285. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Angela Maria. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Angela Maria.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Uma flor...Seria flor do campo. Um planeta...Seria a lua. Um instrumento...O violino, Uma canção...A nossa. Se eu fosse...Um doce... Seria diet. Um perfume... Seria Poison! Se eu fosse tempero... Eu seria uma pitada de sal. Se eu fosse...Tua direção, Perderia meu rumo! Se eu fosse...Um relógio... Pararia de funcionar, Quando estivesse nos teus braços. Se eu fosse cega... Você seria meu guia! Se eu fosse... Uma taça de cristal, Você seria meu vinho tinto. Se eu fosse...Uma coleção de pedras, Seria de pedras preciosas. Se eu fosse...Um martelo... Bateria muito na saudade! Se eu fosse...Um animal... Escolheria ser uma gata. Se eu fosse...Um elemento... Seria o vento...Para te tocar com carinho! Se eu fosse... Um sabor... Seria de chocolate. Se eu fosse...Um instante qualquer... Não ficaria nos teus pensamentos. Ah!..Se eu fosse um pouco de tudo, Seria a curva irônica do destino! Se eu fosse...Um soluço... Você seria minha ultima ilusão... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=11487 © Luso-Poemas O poema constrói-se sobre uma sucessão de hipóteses identitárias, todas introduzidas pela fórmula “Se eu fosse…”, que funciona como eixo estrutural e rítmico. Esta repetição cria uma cadência quase litânica, mas também expõe um risco: a monotonia sintática. Contudo, o texto evita esse desgaste ao variar semanticamente os elementos — flor, planeta, instrumento, doce, perfume, tempero, direção, relógio, cegueira, taça, pedras, martelo, animal, elemento, sabor, instante, soluço — produzindo uma enumeração que se aproxima da técnica do catálogo poético. A estratégia é eficaz porque cada imagem tenta estabelecer uma relação afetiva com o “tu”, ainda que nem sempre com igual força simbólica. A construção imagética oscila entre o simples e o eficaz (“Seria flor do campo”, “Seria a lua”), e o mais previsível (“Seria de chocolate”), revelando uma tensão entre espontaneidade e lugares-comuns. Há momentos de maior densidade metafórica, como “Se eu fosse…Uma taça de cristal, / Você seria meu vinho tinto”, onde a fusão entre fragilidade e intensidade cria uma imagem mais trabalhada. Também se destaca “Se eu fosse…Um relógio… / Pararia de funcionar, / Quando estivesse nos teus braços”, que introduz uma suspensão temporal coerente com a lógica do desejo. Já “Se eu fosse…Um martelo… / Bateria muito na saudade!” apresenta uma metáfora mais brusca, quase dissonante, que quebra o tom suave predominante — o que pode ser lido como intenção expressiva ou como descontinuidade estilística. Do ponto de vista gramatical, o texto mantém correção geral, embora haja pequenas inconsistências de pontuação e de uniformidade estrutural. A alternância entre versos com e sem reticências, e o uso repetido de reticências após “Se eu fosse…” cria um efeito de hesitação que pode ser interpretado como recurso estilístico, mas também como irregularidade formal. A frase “Se eu fosse…Um doce… / Seria diet.” introduz um elemento humorístico que destoa do tom lírico, podendo quebrar a unidade emocional do poema. O mesmo ocorre com “Escolheria ser uma gata”, cuja literalidade reduz a força metafórica em comparação com imagens mais elaboradas. Já o fecho — “Ah!..Se eu fosse um pouco de tudo, / Seria a curva irônica do destino!” — tenta elevar o texto a uma síntese mais filosófica, embora a expressão “curva irônica do destino” seja vaga e não totalmente sustentada pelas imagens anteriores. Em termos de ritmo, o poema é marcado por versos curtos, de leitura rápida, que favorecem a fluidez mas reduzem a profundidade reflexiva. A ausência de uma progressão emocional clara — as imagens não evoluem, apenas se acumulam — faz com que o texto dependa sobretudo da musicalidade e da repetição para manter coesão. Ainda assim, há uma coerência temática: todas as hipóteses identitárias convergem para a relação com o outro, seja por desejo, dependência, perda ou idealização. O último verso — “Você seria minha última ilusão...” — encerra o poema com uma nota melancólica que contrasta com a leveza inicial. Esta mudança tonal é interessante, mas poderia ser mais preparada ao longo do texto para evitar a sensação de brusquidão. No conjunto, o poema apresenta uma sensibilidade imagética evidente, embora por vezes recorra a soluções fáceis; mantém correção linguística, apesar de pequenas irregularidades formais; e revela uma intenção lírica clara, ainda que beneficiaria de maior unidade simbólica e de uma progressão emocional mais definida.
Criado em: Hoje 20:20:58
|
|
|
|
||