239. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Ivan Nux. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Ivan Nux.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Não me amedrontam as balas perdidas O meu medo é dispará-las Já não basta acabar com a violência É necessário transformá-la em amor Não me decepcionam os maus políticos Minha decepção é elegê-los Pois não basta dizimar a corrupção É preciso transformá-la em honestidade Não me apavora a poluição do mundo Meu pavor é alimentá-la Então, não basta sumir com a fumaça É fundamental transformá-la em brisa Não me entristece a ganância do homem A minha tristeza é possuí-la E digo que não basta destruir a ambição É vital transformá-la em solidariedade Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=9160 © Luso-Poemas O poema trabalha uma lógica de inversão moral que é o seu maior mérito: não é o mundo que assusta, mas a participação do sujeito naquilo que o mundo produz de pior. Cada estrofe segue o mesmo mecanismo — bala, político, poluição, ganância — mas o foco desloca-se sempre do fenómeno externo para a responsabilidade íntima. Essa repetição não é apenas formal; cria um efeito de martelo, insistindo na ideia de que o verdadeiro perigo não está no que existe, mas no que o sujeito contribui para perpetuar. A estrutura paralelística é eficaz, mas também previsível, e isso retira alguma tensão ao poema, porque o leitor rapidamente antecipa o movimento: “não me X… o meu X é Y”. Ainda assim, a previsibilidade funciona como recurso retórico, reforçando a ideia de que todos os males sociais têm uma raiz comum: a participação humana. Há uma dimensão ética clara, quase pedagógica, que aproxima o poema de uma reflexão moral mais do que de uma expressão lírica. A transformação — violência em amor, corrupção em honestidade, fumaça em brisa, ambição em solidariedade — é apresentada como solução, mas a simplicidade dessas conversões enfraquece a densidade poética. São binómios demasiado puros, quase ingénuos, que poderiam ganhar força se fossem trabalhados com mais ambiguidade ou conflito interno. A poesia cresce quando a transformação é difícil, não quando é apenas declarada. Ritmaticamente, o poema é limpo, direto, sem excessos. A repetição inicial de cada estrofe cria musicalidade, mas também uma sensação de fórmula. O verso mais forte é “A minha tristeza é possuí-la”, porque aqui o sujeito admite que a ganância não é apenas um fenómeno externo, mas algo que o habita — e esse reconhecimento é mais profundo do que os restantes, onde o eu aparece sobretudo como agente moral que deve corrigir o mundo. Neste ponto, há verdadeira fricção interior. O texto funciona como manifesto ético, mas poderia ganhar maior densidade simbólica se explorasse imagens menos abstratas e mais concretas. A violência, a corrupção, a poluição e a ganância são temas vastos; quando tratados apenas como conceitos, tornam-se demasiado genéricos. O poema tem força na sua intenção, mas falta-lhe um pouco de carne poética — imagens, metáforas, detalhes sensoriais que tornem a reflexão mais encarnada.
Criado em: Hoje 16:55:24
|
|
|
|
||