259. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - JotaPê. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de JotaPê.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Aqui vou imaginando o que estarás a pensar aqui vou esperando deixando o tempo passar Queria tanto que soubesses o que estou a sentir chegar-te de algum modo mas vejo-te a fugir Assim, aqui vou ficando cego por este fumo aqui vou caminhando perdido e sem um rumo Queria tanto que soubesses o que estou a sentir chegar-te de algum modo não mais irei desistir Aqui vou sonhando que te tenho a meu lado aqui vou recordando alguns momentos do passado. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=10116 © Luso-Poemas Este poema organiza-se numa estrutura circular, sustentada pela repetição anafórica de “Aqui vou…”, que funciona como o eixo rítmico e emocional do texto. Essa repetição não é apenas formal: traduz a estagnação do sujeito poético, preso num espaço mental onde imaginação, espera, sonho e memória se confundem. O “aqui” não é geográfico; é psicológico — um lugar de suspensão, de hesitação, de tentativa de aproximação que nunca se concretiza. A cadência dos versos curtos reforça essa sensação de passos pequenos, quase tímidos, que avançam sem nunca chegar ao destino. A primeira quadra estabelece o tom: o eu lírico imagina e espera, deixando o tempo passar. A simplicidade lexical é deliberada, criando uma atmosfera de quietude e de vulnerabilidade. Não há ornamento, não há metáfora exuberante; há apenas o peso da espera. A segunda quadra introduz o desejo de comunicação — “Queria tanto que soubesses / o que estou a sentir” — que é o centro emocional do poema. A imagem de “chegar-te de algum modo” é eficaz pela sua indefinição: não se sabe se o gesto é físico, emocional, espiritual, ou apenas verbal. A fuga da outra figura (“mas vejo-te a fugir”) cria o primeiro contraste, dando ao poema uma tensão discreta mas constante. A terceira quadra retoma a anáfora inicial, mas agora com imagens mais densas: “cego por este fumo”, “perdido e sem um rumo”. O fumo é uma metáfora interessante — não é dramática, mas sugere confusão, opacidade, falta de clareza. O poema mantém-se fiel ao seu tom: não há explosões de dor, apenas uma névoa emocional que impede o sujeito de ver o caminho. A repetição da quadra anterior, com ligeira variação (“não mais irei desistir”), funciona como reforço da determinação, equilibrando a fragilidade com uma promessa de persistência. É uma escolha inteligente: o poema não se limita à lamentação, mas introduz um movimento interno, ainda que subtil. A última quadra fecha o ciclo com duas ações complementares: sonhar e recordar. O sonho projeta o desejo para o futuro; a recordação puxa-o para o passado. O poema termina, assim, num ponto intermédio entre o que foi e o que se deseja que seja, sem resolução. Essa ausência de conclusão é coerente com o tema: o sujeito continua “aqui”, preso entre memória e esperança, sem resposta da figura amada. O fecho é suave, melancólico, e mantém a coerência tonal do conjunto. Formalmente, o poema é simples, mas eficaz. A métrica é livre, os versos curtos criam uma musicalidade discreta, e a repetição funciona como estrutura e como respiração. Não há excessos de pontuação, o que contribui para a fluidez. A linguagem é acessível, mas não banal; a força do texto está na sinceridade e na contenção. A única fragilidade — mínima — é a repetição literal de uma quadra, que poderia ser ligeiramente variada para evitar redundância, mas a escolha não compromete o efeito geral, porque reforça a insistência emocional do sujeito. No conjunto, é um poema honesto, equilibrado, coerente e bem ritmado. Trabalha a espera e a saudade com delicadeza, sem dramatismos artificiais, e mantém uma unidade temática e formal que lhe dá consistência. A voz poética é clara, humana, e transmite com autenticidade o estado de suspensão afetiva que o texto pretende explorar.
Criado em: Hoje 21:01:25
|
|
|
|
||