492. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - gil de olive.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de gil de olive. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Música,que em minha mente ecoa,
lembranças que recordo ainda,
como um pássaro que na tarde voa
numa tarde de sol,que finda.

Sons que lembram um recente passado,
sons de uma tarde de verão,
tarde,que vi seus olhos molhados
que molhados ficaram,na estação.

Por que esses acordes são tristes assim?
Essas recordações me trazem pena.
-Quero que nunca se esqueça de mim.
Foram as últimas palavras de Helena.

Por que recordar,minha mente insiste?
Aquele fato que me foi ocorrido,
talvez um resto de amor ainda existe
resto de amor,que não foi esquecido.

Por que a saudade o passado não leva?
talvez,não teve fim aquela paixão,
e minha tarde se transforma em treva,
em treva fica meu coração.

triste música que no ar avança
trazendo tristeza e recordação,
suaves cantigas de uma lembrança
nas tristes notas,do meu violão.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21485 © Luso-Poemas

O poema organiza-se como meditação nostálgica, articulando música, memória e perda através de quadras rimadas que evocam um passado sentimental marcado pela figura de Helena. A estrutura é regular, com versos de métrica aproximada e rima cruzada, conferindo ao texto cadência clássica. A ortografia apresenta alguns deslizes que merecem correção: falta de espaços após vírgulas (“Música,que…”, “sol,que…”), uso excessivo de vírgulas antes de oração subordinada (“tarde,que vi…”), e a ausência de maiúscula inicial em “triste música” no último bloco, que quebra a uniformidade gráfica. A sintaxe, apesar de algumas irregularidades, mantém coerência interna. O texto inscreve-se num estilo lírico‑nostálgico tradicional, com forte inclinação para a elegia amorosa.

A abertura — “Música, que em minha mente ecoa, / lembranças que recordo ainda, / como um pássaro que na tarde voa / numa tarde de sol, que finda.” — estabelece o eixo temático: música como gatilho de memória. A construção é globalmente correta, embora a repetição de “tarde” em dois versos consecutivos reduza a precisão imagética. A comparação com o pássaro é eficaz, articulando leveza e melancolia.

A segunda quadra — “Sons que lembram um recente passado, / sons de uma tarde de verão, / tarde, que vi seus olhos molhados / que molhados ficaram, na estação.” — apresenta cadência fluida, mas contém problemas de pontuação: a vírgula após “tarde” é desnecessária e cria quebra artificial. A repetição de “molhados” é redundante, embora coerente com o tom emotivo. A referência à “estação” é ambígua, podendo remeter ao verão ou a uma estação ferroviária, mas o contexto sugere apenas continuidade temporal.

A terceira quadra — “Por que esses acordes são tristes assim? / Essas recordações me trazem pena. / — Quero que nunca se esqueça de mim. / Foram as últimas palavras de Helena.” — é a mais forte do poema. A construção é sintaticamente correta, e o uso do travessão para introduzir discurso direto é adequado. A pergunta retórica reforça a dor evocada pela música, enquanto o verso final confere ao texto dimensão elegíaca, fixando a memória de Helena como núcleo emocional.

A quarta quadra — “Por que recordar, minha mente insiste? / Aquele fato que me foi ocorrido, / talvez um resto de amor ainda existe / resto de amor, que não foi esquecido.” — apresenta cadência reflexiva. A construção é correta, embora “que me foi ocorrido” seja expressão pouco natural; “que me aconteceu” seria mais fluida. A repetição de “resto de amor” cria reforço semântico, ainda que ligeiramente redundante.

A quinta quadra — “Por que a saudade o passado não leva? / talvez, não teve fim aquela paixão, / e minha tarde se transforma em treva, / em treva fica meu coração.” — mantém coerência temática. A construção é correta, mas a vírgula após “talvez” é desnecessária. A imagem da “tarde que se transforma em treva” é eficaz, articulando declínio emocional e escuridão interior.

A última quadra — “triste música que no ar avança / trazendo tristeza e recordação, / suaves cantigas de uma lembrança / nas tristes notas, do meu violão.” — encerra o poema com cadência melancólica. A ausência de maiúscula inicial em “triste música” quebra a uniformidade gráfica. A construção é sintaticamente correta, embora a repetição de “triste” em dois versos próximos reduza a variedade lexical. A imagem do violão como veículo da memória reforça o tom elegíaco.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑nostálgico com elementos elegíacos, explorando a música como mediadora entre presente e passado. A força do poema reside na cadência regular, na coerência temática e na presença de uma figura evocada que estrutura a memória. As fragilidades concentram-se em pequenos deslizes ortográficos, redundâncias lexicais e algumas construções sintáticas pouco naturais, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz melancólica e contemplativa, que transforma a música em instrumento de saudade.

Criado em: Hoje 15:27:37

Links patrocinados