438. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Cláudia Banegas.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Cláudia Banegas. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Os meus sonhos são de algodão doce
Pois se assim não fossem,
deles eu me lembraria...

Os meus sonhos são vagos pensamentos,
que duram só por alguns momentos
e somem ao amanhecer...

Os meus sonhos só são sonhos, eu sei,
que existem apenas na minha mente,
mas que sorte, felizmente,
eu sou capaz de sonhar!!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=19244 © Luso-Poemas

O poema organiza-se em três estrofes curtas, sustentadas por uma reflexão leve e introspectiva sobre a natureza dos sonhos. A ortografia apresenta alguns deslizes: “Voce” não aparece aqui, mas “deles eu me lembraria...” contém reticências excessivas; “somem ao amanhecer...” mantém o mesmo problema; “eu sou capaz de sonhar!!” apresenta duplicação de ponto de exclamação, que quebra a sobriedade do tom. A pontuação é irregular, com reticências usadas de forma repetitiva e sem função estrutural clara. A sintaxe, porém, é simples e correta, com predominância de orações coordenadas e construções diretas.

A primeira estrofe — “Os meus sonhos são de algodão doce / Pois se assim não fossem, / deles eu me lembraria...” — estabelece o tom metafórico. A imagem dos sonhos como “algodão doce” sugere leveza, doçura e efemeridade. A construção “Pois se assim não fossem, deles eu me lembraria” é sintaticamente correta, embora marcada por pausa excessiva devido às reticências. A ideia de que a suavidade impede a memória é interessante, ainda que apresentada de forma muito simples.

A segunda estrofe — “Os meus sonhos são vagos pensamentos, / que duram só por alguns momentos / e somem ao amanhecer...” — reforça a ideia de transitoriedade. A enumeração é clara e bem articulada. A construção “somem ao amanhecer” é correta, embora o uso de reticências seja novamente excessivo. A estrofe mantém coerência temática e ritmo suave.

A terceira estrofe — “Os meus sonhos só são sonhos, eu sei, / que existem apenas na minha mente, / mas que sorte, felizmente, / eu sou capaz de sonhar!!” — apresenta maior fluidez sintática. A frase “Os meus sonhos só são sonhos, eu sei” é clara e bem construída. A enumeração “mas que sorte, felizmente” cria cadência leve, embora o uso de vírgulas seja um pouco abrupto. O fecho — “eu sou capaz de sonhar!!” — reforça a ideia de gratidão pela capacidade de imaginar, mas a duplicação do ponto de exclamação prejudica a sobriedade formal.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑intimista contemporâneo, marcado pela simplicidade lexical, pela leveza metafórica e pela reflexão pessoal sobre o ato de sonhar. A força do poema reside na coerência temática e na construção de imagens suaves que reforçam a ideia de efemeridade. As fragilidades surgem na pontuação irregular, no uso excessivo de reticências e na duplicação de sinais de exclamação, mas essas questões não comprometem a clareza global. O conjunto apresenta uma voz poética serena, centrada na aceitação da natureza fugaz dos sonhos.

Criado em: Hoje 20:36:27

Links patrocinados