257. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Milla Pereira.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Milla Pereira.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

E AGORA!?

E agora...
Com o coração vazio deste Amor
As mãos carentes de sentir as suas...
Em meio a mil noites, geladas e sem lua
Eu me agarro ainda ao que resta desta dor!

E agora?!
Na expressão maior de um sentimento
Na louca saudade do sabor de seu beijo,
Na carência que incita este desejo
De estar com você colada, nesse momento!

E agora... Amor!?
Nas batidas fortes de meu coração
Eu posso sentir o seu toque, seu cheiro,
Invadindo a minha vida por inteiro,
Sem a menor chance de olvidar esta Paixão!

E... agora?
O que fazer com o meu corpo em choque,
Que não mais sente o calor do seu?
Por baixo ou por cima, aquecendo o meu,
Que se inflama e clama por seu toque!?

Então... e agora?
Juro, eu não sei o que pode acontecer...
Mas não me deixe só, com minha solidão.
Venha viver nossos momentos de Paixão,
Para que eu consiga, ao menos, sobreviver!...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=9990 © Luso-Poemas

O poema organiza-se em estrofes curtas, cada uma marcada por uma interrogação insistente que funciona como eixo rítmico e emocional. O refrão “E agora?” — variado por pequenas inflexões (“E agora…”, “E agora?!”, “E… agora?”, “Então… e agora?”) — cria uma pulsação interna que sustenta o texto e lhe dá unidade. Essa repetição não é mero artifício: é o mecanismo que traduz a hesitação, o desamparo e a necessidade de resposta que nunca chega. A estrutura é, portanto, coerente com o tema — a ausência, o corpo em choque, a memória sensorial que persiste apesar da distância.

Há um uso claro de imagens sensoriais: mãos carentes, noites geladas, o sabor do beijo, o toque, o cheiro, o corpo que já não sente calor. O poema trabalha sobretudo com sensações físicas para expressar o emocional, o que lhe confere uma força imediata. A dor não é abstrata; é táctil, térmica, olfativa. Essa escolha estilística aproxima o leitor da experiência do eu lírico, que vive a saudade como uma espécie de choque corporal. A expressão “por baixo ou por cima, aquecendo o meu” é uma das poucas que roça uma ambiguidade mais intensa, mas mantém-se dentro do campo metafórico do calor e da ausência, sem ultrapassar o limite do que é permitido num poema de paixão — funciona como imagem de proximidade, não como descrição explícita.

A métrica é livre, mas há uma cadência perceptível, sobretudo nas estrofes centrais, onde o encadeamento de versos com vírgulas cria um fluxo contínuo, quase ofegante. Essa respiração acelerada reforça o estado emocional do sujeito poético. A pontuação é expressiva e, por vezes, excessiva — os múltiplos pontos de interrogação e reticências poderiam ser usados com maior contenção para evitar redundância, mas não prejudicam a leitura; apenas intensificam o tom dramático. O uso de maiúsculas em “Amor” e “Paixão” é coerente com a tradição lírica que personifica sentimentos, elevando-os a entidades quase míticas.

Há também um equilíbrio entre o desespero e a súplica: o poema não se limita à dor, mas avança para o pedido final — “não me deixe só, com minha solidão”. Este fecho é eficaz porque desloca o foco da memória para o desejo de continuidade, transformando a saudade em apelo. A última quadra é, talvez, a mais forte, porque abandona a repetição e assume uma voz mais direta, mais vulnerável, menos construída. É aí que o poema respira verdadeiramente.

Em termos de fragilidades, há algumas rimas previsíveis (“coração / Paixão”, “desejo / beijo”), mas elas não comprometem o conjunto, porque o poema não depende da rima para funcionar. O essencial está na musicalidade interna e na repetição estrutural. A coerência temática mantém-se do início ao fim, sem desvios, e a progressão emocional é clara: da perplexidade inicial ao clamor final por sobrevivência.

No conjunto, o poema é sólido, emotivo, bem ritmado e eficaz na construção de uma atmosfera de ausência apaixonada. A repetição funciona como espinha dorsal, e as imagens sensoriais sustentam a intensidade sem cair no exagero melodramático. É um texto que se lê com fluidez e que transmite, de forma honesta, a inquietação de quem ama e teme o vazio.

Criado em: Hoje 20:53:43

Links patrocinados