469. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Renato Baptista.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Renato Baptista. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Nas entrelinhas dessa minha vida por ti
Sem pressa, procuro e acho atalhos
E nas tristezas e angustias comprimidas
Recupero meu sentimento que jaz em retalhos

Às vezes perdido, sem rumo e cambaleante
Encontro forças em lugares que não existem
E no meu escudo soberbo de cavaleiro errante
Vivem os teus versos que por mim persistem

Empunho, então, firme a afiada lança aguda
Ultrapassando os limites do horizonte perdido
Encontrando em teu peito macio a minha ajuda

Desvencilho-me de fardos sonhando com teu semblante
E nunca recuo, nunca, mesmo que mortalmente ferido
Nessa minha busca eterna pela tua presença constante.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=20458 © Luso-Poemas

O poema organiza-se como composição lírica de tonalidade épica, articulada em tercetos e quadras de métrica irregular, mas com cadência estável. A estrutura é marcada por imagens de combate, deslocação e resistência, que funcionam como metáforas da persistência afetiva. A construção sintática é, no geral, correta, com uso adequado de vírgulas e pausas que acompanham o ritmo dos versos. A ortografia mantém-se estável, sem deslizes relevantes. O vocabulário é preciso, com predominância de termos associados ao imaginário cavaleiresco (“escudo”, “cavaleiro errante”, “lança aguda”), que sustentam o tom simbólico. O texto inscreve-se num estilo lírico‑heroico, com elementos de poesia amorosa e imagética.

A abertura — “Nas entrelinhas dessa minha vida por ti / Sem pressa, procuro e acho atalhos / E nas tristezas e angustias comprimidas / Recupero meu sentimento que jaz em retalhos” — estabelece o eixo emocional: a busca contínua, feita de desvios e remendos. A construção é sintaticamente correta, embora “angustias” careça de acento. A expressão “jaz em retalhos” é eficaz, articulando fragmentação e sobrevivência afetiva. A cadência é fluida, com paralelismo entre “procuro e acho” e “tristezas e angústias”.

O bloco seguinte — “Às vezes perdido, sem rumo e cambaleante / Encontro forças em lugares que não existem / E no meu escudo soberbo de cavaleiro errante / Vivem os teus versos que por mim persistem” — intensifica o tom épico. A construção é clara, com uso adequado de adjetivos que reforçam o estado de vulnerabilidade. A expressão “lugares que não existem” sugere dimensão imaginária, coerente com o tom heroico. O verso “Vivem os teus versos que por mim persistem” é sintaticamente correto, embora ligeiramente invertido, reforçando a musicalidade.

A secção — “Empunho, então, firme a afiada lança aguda / Ultrapassando os limites do horizonte perdido / Encontrando em teu peito macio a minha ajuda” — apresenta imagens de combate e superação. A construção é sintaticamente correta, com uso adequado de vírgulas. A expressão “lança aguda” é redundante, mas não compromete o sentido. O verso “teu peito macio” introduz contraste entre dureza e suavidade, articulando bem a fusão entre épico e amoroso.

O fecho — “Desvencilho-me de fardos sonhando com teu semblante / E nunca recuo, nunca, mesmo que mortalmente ferido / Nessa minha busca eterna pela tua presença constante.” — encerra o poema com afirmação de persistência. A construção é clara, com repetição de “nunca” que reforça a determinação. A expressão “mortalmente ferido” é intensa, mas coerente com o imaginário cavaleiresco. O verso final sintetiza o percurso emocional, articulando busca e constância.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑épico, explorando a figura do cavaleiro errante como metáfora da perseverança amorosa. A força do poema reside na coerência imagética, na cadência regular e na fusão entre fragilidade e heroísmo. As fragilidades são mínimas, limitadas à ligeira redundância de algumas expressões e à ausência de acento em “angustias”, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz firme, que transforma o amor em jornada simbólica de resistência.

Criado em: Hoje 13:08:30

Links patrocinados