381. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Dani.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Dani.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Se tua boca faz o contorno exato da minha
Seria por que elas foram feitas para este exato momento?
Por que tudo se consumiria em amor?
E o teu amor fez do meu pranto um suspiro
Um suspiro de êxtase, alegria contida e sofreguidão
E se tua boca conhece o caminho exato do meu corpo
Seria por que ela sempre pertenceu a ele
E neste momento achou o caminho de volta para casa?
E se meu corpo é a tua casa
Seriam minhas coxas, tuas almofadas
Seria meu cabelo, tua coberta
Seria meus olhos a luz do quarto?
E se tua boca me pertence
Pertenceria a mim o todo?
E se eu não quiser que me pertenças?
Se eu quiser que te entregues a mim livremente
Que te sintas sempre em casa?
Far-me-ei, pois, um lar
Construir-te-ei moradia
Abrigar-te-ei em meu peito
Até o fim de meus dias
Até onde consigamos chegar
Até o infinito.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=16976 © Luso-Poemas

O poema constrói-se como uma meditação amorosa que se desenvolve através de perguntas sucessivas, criando uma estrutura interrogativa que funciona como eixo emocional e filosófico. A repetição de “E se…” estabelece um movimento de sondagem interior, onde o eu lírico procura compreender a natureza da ligação amorosa, os seus contornos, a sua origem e o seu destino. Esta estratégia retórica confere ao texto uma cadência reflexiva, aproximando-o de um registo lírico-contemplativo.

A abertura — “Se tua boca faz o contorno exato da minha / Seria por que elas foram feitas para este exato momento?” — articula a ideia de predestinação amorosa. A imagem do “contorno exato” sugere encaixe, complementaridade, quase uma geometria afetiva. A construção “por que” deveria ser “porque”, deslize ortográfico que se repete ao longo do texto. A pergunta não procura resposta, mas intensifica a sensação de que o amor é encontro inevitável.

A sequência — “E o teu amor fez do meu pranto um suspiro / Um suspiro de êxtase, alegria contida e sofreguidão” — introduz uma transformação emocional. O pranto converte-se em suspiro, e o suspiro é simultaneamente êxtase e contenção. A palavra “sofreguidão” é bem escolhida, pois acrescenta tensão ao sentimento, sugerindo desejo intenso, quase impaciente. A construção mantém fluidez, embora a enumeração pudesse beneficiar de maior precisão rítmica.

A estrofe seguinte — “E se tua boca conhece o caminho exato do meu corpo / Seria por que ela sempre pertenceu a ele / E neste momento achou o caminho de volta para casa?” — reforça a ideia de predestinação. O corpo é casa, a boca é viajante que retorna. A metáfora é eficaz, embora se aproxime de um tom ligeiramente sentimental. A repetição de “por que” mantém o deslize ortográfico.

A secção — “E se meu corpo é a tua casa / Seriam minhas coxas, tuas almofadas / Seria meu cabelo, tua coberta / Seria meus olhos a luz do quarto?” — articula uma série de imagens domésticas que procuram transformar o corpo em espaço de acolhimento. A metáfora é coerente, mas algumas construções aproximam-se de um registo demasiado literal, o que reduz a força simbólica. A ausência de vírgulas em “Seria meus olhos a luz do quarto?” cria leve irregularidade sintática.

A passagem seguinte — “E se tua boca me pertence / Pertenceria a mim o todo? / E se eu não quiser que me pertenças?” — introduz uma tensão importante: o desejo de reciprocidade sem posse. O poema desloca-se da idealização para a reflexão ética sobre o amor. A pergunta “Pertenceria a mim o todo?” é forte, pois revela consciência da complexidade do vínculo. A frase seguinte — “Se eu quiser que te entregues a mim livremente / Que te sintas sempre em casa?” — reforça a ideia de liberdade como condição do amor.

O fecho — “Far-me-ei, pois, um lar / Construir-te-ei moradia / Abrigar-te-ei em meu peito / Até o fim de meus dias / Até onde consigamos chegar / Até o infinito.” — sintetiza o movimento do poema: o eu lírico transforma-se em casa, abrigo, permanência. A repetição de “até” cria uma progressão temporal que culmina no “infinito”, imagem que encerra o texto com amplitude emocional. A ortografia é correta, e a construção verbal (“far-me-ei”, “construir-te-ei”, “abrigar-te-ei”) confere solenidade ao fecho.

O poema inscreve-se num estilo lírico-contemplativo contemporâneo, marcado por perguntas retóricas, metáforas domésticas, idealização amorosa e reflexão sobre posse e liberdade. A força do texto reside na cadência interrogativa e na tentativa de transformar o amor em espaço de acolhimento. A fragilidade está em pequenos deslizes ortográficos e em algumas imagens que se aproximam de literalidade excessiva. Ainda assim, o conjunto apresenta coerência interna e expressa de forma clara a busca por um amor que seja simultaneamente casa e liberdade.

Criado em: Hoje 19:10:34

Links patrocinados