254. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Saramar.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Saramar.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Tanto amor guardado
pronto para nascer
e eu sem palavras
para o descrever.
Tanta dor em guarda
pronta para doer
e eu sem palavra
para a conter.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=9841 © Luso-Poemas

Este poema é de uma contenção que o torna mais forte do que parece à primeira leitura. Há nele uma espécie de respiração suspensa, como se cada verso estivesse à beira de dizer mais do que diz, e essa contenção cria tensão. O paralelismo entre “tanto amor guardado” e “tanta dor em guarda” é o gesto mais eficaz do texto: duas forças opostas, ambas prestes a nascer, ambas prestes a ferir, ambas sem palavra suficiente para serem contidas. Essa duplicidade dá ao poema uma profundidade que não depende de ornamento, apenas da estrutura interna que o autor escolheu.

A simplicidade dos versos funciona a favor do poema, mas também revela uma fragilidade: a repetição de “e eu sem palavras” e “e eu sem palavra” cria um eco interessante, embora a variação mínima entre os dois possa parecer mais descuido do que intenção. Ainda assim, a ideia de que tanto o amor como a dor excedem a linguagem é bem conseguida, e o poema vive dessa incapacidade de nomear o que transborda. Há uma musicalidade discreta, quase de oração íntima, que nasce da brevidade dos versos e da forma como cada linha parece conter mais do que diz.

O texto não tenta ser grandioso, e isso é a sua força. Mas talvez lhe falte um pequeno desvio, uma imagem inesperada, algo que rasgue a superfície e dê ao leitor uma entrada mais concreta no que está a ser sentido. A emoção está lá, clara, mas ainda demasiado abstracta. O poema funciona como um esboço emocional muito honesto, mas que poderia ganhar densidade se arriscasse uma imagem mais singular, algo que tornasse esse amor e essa dor menos universais e mais próprios.

Criado em: Hoje 21:01:16

Links patrocinados