512. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - ALBERT ARAUJO. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de ALBERT ARAUJO. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Deixe-me desfolhar a tua alma. Que o êxtase do amor circunde Vagarosamente o meu lago. Que o canto triste comece a sorri. Que meu instante nunca seja de Deserto... Que as flores ergam seus perfumes Pelos ares do meu céu azul. E a tua vida seja longa. Pois tu és a luz do meu arrebol. E quando estou contigo esqueço As dores e todos os lamentos. E quero ser feliz... Da terra ao firmamento. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=22272 © Luso-Poemas O poema apresenta-se como uma composição lírica de caráter declaradamente afetivo, construída em torno de imagens suaves e de uma linguagem que privilegia a harmonia emocional. A abertura — “Deixe-me desfolhar a tua alma” — estabelece de imediato o tom metafórico, recorrendo a uma imagem vegetal para sugerir intimidade e revelação. A escolha do verbo “desfolhar” é expressiva, embora possa ser interpretada como ligeiramente excessiva, pela associação entre alma e desfolhamento, que implica exposição total. A frase seguinte — “Que o êxtase do amor circunde / Vagarosamente o meu lago” — mantém a coerência imagética, mas apresenta uma oscilação entre o abstrato (“êxtase do amor”) e o concreto (“meu lago”), criando uma metáfora híbrida que funciona, embora não seja inteiramente original. A palavra “circunde” está correta, mas a construção poderia beneficiar de maior precisão para evitar que o verso se aproxime de um registo demasiado genérico. O verso “Que o canto triste comece a sorri” contém um erro gramatical evidente: “sorri” deveria ser “sorrir”. Este deslize compromete a fluidez e exige correção para manter a credibilidade formal do poema. A sequência “Que meu instante nunca seja de / Deserto...” recorre a uma imagem comum — o deserto como metáfora de vazio — e a elipse final reforça a intenção de suspensão emocional, embora o recurso seja previsível. A estrofe seguinte — “Que as flores ergam seus perfumes / Pelos ares do meu céu azul” — mantém a linha imagética naturalista, mas utiliza metáforas convencionais, amplamente presentes na poesia sentimental contemporânea. A construção é correta, mas não apresenta grande inovação. A frase “E a tua vida seja longa” introduz uma mudança de foco, deslocando o poema do eu para o outro, mas a transição é abrupta e poderia ser mais bem integrada no fluxo emocional. O verso “Pois tu és a luz do meu arrebol” é interessante pela escolha de “arrebol”, termo menos comum que “crepúsculo”, e que acrescenta alguma singularidade lexical ao poema. Ainda assim, a metáfora da luz como símbolo do amor é muito recorrente, o que limita a força expressiva. A sequência “E quando estou contigo esqueço / As dores e todos os lamentos” é clara, mas aproxima-se de um registo prosaico, pela simplicidade sintática e pela ausência de elaboração metafórica. O fecho — “E quero ser feliz... / Da terra ao firmamento.” — encerra o poema com uma aspiração ampla, mas a construção é previsível e a elipse reforça a ideia de desejo contínuo, embora sem acrescentar profundidade. A expressão “Da terra ao firmamento” é tradicional na poesia de caráter sentimental, funcionando como fórmula de totalidade, mas não apresenta novidade. Em termos de estilo, o poema enquadra-se na poesia lírica afetiva contemporânea, com forte influência da poesia romântica popular, marcada por imagens naturais, metáforas suaves e ausência de estrutura métrica rígida. A linguagem é acessível, emocional e direta, privilegiando a expressão do sentimento sobre a elaboração estética. O texto cumpre a função de transmitir ternura e desejo, mas apresenta problemas ortográficos (“sorri” por “sorrir”), algumas imagens previsíveis e uma construção sintática que, por vezes, se aproxima demasiado da prosa. Beneficiaria de maior rigor formal e de maior ousadia metafórica para alcançar maior densidade poética.
Criado em: Hoje 6:55:46
|
|
|
|
||