444. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - SanMara. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de SanMara. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Liberto do sentimento, Amor, ódio e complemento, Mandei "prá" longe de mim, Um sentimento ruim. Olhos rasos d'água, Procuram pelos teus, Alma escancarada, Eterno amor meu. Distância que nos separa, Poderemos vencer, Um sonho que prepara, Formoso amanhecer. Reencontro com saudade, E um pouco de vaidade, Aquele ser querido, Desprovido de maldade. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=19388 © Luso-Poemas O poema organiza-se em quatro quadras de construção simples, sustentadas por rimas regulares e por uma progressão emocional que vai da libertação de um sentimento negativo ao reencontro com uma figura amada. A ortografia apresenta alguns deslizes: o uso de “prá” é coloquial e destoa do tom mais formal das restantes estrofes; “d’água” está correto como forma elidida; “Formoso amanhecer” é expressão adequada, mas ligeiramente arcaizante; “Desprovido de maldade” é sintaticamente correto, embora marcado por simplicidade lexical. A pontuação é mínima, com ausência de vírgulas que poderiam organizar melhor o fluxo sintático, mas a estrutura métrica compensa essa falta. A primeira quadra — “Liberto do sentimento, / Amor, ódio e complemento, / Mandei ‘prá’ longe de mim, / Um sentimento ruim.” — apresenta construção clara, embora marcada por ligeira redundância: “sentimento” aparece duas vezes em quatro versos. A enumeração “Amor, ódio e complemento” é interessante, pois sugere que o sujeito vê os afetos como partes de um conjunto maior. O uso de “prá” quebra a uniformidade estilística, aproximando o verso da oralidade. A rima entre “sentimento” e “complemento” é eficaz dentro do registo adotado. A segunda quadra — “Olhos rasos d’água, / Procuram pelos teus, / Alma escancarada, / Eterno amor meu.” — apresenta maior intensidade emocional. A construção é sintaticamente correta, com imagens convencionais, mas bem articuladas. “Olhos rasos d’água” é expressão eficaz, embora muito usada na poesia popular. A frase “Alma escancarada” reforça a vulnerabilidade do sujeito. O fecho — “Eterno amor meu” — é direto e funciona como declaração afetiva. A terceira quadra — “Distância que nos separa, / Poderemos vencer, / Um sonho que prepara, / Formoso amanhecer.” — introduz esperança. A construção é clara, embora marcada por ligeira inversão: “Um sonho que prepara / Formoso amanhecer” poderia ser mais natural com verbo explícito (“prepara um formoso amanhecer”). A rima entre “separa” e “prepara” é simples, mas eficaz. A quadra mantém coerência temática. A quarta quadra — “Reencontro com saudade, / E um pouco de vaidade, / Aquele ser querido, / Desprovido de maldade.” — encerra o poema com tom nostálgico. A construção é sintaticamente correta, embora marcada por simplicidade lexical. A enumeração “saudade” e “vaidade” cria contraste interessante, sugerindo que o reencontro traz tanto emoção quanto orgulho. A frase “Desprovido de maldade” é clara, mas convencional. O texto inscreve-se num estilo lírico‑popular contemporâneo, marcado pela simplicidade lexical, pela musicalidade regular e pela expressão direta de sentimentos. A força do poema reside na coerência temática e na cadência suave das quadras, que articulam libertação, saudade e esperança. As fragilidades surgem no uso coloquial de “prá”, na repetição de “sentimento” e em algumas construções que poderiam ser mais precisas, mas essas questões não comprometem a unidade formal. O conjunto apresenta uma voz poética serena, centrada na superação emocional e na expectativa de reencontro.
Criado em: Hoje 16:02:59
|
|
|
|
||