299. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - josé antonio. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de josé antonio.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. REUNO EM MIM SONHARES, TÃO ANTIGOS QUE OS CONFUNDO JÁ, COM ESSES MEUS FRUSTRADOS AMARES, DOS LUGARES ONDE MINHA ALMA PASSEOU,AQUI,LÁ. SINTO EM MIM PLANÍCIES TÃO ÁRIDAS DE VIDA VERDADEIRAS O SÃO NO SENTIR MAIS PROFUNDO, QUE POR VEZES ESTOU CANSADO DA CORRIDA DOS SONHARES FRUSTRADOS DESTE MUNDO. VOU AO BAÚ MAIS ANTIGO BUSCAR MEMÓRIAS, SINTO O TEMPO PERDIDO E IDO, AO LONGO DE MUITAS HISTÓRIAS, COM SABORES DE FEL EM TEMPO PERDIDO... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=12249 © Luso-Poemas O poema organiza-se em torno de uma reflexão sobre o desgaste emocional provocado pela acumulação de sonhos antigos e memórias que se tornaram pesadas. A abertura, com “REUNO EM MIM SONHARES, / TÃO ANTIGOS QUE OS CONFUNDO JÁ”, estabelece de imediato um sujeito poético saturado de passado, incapaz de distinguir entre o que desejou e o que sofreu. A escolha de maiúsculas para todo o texto cria um efeito de declamação intensa, mas também retira nuances rítmicas que poderiam emergir da variação gráfica. A expressão “FRUSTRADOS AMARES” funciona como contraponto aos “SONHARES”, mas a proximidade fonética entre “sonhares” e “amares” pode gerar uma ligeira redundância sonora, ainda que coerente com o campo semântico da nostalgia e da perda. A construção “DOS LUGARES ONDE MINHA ALMA PASSEOU,AQUI,LÁ.” apresenta um problema de pontuação: a ausência de espaço após a vírgula quebra a fluidez, e a enumeração “aqui, lá” poderia beneficiar de maior desenvolvimento para evitar uma sensação de brusquidão. A segunda estrofe aprofunda a sensação de aridez emocional, com “PLANÍCIES TÃO ÁRIDAS DE VIDA”, imagem eficaz que traduz a secura interior. A afirmação “VERDADEIRAS O SÃO NO SENTIR MAIS PROFUNDO” procura reforçar a autenticidade dessa experiência, mas a inversão sintática torna o verso ligeiramente rígido. A confissão de cansaço — “QUE POR VEZES ESTOU CANSADO DA CORRIDA / DOS SONHARES FRUSTRADOS DESTE MUNDO” — retoma a ideia de desgaste, embora a repetição de “sonhares frustrados” reduza a força expressiva por reaproveitar a mesma fórmula da estrofe inicial. Ainda assim, a imagem da “corrida” é pertinente, sugerindo um movimento contínuo que contrasta com a aridez das planícies, criando uma tensão entre dinamismo e estagnação. A última estrofe introduz o gesto de abrir o “BAÚ MAIS ANTIGO”, metáfora clássica da memória, que funciona como eixo simbólico do poema. A expressão “SINTO O TEMPO PERDIDO E IDO” apresenta redundância semântica: “perdido” e “ido” comunicam ideias próximas, o que diminui a precisão do verso. A repetição de “TEMPO PERDIDO” no fecho reforça a circularidade temática, mas o uso de reticências e a presença de “...” seguida de “#” no final do texto sugerem uma interrupção abrupta ou um corte não totalmente integrado no ritmo poético. A expressão “COM SABORES DE FEL” é eficaz na transmissão de amargura, embora seja uma imagem recorrente na poesia de tonalidade melancólica; poderia ganhar maior singularidade com uma construção menos convencional. Do ponto de vista formal, o poema apresenta alguns deslizes de pontuação e espaçamento, sobretudo na primeira estrofe, e a utilização integral de maiúsculas retira subtileza ao ritmo. A sintaxe é globalmente correta, ainda que por vezes excessivamente rígida devido às inversões. O campo semântico é coerente, centrado na memória, na frustração e na aridez emocional, sem desvios temáticos. O estilo literário enquadra-se na lírica introspectiva de tonalidade elegíaca, com forte presença de imagens de desgaste, memória e perda, aproximando-se de uma poética confessional marcada pela repetição e pela circularidade emocional.
Criado em: Hoje 14:42:33
|
|
|
|
||