QUINHENTOS (500). A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - IVONE CARVALHO.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de IVONE CARVALHO. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Como posso te esquecer?
Se meu corpo continua impregnado de ti,
Se ainda ouço a tua voz murmurando,
Nos meus ouvidos, os versos,
Que deixaram meu coração imerso,
Do amor e da paz que eu senti?

Como posso te esquecer?
Se na pele ainda existe teu olor,
Se na boca tenho ainda o teu sabor,
Se no olhar permanece o brilho,
E minh’alma explode de amor?

Como posso te esquecer?
Se nossas canções tu segues cantando,
No céu, as estrelas continuam brilhando,
Se a chuva me faz sentir o cheiro da terra,
Se as flores se abrem enfeitando o jardim,
Se a lua prateada sorri para mim,
Se o dia com a noite ainda se reveza?

Como posso te esquecer?
Se o sol continua a me aquecer,
Se os pássaros ainda anunciam o amanhecer
E se nas verdes águas do mar,
Eu continuo a te ver?

Não me peça o impossível!
Esquecer-te eu não consigo,
Pois tu és parte de mim!
O companheiro, o amigo,
O amor que eu guardo comigo,
A poesia que sempre espero,
O homem que tanto quero,
A minha vida, o meu abrigo!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21664 © Luso-Poemas

Declaração amorosa insistente, construída em estrofes que repetem a pergunta “Como posso te esquecer?”, funcionando como refrão estrutural e emocional. A repetição cria ritmo, reforça a impossibilidade do esquecimento e estabelece uma progressão em que corpo, memória sensorial, natureza e quotidiano se tornam provas da permanência do outro. A ortografia é globalmente correta, embora surjam pequenos deslizes: “minh’alma” poderia ser grafado “minha alma” para maior uniformidade, “olor” é termo válido mas pouco usual no português contemporâneo, e a ausência de acento em “So se fica desiludido” não ocorre aqui, mas o poema mantém coerência gráfica. A sintaxe é clara, com versos bem encadeados, ainda que por vezes dependentes de enumerações longas que poderiam beneficiar de maior contenção. O texto inscreve-se num estilo lírico‑amoroso tradicional, com forte inclinação para a poesia sentimental de repetição e apelo sensorial.

A primeira estrofe estabelece o eixo do poema: o corpo como arquivo da memória amorosa. “Meu corpo continua impregnado de ti” é imagem eficaz, articulando presença física na ausência. A construção é sintaticamente correta, e a enumeração — voz, versos, coração imerso — reforça a ideia de que o amor deixou marcas profundas. A rima interna entre “versos” e “imerso” cria leve musicalidade.

A segunda estrofe mantém o mesmo procedimento, agora centrado nos sentidos: “na pele ainda existe teu olor”, “na boca tenho ainda o teu sabor”, “no olhar permanece o brilho”. A construção é fluida, embora o uso de “olor” seja arcaizante. A imagem da alma que “explode de amor” é eficaz dentro do registo sentimental, ainda que ligeiramente hiperbólica.

A terceira estrofe amplia o campo de referência para elementos da natureza e do quotidiano: canções, estrelas, chuva, flores, lua, dia e noite. A enumeração é extensa, mas coerente com o tom do poema. A construção é sintaticamente correta, embora alguns versos dependam de encadeamentos longos que poderiam ser mais precisos. A ideia de que tudo no mundo continua a refletir o amado reforça o caráter absoluto do sentimento.

A quarta estrofe — “Se o sol continua a me aquecer, / Se os pássaros ainda anunciam o amanhecer / E se nas verdes águas do mar, / Eu continuo a te ver?” — mantém a mesma lógica. A construção é clara, e a imagem das “verdes águas do mar” é eficaz, articulando profundidade e continuidade. A pergunta final reforça o refrão emocional.

O fecho abandona a pergunta e assume a afirmação: “Não me peça o impossível! / Esquecer-te eu não consigo”. A construção é sintaticamente correta, e a enumeração que se segue — “parte de mim”, “companheiro”, “amigo”, “amor”, “poesia”, “homem”, “vida”, “abrigo” — funciona como síntese da identidade do outro na vida do sujeito poético. A estrofe final é a mais forte do poema, articulando entrega e permanência.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑amoroso de feição clássica, baseado na repetição, na enumeração sensorial e na fusão entre natureza e sentimento. A força do poema reside na coerência emocional, na cadência regular e na clareza das imagens. As fragilidades concentram-se na ocasional redundância das enumerações, em alguns termos arcaizantes e na dependência de estruturas repetitivas, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz intensa e declarativa, que transforma a impossibilidade do esquecimento em matéria poética.

Criado em: Hoje 7:46:18

Links patrocinados