520. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Emídioemigrante. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Emídioemigrante. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
ESPERO O CORREIO, NÃO VEM... TARDA A CARTA DO MEU AMOR, AQUELAS LETRAS CHEIAS DE CALOR, QUE ME AQUECEM, FAZEM-ME BEM... FICO ASSIM, TRISTE, IMAGINATIVO, COMO ESTARÁ MINHA ROSANA? FAZ MAIS DE UMA SEMANA QUE EU LONGE DELA VIVO. BEIJOU-ME TANTO NA DESPEDIDA... VERTEU LÁGRIMAS DE EMOÇÃO, NO LONGO ABRAÇO DA SEPARAÇÃO, O QUE EU SENTI NO CORAÇÃO, POR MEU AMOR, MINHA AFEIÇÃO, MUDOU OS DESTINOS DA MINHA VIDA <br />Ó QUE VONTADE DE LER CARTA SUA, QUE SAUDADE DAQUELES BEIJOS... DE SENTI-LOS QUANTOS DESEJOS, DE OUVI-LA DIZER: EU SOU TUA!.. Ó CORREIO PREGUIÇOSO, QUE NÃO VENS NA MINHA RUA! EIS A VERDADE NUA E CRUA... DE NOTÍCIAS ESTOU ANSIOSO. QUERO LER E PRESSENTIR, ROSANA A FALAR BAIXINHO, NO MEU OUVIDO COM CARINHO... DIZENDO: SIGAMOS O MESMO CAMINHO... NÃO VEJO PEDRA NEM ESPINHO, CONTIGO AMOR QUERI IR!.. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=22674 © Luso-Poemas O poema inscreve-se numa tradição lírico-amorosa de forte matriz popular, explorando o tema da separação física e da espera através de um elemento hoje quase desaparecido da comunicação afetiva: a carta. A ausência de notícias torna-se o motor emocional da composição e permite construir um discurso assente na ansiedade, na saudade e na expectativa. A estrutura organiza-se em quadras e tercetos de feição tradicional, com recurso frequente à rima, o que contribui para uma musicalidade simples e acessível. A abertura — “Espero o correio, não vem... / Tarda a carta do meu amor” — apresenta imediatamente o conflito central. A situação é clara e o leitor compreende desde os primeiros versos a natureza da inquietação. A carta surge como objeto de desejo e de consolo, simbolizando a continuidade do vínculo amoroso apesar da distância. O verso “Aquelas letras cheias de calor” possui uma imagem eficaz, pois transforma a escrita numa presença afetiva capaz de aquecer e confortar. Na segunda estrofe, o sujeito poético introduz a figura de Rosana, personalizando o sentimento e conferindo maior concretização à narrativa. A expressão “Fico assim, triste, imaginativo” revela um estado psicológico credível, embora “imaginativo” surja ligeiramente deslocado, parecendo escolhido sobretudo para acomodar a rima com “vivo”. Essa tendência para sacrificar alguma naturalidade em favor da sonoridade aparece pontualmente ao longo do texto. A estrofe da despedida constitui um dos momentos mais consistentes da composição. O beijo, as lágrimas e o abraço da separação formam um conjunto imagético coerente e facilmente visualizável. Contudo, a sequência “O que eu senti no coração, / Por meu amor, minha afeição” apresenta certa redundância semântica, uma vez que “amor” e “afeição” desempenham aqui funções muito próximas. A intensidade emocional fica clara, mas a repetição conceptual reduz a economia expressiva. No plano formal, surgem alguns aspetos que merecem revisão. O texto apresenta uma quebra estrutural involuntária com a inserção literal de “<br />”, elemento que pertence ao código de formatação e não ao poema propriamente dito. A sua presença interrompe a leitura e prejudica a apresentação. Há igualmente problemas de acentuação e grafia. “Ouvi-la” deveria surgir em vez de “ouvi-la” sem hífen inadequado à estrutura original do verso, dependendo da grafia apresentada na publicação. Mais evidente ainda é “Contigo amor queri ir!”, onde “queri” deverá corresponder a “queria”. Trata-se de um erro que compromete a correção do fecho. O tratamento dado ao correio personificado — “Ó correio preguiçoso” — aproxima o texto de uma tradição lírica popular em que objetos ou elementos do quotidiano são investidos de intenções humanas. O recurso é simples, mas funcional dentro da lógica emocional da composição. Da mesma forma, a expectativa de ouvir Rosana “a falar baixinho” cria uma proximidade afetiva que reforça o caráter intimista do poema. A conclusão recupera um dos temas clássicos da poesia amorosa: a superação conjunta das dificuldades. “Não vejo pedra nem espinho” constitui uma imagem tradicional da caminhada amorosa, remetendo para obstáculos que se tornam irrelevantes perante a força do sentimento. Embora previsível, a metáfora mantém coerência com o restante desenvolvimento do texto. Em termos estilísticos, o poema enquadra-se numa poesia lírica amorosa tradicional de inspiração popular, próxima da trova e da canção sentimental. O foco principal encontra-se na expressão direta dos afetos, sem preocupação com experimentação formal ou complexidade simbólica. A principal qualidade da composição reside na construção clara do sentimento de espera e na criação de uma narrativa emocional facilmente reconhecível. As fragilidades localizam-se sobretudo em algumas redundâncias lexicais, em escolhas ocasionais subordinadas à rima e em erros gramaticais e ortográficos que beneficiariam de revisão. Ainda assim, o texto mantém unidade temática e desenvolve de forma consistente a experiência da saudade provocada pela ausência de notícias da pessoa amada.
Criado em: Hoje 16:19:43
|
|
|
|
||