379. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Angelinne. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Angelinne.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. É assim que se sofre por amor? Com o peito em frangalhos ? Estremeço de medo... Eu sobrevivi a tantos outros amores mas esse me retalha a alma com paciência ... Me deixa perplexa com tanta competência! Os meus sentidos não são mais os mesmos estou perdida desde o começo Me pergunto o que faço fico sem respostas... Eu já não me conheço Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=16908 © Luso-Poemas O poema é um desabafo íntimo, construído em versos curtos que reforçam a sensação de fragmentação emocional. A abertura — “É assim que se sofre por amor? / Com o peito em frangalhos?” — estabelece de imediato um tom interrogativo e vulnerável. A pergunta não procura resposta, mas funciona como reconhecimento da própria dor. A expressão “peito em frangalhos” é eficaz, ainda que comum, traduzindo a sensação de desintegração interior. A ortografia é, no geral, correta, com exceção de “ninguêm”, que deveria ser “ninguém”. A segunda linha — “Estremeço de medo...” — introduz uma pausa marcada pelas reticências, que aqui funcionam como prolongamento da emoção, não como recurso estilístico excessivo. O verso seguinte — “Eu sobrevivi a tantos outros amores / mas esse me retalha a alma / com paciência ...” — articula uma comparação entre experiências passadas e a intensidade particular deste amor. A expressão “retalha a alma com paciência” é interessante, pois combina violência com lentidão, sugerindo um sofrimento contínuo, quase metódico. A pausa final reforça a ideia de desgaste prolongado. A frase — “Me deixa perplexa com tanta competência!” — introduz uma ironia amarga: o amor é competente na destruição. A escolha de “competência” desloca o campo semântico para uma dimensão quase técnica, criando contraste com o tom emocional do restante poema. A construção é clara, embora a exclamação possa ser lida como ligeiramente enfática. A secção seguinte — “Os meus sentidos não são mais os mesmos / estou perdida desde o começo” — reforça a ideia de desorientação. A simplicidade sintática acompanha a sinceridade do desabafo. A repetição de “desde o começo” sugere que o amor foi, desde o início, uma força desestabilizadora, não uma queda súbita. O fecho — “Me pergunto o que faço / fico sem respostas... / Eu já não me conheço” — sintetiza o núcleo emocional do poema: perda de identidade. A ausência de respostas não é apenas sobre o amor, mas sobre o próprio eu. A construção é simples, mas eficaz, e a última frase encerra o texto com uma nota de alienação que reforça a coerência temática. O poema inscreve-se num estilo lírico-confessional contemporâneo, marcado pela simplicidade formal, pelo uso de perguntas retóricas, pela fragmentação emocional e pela ausência de metáforas elaboradas. A força do texto reside na autenticidade do desabafo e na cadência curta que acompanha a sensação de perda. A fragilidade está na previsibilidade de algumas imagens e na irregularidade ortográfica pontual, mas o conjunto mantém coerência interna e expressa de forma clara o desmoronamento emocional do eu lírico.
Criado em: Hoje 7:41:45
|
|
|
|
||