454. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - poeta da paz.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de poeta da paz. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Por amor fui te buscar na saudade onde
eu encontrei o doce beijo na imaginação
que um dia foi o nosso encontro
junto a primavera, quando colhia
flores para ornamentar nossa paixão....

Por amor marquei um encontro com acaso
para observar momentos que passamos
ao lado da felicidade, foi onde eu encontrei
as lagrimas esquecidas do adeus....

Por amor sonhos vem a memória trazida
pela brisa que refresca o intenso calor
de uma paixão que transformou a brisa
no furação que nos separou desta vida...

Por amor banhei-me em lagrimas da sua ausência,
corri o mundo de nossos sonhos
para novamente encontrar esse seu olhar,
que me hipnotizava, mas encontrei luzes
apagadas de sua lembrança...

Por amor conheci o sentimento que na minha vida
nunca ira se afastar de meus pensamentos,
e onde eu for levarei a esperança de
encontrar um passado que deixou marcas
na vida....

Por amor meus pensamentos voam tentando
encontrar o castelo que construímos
com o carinho dos sonhos, onde
fostes a Rainha que até hoje reina
na minha imaginação....

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=19760 © Luso-Poemas

O poema organiza-se em blocos iniciados pela anáfora “Por amor”, recurso que funciona como eixo estrutural e emocional, conduzindo o leitor por uma sequência de memórias, perdas e idealizações. A construção é feita em versos livres, com cadência suave e marcada por pausas internas que reforçam o tom confessional. A ortografia é, no geral, correta, embora haja pequenos pontos a notar: “lagrimas” deveria ser “lágrimas”; “furação” deveria ser “furacão”; “ira” deveria ser “irá”; “fostes” é forma arcaizante válida, mas cria ligeira dissonância dentro de um texto predominantemente contemporâneo. A sintaxe é clara, com predominância de orações coordenadas e paralelismos que reforçam a progressão emocional.

A abertura — “Por amor fui te buscar na saudade onde / eu encontrei o doce beijo na imaginação / que um dia foi o nosso encontro / junto a primavera, quando colhia / flores para ornamentar nossa paixão....” — estabelece o tom nostálgico. A construção é fluida, embora marcada por inversões (“fui te buscar na saudade”) que reforçam o caráter subjetivo. A imagem do “doce beijo na imaginação” é eficaz, funcionando como ponte entre memória e desejo. A referência à primavera e às flores cria cenário simbólico, coerente com o tom romântico. As reticências prolongam a sensação de suspensão emocional.

O segundo bloco — “Por amor marquei um encontro com acaso / para observar momentos que passamos / ao lado da felicidade, foi onde eu encontrei / as lagrimas esquecidas do adeus....” — apresenta maior densidade melancólica. A expressão “marquei um encontro com acaso” é sintaticamente correta e cria metáfora interessante, sugerindo tentativa de reencontro com o passado. A frase “lágrimas esquecidas do adeus” é forte, embora marcada por ligeira redundância afetiva. A pontuação poderia ser mais precisa: a vírgula após “felicidade” cria pausa excessiva, mas não compromete o sentido.

O bloco seguinte — “Por amor sonhos vem a memória trazida / pela brisa que refresca o intenso calor / de uma paixão que transformou a brisa / no furação que nos separou desta vida...” — articula contraste entre suavidade e violência. A construção “sonhos vem a memória trazida” apresenta leve irregularidade sintática; a forma mais fluida seria “sonhos vêm à memória, trazidos pela brisa”. A metáfora da brisa transformada em furacão é eficaz, sugerindo mudança abrupta na relação. O uso de reticências mantém o tom de continuidade emocional.

A secção — “Por amor banhei-me em lagrimas da sua ausência, / corri o mundo de nossos sonhos / para novamente encontrar esse seu olhar, / que me hipnotizava, mas encontrei luzes / apagadas de sua lembrança...” — intensifica o movimento de busca. A construção é clara, com paralelismo entre “banhei-me” e “corri o mundo”. A frase “luzes apagadas de sua lembrança” é eficaz, funcionando como metáfora de esquecimento. A vírgula após “ausência” é correta, marcando pausa adequada.

O bloco seguinte — “Por amor conheci o sentimento que na minha vida / nunca ira se afastar de meus pensamentos, / e onde eu for levarei a esperança de / encontrar um passado que deixou marcas / na vida....” — apresenta reflexão mais ampla. A construção é sintaticamente correta, embora marcada por ligeira repetição (“na minha vida”, “na vida”). A frase “nunca irá se afastar de meus pensamentos” é clara, mas poderia beneficiar de acento em “irá”. O verso final mantém coerência temática, reforçando a ideia de permanência da memória.

O fecho — “Por amor meus pensamentos voam tentando / encontrar o castelo que construímos / com o carinho dos sonhos, onde / fostes a Rainha que até hoje reina / na minha imaginação....” — encerra o poema com tom idealizado. A metáfora do castelo é convencional, mas bem integrada. A construção é clara, com cadência suave. O uso de “fostes” cria tonalidade arcaizante que, embora válida, contrasta com o restante texto. O verso final reforça a permanência da figura amada no imaginário do sujeito.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑romântico contemporâneo, marcado pela repetição anafórica, pela fusão entre memória e imaginação e pela cadência suave que articula nostalgia, perda e idealização. A força do poema reside na coerência emocional e na progressão que transforma o amor em eixo temporal e simbólico. As fragilidades surgem em pequenas irregularidades sintáticas e ortográficas, além de algumas imagens convencionais, mas não comprometem a unidade formal. O conjunto apresenta voz sensível, que utiliza a repetição como estrutura para organizar o percurso afetivo.

Criado em: Hoje 7:07:33

Links patrocinados