278. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - poecida. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de poecida.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. eu desço seguro o degrau passo a passo caminho descendente talvez a caminho de nada com os olhos postos no seguinte degrau, passo a passo, passo a passo não corro, para não me estatelar e magoar para não soltar ais e uis e rebolar até ao fim eu desço de novo o degrau passo a passo caminho descendente talvez a caminho de nada com os olhos postos no seguinte degrau, passo a passo, passo a passo não corro, para não me estatelar e magoar para não soltar ais e uis e rebolar até ao fim eu desço . .... ....... .......... ............. ................ ................... ...................... ......................... ............................ ............................... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=11115 © Luso-Poemas A primeira leitura observa que o poema constrói uma descida ritualizada, quase litúrgica, através da repetição insistente de “eu / desço”. Essa verticalidade não é apenas espacial: é psicológica, uma espécie de regressão controlada. A estrutura fragmentada dos primeiros versos — palavras isoladas, quase degraus tipográficos — cria uma coreografia visual que reforça o tema. No entanto, essa fragmentação inicial perde força quando o poema se repete integralmente, como se a segunda descida não acrescentasse nova camada simbólica. A repetição literal pode sugerir circularidade, mas aqui aproxima-se mais de redundância do que de aprofundamento. O final, com a série de pontos que se alongam até ao quase desaparecimento, tenta representar a queda ou o prolongamento infinito da descida, mas corre o risco de se tornar um efeito gráfico mais do que poético, porque não encontra contraponto verbal que lhe dê densidade. A segunda crítica incide na psicologia do movimento. O sujeito poético desce com cuidado, passo a passo, evitando a queda, evitando o estatelar, evitando o “ais e uis”. Há uma consciência do perigo, mas também uma recusa da velocidade, como se o poema fosse uma metáfora da vida vivida com prudência excessiva. O problema é que essa prudência não se transforma em conflito: o poema descreve, mas não tensiona. A frase “talvez a caminho de nada” é forte, mas não é explorada; fica como uma hipótese abandonada. A repetição integral da estrofe reforça a ideia de estagnação, mas não a aprofunda. O final, com a multiplicação de pontos, sugere dissolução, mas não oferece uma conclusão emocional ou conceptual que permita ao leitor compreender o sentido dessa descida. O poema permanece num limbo entre o literal e o simbólico, sem escolher plenamente nenhum dos dois. A terceira leitura aborda o ritmo e a forma. A disposição vertical dos primeiros versos cria um efeito visual interessante, mas também previsível: é um recurso comum para representar movimento descendente. O ritmo é marcado por pausas constantes, quase como se o poema respirasse entre cada palavra, mas essa respiração não evolui. A repetição da mesma sequência de versos, sem variação sintática ou sonora, quebra a musicalidade interna, porque não introduz surpresa. O verso “degrau, passo a passo, passo a passo” tenta criar cadência, mas a duplicação não acrescenta musicalidade, apenas reforça a literalidade do gesto. O fecho gráfico, com a linha de pontos a aumentar, funciona como um fade-out visual, mas não como clímax rítmico. Falta-lhe uma inflexão, uma quebra de padrão que permita ao poema ganhar força sonora. A quarta crítica centra-se no plano simbólico. A descida pode ser lida como metáfora de introspeção, de perda, de regressão, de abandono, mas o poema não oferece pistas suficientes para escolher uma leitura. A ausência de elementos simbólicos secundários — luz, sombra, profundidade, memória, corpo — deixa a metáfora demasiado isolada. O verso “talvez a caminho de nada” é o mais promissor, porque abre a possibilidade de uma reflexão existencial, mas o poema não a desenvolve. A repetição integral da estrofe reforça a ideia de que o sujeito está preso num ciclo, mas não lhe dá significado. O final, com a dissolução gráfica, poderia sugerir apagamento, mas falta-lhe uma imagem verbal que o sustente. O poema tem uma boa base simbólica, mas não a expande; permanece numa superfície conceptual que não chega a transformar a descida em experiência metafórica plena.
Criado em: Hoje 19:42:06
|
|
|
|
||