evento isolado. Mas a variação final — “Nado para além da emoção” — introduz uma deslocação importante. O poema, que antes era icebergue mergulhado na razão, agora nada, move-se, atravessa, ultrapassa a emoção. Há aqui uma evolução: o poema deixa de ser massa submersa e torna-se movimento, travessia, impulso. A troca de “mergulhado” por “nado” é subtil mas decisiva: o poema já não está preso ao mar da razão; agora desloca-se nele. Formalmente, o texto é coeso, com repetições estruturais que funcionam como refrão e como espelho. A métrica é livre, mas há uma cadência interna marcada por pausas curtas e versos breves que dão ao poema uma musicalidade discreta, quase de mantra. A rima é ocasional e não forçada, o que preserva a naturalidade da voz. A duplicação integral do poema no final parece resultar de um erro de cópia, não de intenção poética; mas mesmo assim, a repetição não prejudica a leitura — apenas reforça a circularidade já presente no próprio texto. No conjunto, é um poema que se afirma pela clareza simbólica e pela capacidade de transformar o acto de escrever numa metáfora do próprio existir. A fusão entre criação, amor e identidade é bem conseguida, e a circularidade final dá-lhe uma estrutura fechada mas não estática — o poema nasce, renasce e continua a nadar.
Criado em: Hoje 10:48:52
|
|
|
|
||