331. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Andy. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Andy.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. O teu Amar é silencioso, ...Amar tão doce, Amar de Mel..., Amar, que os teus lábios anseiam pronunciar,... Amar que vestes de Paixão terna..., Amar que sussurras, apenas para ti! ...O teu Amar,... é delicioso!! ...Amar, que me deixa ansioso, ansioso por escutar..., o silêncio do teu Amar.... e sentir!!... ...Sim! ...Sentir dos teus lábios soar, esse teu Amar de Mel, que torna doce, o meu Jardim de Papel... e escutar a Palavra Amor..., saída dos teus lábios de flor,... escutar, no meio dum silêncio maior, chamares-me de, meu Amor! ...E ficar doce, ...docemente perdido de Amor, perdido de Amor por ti, no meio desse teu Amar silencioso, Amar de Mel, ...Amar gostoso, Amar que eu sinto, também por ti!! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=13823 © Luso-Poemas O poema lê-se como uma exaltação sensorial do amor, sustentada pela repetição insistente de “Amar”, que funciona como eixo rítmico e como elemento de intensificação emocional. A abertura — “O teu Amar é silencioso, / …Amar tão doce, Amar de Mel…,” — estabelece de imediato um campo semântico centrado na doçura, reforçado pela metáfora gustativa do mel. A capitalização de “Amar” confere-lhe estatuto quase substantivo, transformando o verbo em entidade. A pontuação fragmentada, marcada por reticências, cria uma cadência suspensa que reforça o tom intimista, embora por vezes se aproxime do excesso. A sequência — “Amar, / que os teus lábios anseiam pronunciar,… / Amar que vestes de Paixão terna…, / Amar que sussurras, apenas para ti!” — apresenta uma construção paralelística que funciona bem, embora a repetição constante da mesma estrutura frásica reduza a variedade sintática. A expressão “vestes de Paixão terna” é eficaz, mas recorre a uma metáfora já frequente na lírica amorosa. A frase “sussurras, apenas para ti” introduz uma tensão entre interioridade e desejo de partilha, embora permaneça num plano literal. A afirmação — “O teu Amar,… é delicioso!!” — intensifica o tom, mas a duplicação de sinais de exclamação e o uso de reticências antes da frase criam uma dramatização que compromete a sobriedade. A estrofe seguinte — “…Amar, que me deixa ansioso, / ansioso por escutar…, / o silêncio do teu Amar…. / e sentir!!…” — retoma a ideia de silêncio como espaço de comunicação amorosa. A repetição de “ansioso” é funcional, embora previsível. A expressão “o silêncio do teu Amar” é interessante, mas não se desenvolve simbolicamente; permanece como fórmula emocional. A secção — “…Sim! …Sentir dos teus lábios soar, / esse teu Amar de Mel, / que torna doce, o meu Jardim de Papel…” — introduz uma imagem mais elaborada. “Jardim de Papel” é uma metáfora visual que sugere fragilidade, artificialidade ou delicadeza, funcionando como contraponto à doçura do mel. A construção é eficaz, embora a pontuação excessivamente fragmentada reduza a fluidez. A frase “Sentir dos teus lábios soar” apresenta uma inversão sintática que, embora compreensível, soa menos natural. A estrofe — “e escutar a Palavra Amor…, / saída dos teus lábios de flor,… / escutar, no meio dum silêncio maior, / chamares-me de, meu Amor!” — reforça a centralidade da palavra “Amor” como entidade performativa. “Lábios de flor” é uma metáfora tradicional, que não acrescenta grande novidade simbólica. A construção “chamares-me de, meu Amor!” apresenta uma vírgula deslocada, que quebra a fluidez sintática. Ainda assim, a estrofe mantém coerência temática. A secção final — “…E ficar doce, …docemente perdido de Amor, / perdido de Amor por ti, / no meio desse teu Amar silencioso, / Amar de Mel, …Amar gostoso, / Amar que eu sinto, também por ti!!” — encerra o poema com uma síntese emocional que retoma todos os elementos anteriores: doçura, silêncio, repetição de “Amar”. A expressão “Amar gostoso” aproxima o poema de um registo coloquial que contrasta com o tom mais elevado das estrofes anteriores. A duplicação de sinais de exclamação e o uso constante de reticências criam uma cadência fragmentada que, embora coerente com a intenção emocional, reduz a sobriedade literária. Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica geral, sem deslizes relevantes. A pontuação é marcada por reticências, vírgulas deslocadas e múltiplos sinais de exclamação, que criam um ritmo emocional, mas por vezes excessivamente dramatizado. O campo semântico é coerente, centrado na doçura, no silêncio e na repetição ritualizada de “Amar”, embora recorra frequentemente a imagens convencionais da lírica amorosa. A construção metafórica é simples, com poucos momentos de maior densidade simbólica; o poema apoia-se mais na repetição e na musicalidade emocional do que na elaboração imagética. O estilo literário enquadra-se na lírica amorosa sentimental, com traços de exaltação sensorial, marcada pela repetição insistente, pela doçura metafórica e pela cadência fragmentada que privilegia a emoção sobre a complexidade formal.
Criado em: Hoje 19:52:31
|
|
|
|
||