472. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Bruno Miguel Resende.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Bruno Miguel Resende. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Incomodativas ondas do mar,
Que teimam em me acordar,
Constante sonoridade do entediamento,
Beligerante consciencialização de um tormento,
Se de relâmpagos se apraz a mente,
Mesclação sublime de um sofrimento recorrente,
Não me instiga serenidade no ondular,
Mórbida quietude,
Pérfida plenitude,
A que a água serena me alude.

Rastreio os bramidos,
Relampejos indignados dos sentidos,
Perscruto a brutalidade,
Em mim explode em torrencialidade,
Lânguido pulsar dos sentimentos,
Submergidos abruptamente pelos tormentos,
Revolta em mim instigada,
Fluxos e refluxos de uma batalha contra o nada…

Da lamúria…
Da penúria…
Se beligeriza o torpor,
Degustação de um momento,
Eternização no meu sofrimento.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=20613 © Luso-Poemas

O poema apresenta-se como composição de forte densidade sonora e imagética, estruturada em blocos que alternam entre enumeração, fragmentação e cadência quase incantatória. A construção sintática é deliberadamente irregular, com frases nominais, elipses e encadeamentos que reforçam o caráter turbulento da experiência descrita. A ortografia é, no geral, correta, embora haja um deslize: “consciencialização” está correto, mas “beligerante” deveria ser “beligerante” apenas se usado como adjetivo relativo à guerra; aqui, o sentido é metafórico, mas a grafia está correta. “Mesclação” é termo raro, mas válido. A pontuação é mínima, com uso de vírgulas que sustentam o ritmo entrecortado. O texto inscreve-se num estilo lírico‑expressionista, com forte presença de abstração e musicalidade interna.

A abertura — “Incomodativas ondas do mar, / Que teimam em me acordar, / Constante sonoridade do entediamento, / Beligerante consciencialização de um tormento,” — estabelece o eixo sensorial e emocional. A construção é sintaticamente correta, embora marcada por adjetivação intensa. A expressão “incomodativas ondas” é incomum, mas eficaz dentro do tom expressionista. “Beligerante consciencialização” articula bem a fusão entre conflito interno e tomada de consciência. A cadência é marcada por ritmo lento, sustentado pelas vírgulas.

O bloco — “Se de relâmpagos se apraz a mente, / Mesclação sublime de um sofrimento recorrente, / Não me instiga serenidade no ondular, / Mórbida quietude, / Pérfida plenitude, / A que a água serena me alude.” — intensifica a abstração. A construção é sintaticamente correta, com uso adequado de inversão (“Se de relâmpagos se apraz a mente”). A expressão “mesclação sublime” é rara, mas coerente com o tom. Os versos “Mórbida quietude” e “Pérfida plenitude” funcionam como unidades isoladas de sentido, reforçando a musicalidade interna. A cadência mantém coerência com o movimento ondulatório.

A secção seguinte — “Rastreio os bramidos, / Relampejos indignados dos sentidos, / Perscruto a brutalidade, / Em mim explode em torrencialidade,” — apresenta alternância entre observação e impacto emocional. A construção é clara, com uso adequado de verbos fortes (“rastreio”, “perscruto”, “explode”). A expressão “torrencialidade” é neologismo funcional, reforçando a ideia de excesso. A cadência é marcada por ritmo acelerado.

O bloco — “Lânguido pulsar dos sentimentos, / Submergidos abruptamente pelos tormentos, / Revolta em mim instigada, / Fluxos e refluxos de uma batalha contra o nada…” — articula bem a fusão entre movimento físico e emocional. A construção é sintaticamente correta, com rimas internas que reforçam a musicalidade. A expressão “batalha contra o nada” é eficaz, sintetizando o caráter existencial do poema. As reticências prolongam o efeito de suspensão.

A secção final — “Da lamúria… / Da penúria… / Se beligeriza o torpor, / Degustação de um momento, / Eternização no meu sofrimento.” — encerra o poema com fragmentação extrema. A construção é sintaticamente correta, embora marcada por elipses que reforçam o tom expressionista. A expressão “se beligeriza o torpor” é forte, articulando conflito e apatia. O verso “Eternização no meu sofrimento” sintetiza o percurso emocional, encerrando o poema com afirmação de permanência.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑expressionista, explorando a turbulência emocional através de imagens sonoras, neologismos e fragmentação sintática. A força do poema reside na musicalidade interna, na coerência imagética e na capacidade de transformar o mar em metáfora de conflito interior. As fragilidades são mínimas, limitadas à ocasional excessividade lexical, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz intensa, que transforma a experiência sensorial em matéria de introspeção dramática.

Criado em: Hoje 13:17:33

Links patrocinados