312. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Ledalge. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Ledalge.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. " Os beijos que não tive por tolice, Por timidez o que sofrer não pude, E por pudor os versos que não disse!" (Olavo Bilac) ************************************************* Se pudesse abrir com adaga o peito, Arrancaria daqui, estes versos ocultados, E com eles, arderia em forte e intenso, Motivo maior, que permeia meu brado! Prossigo aquém das forças que tenho, Sabendo, que neste mundo sou limitado, Que perco e me convenço, sou ser efêmero, Que nasce e ao crescer é sepultado... Por timidez da vida, me rompi do rumo, Maior, que me foi dado em escolta, Não cuidei, por certo do meu próprio mundo... E acabo, por tecer minhas revoltas, Pois, quem neste pedaço de vida, Nunca quis suas reais respostas? Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=12828 © Luso-Poemas O poema constrói-se a partir de uma tensão entre interioridade dolorosa e consciência da própria limitação, articulando imagens fortes de ruptura e fragilidade. A abertura — “Se pudesse abrir com adaga o peito, / Arrancaria daqui, estes versos ocultados” — apresenta uma metáfora violenta que funciona como gesto de exposição extrema. A imagem da adaga é eficaz, mas aproxima o texto de um dramatismo que, embora coerente com o tom confessional, pode parecer excessivo pela literalidade da ação. A sequência “E com eles, arderia em forte e intenso, / Motivo maior, que permeia meu brado!” mantém o mesmo registo, mas a construção “forte e intenso” cria uma redundância adjetival que reduz a precisão expressiva. A frase “motivo maior” é vaga, funcionando mais como abstração do que como concretização simbólica. A segunda estrofe — “Prossigo aquém das forças que tenho, / Sabendo, que neste mundo sou limitado, / Que perco e me convenço, sou ser efêmero, / Que nasce e ao crescer é sepultado...” — desloca o poema para uma reflexão existencial. A construção sintática é globalmente correta, embora o uso de vírgula após “sabendo” seja desnecessário e quebra a fluidez. A expressão “sou ser efêmero” é clara, mas a sequência “que nasce e ao crescer é sepultado” apresenta uma contradição temporal que, embora poética, pode soar forçada. A estrofe é mais sólida do ponto de vista conceptual, mas mantém um tom declarativo que reduz a força imagética. A terceira estrofe — “Por timidez da vida, me rompi do rumo, / Maior, que me foi dado em escolta, / Não cuidei, por certo do meu próprio mundo...” — introduz uma metáfora interessante: “timidez da vida”. A expressão é ambígua, podendo referir-se à hesitação do sujeito ou à própria vida como entidade tímida; essa ambiguidade é produtiva. Contudo, “me rompi do rumo” apresenta uma construção menos natural, já que o verbo “romper-se” não se ajusta plenamente ao complemento “do rumo”. “Maior, que me foi dado em escolta” é uma formulação pouco clara, com uma relação sintática que não se desenvolve. A estrofe mantém o tom introspectivo, mas com imagens que oscilam entre o eficaz e o impreciso. A estrofe final — “E acabo, por tecer minhas revoltas, / Pois, quem neste pedaço de vida, / Nunca quis suas reais respostas?” — encerra o poema com uma pergunta retórica que procura universalizar a experiência. A construção “E acabo, por tecer” apresenta uma vírgula desnecessária que quebra o ritmo. “Pedaço de vida” é uma expressão comum, mas funcional dentro do tom confessional. A pergunta final é eficaz na sua intenção, embora permaneça num plano abstrato que não amplia o campo imagético anterior. Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica, com pequenas inconsistências de pontuação que afetam a fluidez. O ritmo é marcado por versos longos e por uma cadência que alterna entre o confessional e o reflexivo. O campo semântico é coerente, centrado na dor interior, na limitação humana e na busca de sentido, embora algumas imagens se aproximem de um dramatismo excessivo. A construção metafórica é irregular: por vezes forte, por vezes vaga. O estilo literário enquadra-se na lírica introspectiva contemporânea, marcada pela confissão emocional, pela exploração da fragilidade existencial e pela utilização de imagens intensas que procuram traduzir estados internos mais do que construir simbolismos complexos.
Criado em: Hoje 7:17:19
|
|
|
|
||