338. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Flavio.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Flavio.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

pediram-me um poema
azar! não tinha nem caneta nem papel
rondei a casa toda à procura de algo que servisse a minha vontade
vi que depois da janela havia um pássaro
era azul e sabia voar
aí pensei: já que não faço um poema vou aproveitar as asas daquele ser e vou zarpar
antes que a minha imaginação me atraiçoe
no final de contas o poema apareceu
mesmo sem o ter escrito
e agora? alguém me diz como se faz um poema?

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=14293 © Luso-Poemas

O poema constrói-se como uma pequena narrativa metapoética, onde o sujeito lírico expõe a própria dificuldade de escrever e, simultaneamente, revela que o poema nasce apesar — ou por causa — dessa dificuldade. A abertura — “pediram-me um poema / azar! não tinha nem caneta nem papel” — estabelece um tom coloquial, quase confessional, que aproxima o texto de uma crónica breve. A ausência de maiúsculas reforça a informalidade e cria uma cadência oral. A expressão “azar!” funciona como interjeição que marca o descompasso entre expectativa e possibilidade, embora introduza uma tonalidade ligeiramente prosaica.

A secção seguinte — “rondei a casa toda à procura de algo que servisse a minha vontade” — mantém a narrativa num registo quotidiano, com sintaxe simples e fluida. O verso é longo, aproximando-se da prosa, mas conserva ritmo pela naturalidade da frase. A imagem que surge depois — “vi que depois da janela havia um pássaro / era azul e sabia voar” — introduz o primeiro elemento simbólico. A descrição é literal, mas o pássaro azul funciona como metáfora de liberdade, imaginação ou fuga. A frase “e sabia voar” é redundante, mas intencional: reforça a ideia de que o sujeito encontra no exterior aquilo que lhe falta no interior.

A passagem — “aí pensei: já que não faço um poema vou aproveitar as asas daquele ser e vou zarpar / antes que a minha imaginação me atraiçoe” — apresenta uma viragem interessante. O sujeito abandona a tentativa de escrever e opta por uma fuga simbólica, transformando o pássaro em veículo de evasão. A expressão “vou zarpar” aproxima o poema de um léxico marítimo, criando uma metáfora de partida. A frase “antes que a minha imaginação me atraiçoe” revela consciência da própria instabilidade criativa, embora permaneça num plano declarativo.

O verso seguinte — “no final de contas o poema apareceu / mesmo sem o ter escrito” — constitui o núcleo metapoético do texto. A ideia de que o poema surge espontaneamente, sem mediação material, reforça a noção de que a poesia é processo interior, não técnica. A construção é clara, mas a ausência de qualquer imagem mais elaborada reduz a densidade simbólica. A secção final — “e agora? alguém me diz como se faz um poema?” — encerra o texto com uma pergunta retórica que, embora eficaz, quebra o tom poético ao regressar à oralidade quotidiana. A ausência de maiúscula e a simplicidade sintática reforçam a ideia de que o poema é, ele próprio, a resposta à pergunta que formula.

Do ponto de vista formal, o texto apresenta correção ortográfica geral, sem deslizes relevantes. A pontuação é mínima, marcada por ausência de maiúsculas e por uso pontual de dois pontos, o que cria fluidez oral. O ritmo é irregular, alternando entre versos curtos e longos, aproximando-se por vezes da prosa poética. O campo semântico é centrado na criação literária, na dificuldade de escrever e na emergência espontânea do poema, embora recorra a imagens simples. A construção metafórica é discreta, com o pássaro azul como único símbolo mais evidente.

O estilo literário enquadra-se na prosa poética metapoética, com traços de minimalismo narrativo, marcada pela oralidade, pela reflexão sobre o ato de escrever e pela utilização de imagens simples para expressar o processo criativo.

Criado em: Hoje 20:00:29

Links patrocinados