311. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Tânia.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Tânia.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Como as flores
Do meu jardim
Que desabrocham de mil cores
Eu te adoro e tu a mim!

Como o doce mar
Que bate na areia formosa
Eu quero-te abraçar
E sentir-me bem, maravilhosa!

Como o sonho que se desvanece
Tu partiste e não voltaste
Mas no meu coração ficaste
Apesar da amargura que não perece.

Como a noite que espera pelo dia
Eu espero pelo nosso reencontro
Para te dizer o que me agonia
E selarmos tudo num abraço longo!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=12843 © Luso-Poemas

O poema organiza-se em quatro estrofes que seguem uma estrutura comparativa recorrente, iniciada sempre por “Como…”, criando uma cadência paralelística que sustenta o tom lírico. Essa repetição funciona como eixo formal, mas também como mecanismo emocional que aproxima o texto de uma composição tradicional de amor, onde cada imagem procura reforçar a intensidade do sentimento. A primeira estrofe — “Como as flores / Do meu jardim / Que desabrocham de mil cores / Eu te adoro e tu a mim!” — apresenta uma metáfora simples, associando o desabrochar das flores ao afeto. A imagem é convencional e não se afasta de um campo semântico já muito explorado na poesia amorosa. A construção sintática é correta, embora o verso final, com a rima fácil “a mim”, aproxime o poema de uma musicalidade popular.

A segunda estrofe — “Como o doce mar / Que bate na areia formosa / Eu quero-te abraçar / E sentir-me bem, maravilhosa!” — mantém o paralelismo, mas introduz um problema de concordância semântica: “sentir-me bem, maravilhosa” pressupõe que o eu poético é feminino, o que pode ser intencional, mas cria uma oscilação que não é preparada pelo texto anterior. A imagem do mar que bate na areia é igualmente convencional, funcionando mais como cenário do que como metáfora desenvolvida. A rima entre “formosa” e “maravilhosa” reforça o tom leve, mas não acrescenta densidade poética.

A terceira estrofe — “Como o sonho que se desvanece / Tu partiste e não voltaste / Mas no meu coração ficaste / Apesar da amargura que não perece.” — introduz o primeiro contraste emocional significativo. A comparação com o sonho que se desfaz é eficaz, embora previsível. A construção “não perece” é correta, mas aproxima o verso de um registo ligeiramente arcaizante. A estrofe é mais sólida do ponto de vista sintático, mas mantém a tendência para rimas convencionais (“voltaste / ficaste”), que reforçam a musicalidade mas limitam a força imagética.

A última estrofe — “Como a noite que espera pelo dia / Eu espero pelo nosso reencontro / Para te dizer o que me agonia / E selarmos tudo num abraço longo!” — retoma o paralelismo inicial, agora com uma imagem temporal mais forte. A noite que espera pelo dia é uma metáfora clássica da esperança, mas não é trabalhada para além da sua função simbólica básica. O verso “o que me agonia” apresenta uma construção aceitável, embora “agonia” como substantivo abstrato não seja totalmente integrado no campo imagético anterior. O fecho com “abraço longo” é emocionalmente claro, mas permanece num plano literal que não amplia o significado do poema.

Do ponto de vista formal, o texto apresenta correção ortográfica e sintática, sem deslizes relevantes. O ritmo é marcado pela repetição estrutural e pela musicalidade simples das rimas, aproximando o poema de uma composição popular contemporânea. O campo semântico é coerente, centrado em comparações que procuram reforçar o afeto, mas permanece num plano decorativo, sem aprofundamento metafórico. A estrutura paralelística é eficaz, mas previsível, e não evolui para uma complexidade simbólica maior.

O estilo literário enquadra-se na lírica amorosa popular, marcada pela repetição comparativa, pela musicalidade acessível, pela construção de imagens simples e pela predominância de sentimentos expressos de forma direta.

Criado em: Hoje 7:14:27

Links patrocinados