375. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - rmmcosta.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de rmmcosta.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

HOJE QUERO BEBER-TE

Hoje vou desengaçar o nosso amor.
Não quero conferir um sabor herbáceo,
ao líquido a que darei cor,
para que tenha um longo início.

Quero pisar o fruto da nossa paixão,
aromatizá-lo em cascos de madeira,
na química orgânica da fermentação...
E esperar sentado nesta cadeira!

Deixar todo o açucar se transformar,
no álcool que teu corpo vai conter,
taninos que lentamente hei-de saborear,
quando em meu copo te verter.

Teu sabor quero perpetuar,
em garrafa especial e numerada,
para que um dia possa mostrar,
a forma como foste amada.

Apreciar a tua subtil estrutura,
prolongar o fim de boca,
na degustação mais pura,
que me afaga a garganta rouca.

Hoje quero beber-te,
para em meu sangue fluíres...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=16590 © Luso-Poemas

O poema constrói-se como uma metáfora prolongada que converte o corpo amado em vinho, explorando o campo semântico da viticultura para traduzir desejo, posse e ritual. A abertura — “Hoje vou desengaçar o nosso amor. / Não quero conferir um sabor herbáceo, / ao líquido a que darei cor, / para que tenha um longo início.” — estabelece de imediato a fusão entre técnica enológica e sentimento. A escolha de “desengaçar” é precisa dentro do universo metafórico, mas a construção “para que tenha um longo início” cria uma ambiguidade temporal interessante: o amor é simultaneamente algo que começa e algo que se prepara como processo lento. A ortografia é correta, embora a ausência de vírgulas em alguns momentos torne a cadência mais abrupta.

A segunda estrofe — “Quero pisar o fruto da nossa paixão, / aromatizá-lo em cascos de madeira, / na química orgânica da fermentação... / E esperar sentado nesta cadeira!” — reforça a metáfora central. A imagem de “pisar o fruto da nossa paixão” aproxima-se de uma personificação do desejo, enquanto “química orgânica da fermentação” introduz um registo quase técnico que contrasta com a simplicidade emocional do restante poema. A exclamação final quebra ligeiramente o tom, mas não compromete a coerência.

A terceira estrofe — “Deixar todo o açucar se transformar, / no álcool que teu corpo vai conter, / taninos que lentamente hei-de saborear, / quando em meu copo te verter.” — é a mais bem estruturada do poema. A transformação do açúcar em álcool funciona como metáfora da passagem do afeto para o desejo, enquanto “taninos” introduz textura, aspereza, maturação. A construção “quando em meu copo te verter” reforça a ideia de posse simbólica, embora se mantenha dentro do campo metafórico sem cair em literalidade. A ortografia é correta, mas “açucar” deveria ser “açúcar”.

A quarta estrofe — “Teu sabor quero perpetuar, / em garrafa especial e numerada, / para que um dia possa mostrar, / a forma como foste amada.” — desloca o poema para uma dimensão de memória e preservação. A ideia de “garrafa especial e numerada” sugere unicidade, quase sacralização do corpo amado. A construção é clara, mas aproxima-se de uma solução previsível dentro da metáfora do vinho.

A quinta estrofe — “Apreciar a tua subtil estrutura, / prolongar o fim de boca, / na degustação mais pura, / que me afaga a garganta rouca.” — retoma termos técnicos (“estrutura”, “fim de boca”, “degustação”), reforçando a coerência interna da metáfora. A expressão “garganta rouca” introduz uma nota de desgaste, sugerindo que o desejo é também esforço, consumo, repetição. A ortografia é correta, embora “subtil” seja grafia menos comum do que “sutil”.

O fecho — “Hoje quero beber-te, / para em meu sangue fluíres...” — sintetiza o movimento do poema: o corpo amado é vinho, o vinho é desejo, o desejo é incorporação. A imagem final aproxima-se de uma fusão simbólica, onde o outro se torna parte do eu. A construção é eficaz, embora marcada por reticências que criam suspensão.

O texto inscreve-se num estilo lírico metafórico contemporâneo, com forte presença de campo semântico técnico, explorando a viticultura como metáfora do amor e do desejo. A força do poema reside na coerência da metáfora prolongada e na capacidade de transformar processos enológicos em gestos afetivos. A fragilidade está em pequenas irregularidades ortográficas e na ocasional previsibilidade de algumas imagens. Ainda assim, o conjunto apresenta unidade temática, ritmo consistente e uma voz poética que se sustenta na fusão entre técnica e emoção.

Criado em: Hoje 16:22:09

Links patrocinados