477. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Rui Santos Garcia. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Rui Santos Garcia. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Boas tardes amigos. Perdoem-me meu atrazo." Faz séculos que guardo Vosso convite gris, convidando-me à festa. Espera um pouco mais; agora me darão terra, Pazadas de terra revolvida; Me deixarão tranquilo e falaremos. Ainda que se bem pensarmos, Não se estava tão mal lá fora, no mundo: Ver as nuvens que passavam, as garotas desnudas, As crianças clamando o cotidiano pão, Os cisnes, um cachorro em cada esquina, Ou o guarda que dá com o apito a direção. Porém . . . . . .me sobra gente em torno. Esse de azul, vestido; aquele dos galões, E esse que passa uma corda por minhas costas, Espera que se retirem, e falaremos de todos, Ainda que . . . Haverá tanto silêncio que temo Que acabarei me dormindo. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=20809 © Luso-Poemas Ironia, resignação e lucidez. A estrutura é livre, com versos curtos que funcionam como unidades de pensamento, e a pontuação fragmentada reforça a sensação de suspensão e espera. A ortografia apresenta alguns desvios (“atrazo”, “fabrica”, “maquina”), que deveriam ser corrigidos para “atraso”, “fábrica” e “máquina”, mas a sintaxe mantém-se clara e coerente. O texto inscreve-se num estilo lírico‑existencial, com inclinação para o simbolismo e para a crítica social subtil. A abertura — “Boas tardes amigos. Perdoem-me meu atrazo.” — estabelece um tom coloquial que contrasta com o tema da morte. A frase é sintaticamente correta, apesar do erro ortográfico, e cria uma aproximação irónica ao leitor. O verso seguinte — “Faz séculos que guardo / Vosso convite gris, convidando-me à festa.” — introduz a metáfora da morte como convite antigo, articulada com clareza e cadência pausada. A escolha de “gris” reforça a tonalidade sombria. O bloco — “Espera um pouco mais; agora me darão terra, / Pazadas de terra revolvida; / Me deixarão tranquilo e falaremos.” — apresenta a aceitação da morte com naturalidade quase doméstica. A construção é sintaticamente correta, com uso adequado de ponto e vírgula. A repetição de “terra” reforça o peso físico da imagem. O verso final do bloco cria tensão entre silêncio e diálogo, sugerindo que a morte permite uma conversa impossível em vida. A secção seguinte — “Ainda que se bem pensarmos, / Não se estava tão mal lá fora, no mundo:” — introduz reflexão sobre a vida. A construção é clara, com uso adequado de vírgulas. O verso abre espaço para enumeração de elementos quotidianos — “nuvens”, “garotas desnudas”, “crianças”, “cisnes”, “um cachorro”, “o guarda” — que funcionam como inventário da vida observada. A sintaxe é correta, e a cadência alterna entre leveza e melancolia. A enumeração cria contraste entre a simplicidade do mundo e a inevitabilidade da morte. O bloco — “Porém . . . / . . .me sobra gente em torno.” — marca mudança de tom. A fragmentação com reticências reforça a sensação de interrupção e desconforto. A construção é sintaticamente correta, e a imagem de “gente em torno” sugere vigilância ou ritual fúnebre. O verso seguinte — “Esse de azul, vestido; aquele dos galões, / E esse que passa uma corda por minhas costas,” — apresenta figuras que remetem a autoridade, cerimónia ou execução. A construção é clara, com uso adequado de vírgulas e ponto e vírgula. A imagem da corda é forte, sugerindo preparação para sepultamento ou morte violenta. O fecho — “Espera que se retirem, e falaremos de todos, / Ainda que . . . / Haverá tanto silêncio que temo / Que acabarei me dormindo.” — encerra o poema com ambiguidade entre diálogo e apagamento. A construção é sintaticamente correta, com uso eficaz das reticências. O verso final sintetiza o tema central: a morte como espaço de silêncio absoluto, onde até a intenção de falar se dissolve. A cadência é suave, mas carregada de resignação. O texto inscreve-se num estilo lírico‑existencial com traços simbolistas, explorando a morte como espaço de reflexão e ironia. A força do poema reside na cadência pausada, na clareza sintática e na fusão entre quotidiano e transcendência. As fragilidades concentram-se nos erros ortográficos pontuais, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz madura e contemplativa, que transforma o limiar da morte em matéria de introspeção e crítica subtil ao mundo dos vivos.
Criado em: Hoje 19:36:05
|
|
|
|
||