461. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - maria iara a.franco.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de maria iara a.franco. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Só adoro o ideal inalcançado
Que embuça, sob a máscara do riso,
A tortura de um sonho irrealizado...

Certa noite, nós dois pelo jardim
Passamos trocando confidencias,
Sob as brancas colunas de marfim...

Só ao teu ouvido, então devagarzinho,
Resolvi confiar o meu segredo, Meu ingênuo desejo:
Contei-te, com a voz já quase rouca,
Que queria sorver, na minha boca
O vinho de teu beijo...

Mas, nem sei afiançar se tu respondeste, se fiquei ali.
Soaram passos lentos pelo chão
Tonta, corando, trêmula de amor e medo,
Entre as mãos o rosto escondi.

E desde aquele dia, então querido,
Guardo nos lábios a saudade louca
Do beijo ardente que não demos...
Beijo que tem sabor de glória inatingida
E que há de perdurar, por toda a vida,
Nessa febre de amor que me vibra na boca.

Só adoro o ideal inalcançado...
E esta verdade clara que registro aqui:
Devido a um beijo que jamais foi dado
Eu gosto tanto e tanto de ti...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=20057 © Luso-Poemas

O poema apresenta-se como composição lírica de forte tonalidade romântica, estruturada em quadras e tercetos que alternam entre evocação idealizada, memória sensorial e confissão íntima. A construção sintática é, no geral, correta, com uso adequado de vírgulas, travessões e pausas expressivas. A ortografia mantém-se estável, com atenção aos acentos (“confidencias” deveria ser “confidências”; “afiançar” está correto; “tremula” deveria ser “trêmula”). O ritmo é marcado por versos longos, de cadência clássica, aproximando o texto de um estilo lírico‑romântico tradicional, com ecos de poesia amorosa oitocentista.

A abertura — “Só adoro o ideal inalcançado / Que embuça, sob a máscara do riso, / A tortura de um sonho irrealizado...” — estabelece o eixo temático: o amor como ideal que se oculta sob aparência leve, mas que carrega dor. A construção é sintaticamente correta, com uso eficaz de “embuça”, termo menos comum mas adequado ao tom arcaizante. A metáfora da “máscara do riso” articula bem a tensão entre desejo e frustração. O verso final da estrofe mantém coerência, com reticências que prolongam o sentimento de incompletude.

O bloco seguinte — “Certa noite, nós dois pelo jardim / Passamos trocando confidencias, / Sob as brancas colunas de marfim...” — apresenta cenário clássico, com imagens de jardim e colunas que reforçam o tom romântico. A construção é clara, embora “confidencias” careça de acento. A imagem das “colunas de marfim” é convencional, mas eficaz dentro do estilo. A cadência mantém fluidez.

A secção — “Só ao teu ouvido, então devagarzinho, / Resolvi confiar o meu segredo, Meu ingênuo desejo: / Contei-te, com a voz já quase rouca, / Que queria sorver, na minha boca / O vinho de teu beijo...” — intensifica a confissão. A construção é sintaticamente correta, com uso adequado de vírgulas. A expressão “Meu ingênuo desejo” poderia beneficiar de separação mais clara, mas não compromete o sentido. A metáfora “o vinho de teu beijo” é forte e bem integrada no tom clássico. A cadência é marcada por ritmo lento, coerente com a hesitação emocional.

O bloco — “Mas, nem sei afiançar se tu respondeste, se fiquei ali. / Soaram passos lentos pelo chão / Tonta, corando, trêmula de amor e medo, / Entre as mãos o rosto escondi.” — apresenta mudança de atmosfera. A frase inicial é sintaticamente correta, embora a construção “se fiquei ali” crie leve ambiguidade temporal. A descrição da reação — “Tonta, corando, trêmula de amor e medo” — é eficaz, com adjetivos bem colocados. O verso final encerra o bloco com gesto claro e expressivo.

A secção seguinte — “E desde aquele dia, então querido, / Guardo nos lábios a saudade louca / Do beijo ardente que não demos...” — articula memória e ausência. A construção é clara, com uso adequado de vírgulas. A expressão “saudade louca” é intensa, mas coerente com o tom. O verso final mantém a tensão entre desejo e impossibilidade.

O fecho — “Beijo que tem sabor de glória inatingida / E que há de perdurar, por toda a vida, / Nessa febre de amor que me vibra na boca.” — apresenta cadência clássica, com paralelismo bem estruturado. A expressão “glória inatingida” reforça o ideal romântico. A frase “que me vibra na boca” é eficaz, embora ligeiramente ousada dentro do tom tradicional.

A última estrofe — “Só adoro o ideal inalcançado... / E esta verdade clara que registro aqui: / Devido a um beijo que jamais foi dado / Eu gosto tanto e tanto de ti...” — retoma o verso inicial, criando circularidade. A construção é sintaticamente correta, com uso adequado de dois-pontos implícitos. A repetição de “tanto e tanto” é expressiva, embora ligeiramente enfática. O fecho mantém coerência com o percurso emocional.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑romântico clássico, marcado por idealização amorosa, confissão íntima e uso de metáforas tradicionais. A força do poema reside na cadência fluida, na construção imagética coerente e na circularidade que reforça o tema do ideal não consumado. As fragilidades são mínimas, limitadas a pequenos deslizes ortográficos e a algumas imagens convencionais, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz sensível, que transforma o beijo não dado em símbolo de desejo permanente.

Criado em: Hoje 7:30:47

Links patrocinados