442. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Adriano Hungaro. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Adriano Hungaro. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Essas rosas, tão brancas, me nauseiam Cobrem o corpo e cobrirão o meu telhado No final estão mais mortas que minh’alma Tirem todas essas rosas do meu lado! Eu relembro que outrora reclamava Não queria no cortejo tantas rosas Tirem logo essas flores do jazigo Esse tão famoso cheiro me incomoda! Esse cheiro só relembra a minha ausência Essas flores simbolizam a saudade Tirem logo essas rosas do ataúde Essa é... a minha ultima vontade! Já não me basta morrer fora de hora (?) Por que tenho que morrer cheirando as rosas (?) Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=19312 © Luso-Poemas O poema constrói-se como uma elegia invertida, onde a voz poética, já situada no espaço da morte, rejeita os símbolos tradicionais do luto. A estrutura é composta por três quadras e um dístico final, sustentadas por imperativos que reforçam a recusa das convenções funerárias. A ortografia é, no geral, correta, embora haja pequenos deslizes: “minh’alma” está formalmente aceitável, mas exige coerência com o restante texto; “ultima” deveria ser “última”; o uso de reticências é moderado, mas o parêntese com ponto de interrogação (“fora de hora (?)”) cria hesitação gráfica que destoa da firmeza dos versos anteriores. A sintaxe é clara, com predominância de frases diretas e vocativos implícitos dirigidos a um interlocutor não identificado. A abertura — “Essas rosas, tão brancas, me nauseiam / Cobrem o corpo e cobrirão o meu telhado / No final estão mais mortas que minh’alma / Tirem todas essas rosas do meu lado!” — estabelece o tom de rejeição. A imagem das rosas brancas como elemento nauseante subverte o símbolo tradicional de pureza e paz. A frase “mais mortas que minh’alma” reforça a fusão entre corpo e ambiente funerário, criando tensão entre o que deveria consolar e o que oprime. O imperativo final dá força ao verso e marca a recusa como gesto consciente. A segunda quadra — “Eu relembro que outrora reclamava / Não queria no cortejo tantas rosas / Tirem logo essas flores do jazigo / Esse tão famoso cheiro me incomoda!” — aprofunda a relação conflituosa com o ritual. A construção é sintaticamente correta, embora marcada por ligeira repetição temática. A expressão “tão famoso cheiro” é eficaz, pois remete para o odor reconhecível das flores funerárias, transformando-o em elemento de desconforto. O imperativo mantém a coerência com o tom de recusa. A terceira quadra — “Esse cheiro só relembra a minha ausência / Essas flores simbolizam a saudade / Tirem logo essas rosas do ataúde / Essa é... a minha ultima vontade!” — apresenta maior densidade emocional. A frase “Esse cheiro só relembra a minha ausência” é paradoxal, pois a voz poética fala a partir da própria ausência, reforçando a perspectiva pós‑mortem. A construção “Essa é... a minha última vontade!” utiliza reticências para criar pausa dramática, embora o efeito seja ligeiramente excessivo. A ortografia de “última” deveria ser corrigida. O dístico final — “Já não me basta morrer fora de hora (?) / Por que tenho que morrer cheirando as rosas (?)” — encerra o poema com duas perguntas retóricas que reforçam a ironia amarga da voz poética. O uso de parênteses com ponto de interrogação é graficamente estranho, criando hesitação onde o verso pede firmeza. A construção “Por que tenho que morrer cheirando as rosas” é clara e eficaz, sintetizando a recusa das convenções funerárias como último gesto de autonomia. O texto inscreve-se num estilo lírico‑dramático contemporâneo, marcado pela subversão dos símbolos tradicionais do luto, pela voz poética situada no limiar da morte e pela utilização de imperativos que reforçam a recusa das convenções sociais. A força do poema reside na inversão simbólica das rosas — de emblema de paz para elemento de opressão — e na coerência entre tom, imagens e estrutura. As fragilidades surgem na ortografia pontual (“ultima”), no uso gráfico dos parênteses e na ligeira repetição temática, mas não comprometem a unidade formal. O conjunto apresenta uma voz poética firme, consciente e crítica, que transforma o ritual funerário em matéria de contestação.
Criado em: Hoje 15:56:50
|
|
|
|
||