« 1 (2) 3 4 »


Re: Preocupação com a escrita!
Participativo
Membro desde:
2/1/2008 22:30
De Entroncamento
Mensagens: 43
Qual é o problema com "façamos"? 1ª pessoa do Presente do Conjuntivo, "que nós façamos" Que diabo, até fui confirmar ao dicionário. Pior do que um erro é um falso erro atirado à cara como uma nódoa!
JCC

Criado em: 4/12/2008 13:59
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Participativo
Membro desde:
26/3/2009 22:31
Mensagens: 23
Fujo da linguagem academica. Meu experimento e compromisso é com a palavra.Às vêzes até escrevo no linguajar arrevesado do meu povo. A meta maior: transmitir a idéia; descobrir formas novas de dizer;simplificar para facilitar a compreensão. Agora, releixo, desconhecimento da gramatica e falta de leitura é que produz pretensa poesia. Mas, advogo que todos têm o direito de se expressar como quiser. Viva a liberdade de expressão!!!!

Criado em: 24/4/2009 23:16
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Participativo
Membro desde:
3/3/2009 3:55
De Entre Barreiro e Vila Nova de Foz Côa
Mensagens: 36
Lamentavelmente tem razão quem adverte quanto aos erros de que enfermam certos escritos que por aqui aparecem.
Até faz doer!
Para já não falar de algumas tentativas poéticas...
Interrogo-me porque se não faz uma leitura atenta antes de submeter o texto. E porque se não evitam abreviaturas como as que se usam nos sms?
Dói ler um poema onde em vez de "não" aparece "ñ", em vez de "que" se escreve "K" ou "q", em vez de "há" (verbo haver quando pretendem significar "existe") aparece escrito "à" (contracção da preposição "a" com o artigo definido feminino do singular "a").

Há dias almocei com dois amigos meus (um editor do jornal para onde escrevo e outro, um professor reformado) que me dizia exactamente o que li aí num comentário mais acima: "é pena o Luso Poemas ter tanta gente a escrever e tão pouca em cuidar de corrigir o que escreve)

Desculpem a intromissão.
Abraços

Criado em: 14/6/2009 21:00
_________________
Todos os textos publicados no espaço deste autor são idéia sua e de sua autoria e estão registados na IGAC

http://www.worldartfriends.com/pt/users/alvarogiesta
http://www.luso-poemas.net/modules/yogurt/index.php?uid=601...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Muito Participativo
Membro desde:
14/6/2009 11:28
De Montemor-o-Novo
Mensagens: 70
Concordo com um certo nível de exigência na correcção da escrita, eu própria sou um pouco perfeccionista nesse aspecto.
No entanto compreendo que a poesia pode envolver por vezes alguma distorção das regras gramaticais e penso que deve haver alguma flexibilidade neste aspecto.


Criado em: 17/6/2009 20:38
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
sem nome
Um tópico importante!

Erros, no que diz respeito à construção correcta de frases, são o que mais tenho visto por aqui. Os ortográficos também não se justificam porque demonstram falta de cuidado e desinteresse de quem publica. Como já foi dito, mas importa sublinhar, todos cometemos erros, mas há os que se podem evitar graças às ferramentas variadas que hoje temos ao nosso serviço.

Desculpem a franqueza e corrijam-me quando acharem necessário.

Cumprimentos,
Vitória.

Criado em: 17/6/2009 21:42
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Novo Membro
Membro desde:
24/6/2009 12:53
De recife
Mensagens: 4
graças a falta de leitura a grandes erros ortograficos eu não me preocuparia com tais atos de escrita de pessoas mau instruidas na falta de orientação ou de apoio. Eu nao tive muito disso. Li e leio ainda não o suficiente para tal coisa mas sou compositor a muito tempo e ainda peco em algumas coisa
mas, só na hora que estou escrevendo. Mais depois faço a correção. O problema, nao por falta de oportunidade ou de apoio familiar mas, sim por descaso dos governates asendendes
deste pais.
Assiando Sérgio Albino

Criado em: 30/6/2009 22:19
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Colaborador
Membro desde:
29/10/2008 17:21
De guimarães
Mensagens: 7238
É realmente triste que os sistemas educativos continuem a falhar na sua função básica de proporcionar a todos as ferramentas necessárias à construção de um pensamento verdadeiramente crítico e bem estruturado: ensinar a ler e a escrever. Não é só uma questão de ortografia...esse se calhar é o pior dos males...é a própria construção frásica, a coerência, a coesão, a estrutura das frases e dos textos...confesso que me vejo "à rasquinha" para perceber alguns por aqui...linguagem e pensamento estão interligados, quer queiramos quer não. Por isso é que o assunto é importante.
Quanto à liberdade artística, isso já é outro patamar...primeiro tem de se aprender a andar, só depois é que se pode correr!
Mas, ao contrário de alguns, eu não culpo quem não aprendeu, nem ataco ninguém por isso...sabem porquê? Porque isso definitivamente não vai resolver nada. Talvez este site possa também ter essa virtude pedagógica. Que se dêem os bons exemplos. Que se fomente a leitura. Que se ajude quem humildemente tem vontade de aprender. Que se estimule a prática e a troca de ideias...que se chame à atenção para que se preste atenção à língua...isso sim...talvez valha a pena. Sem pedantismos, sem exclusões, sem elitismos de qualquer espécie...com genuína vontade de aprender e de ensinar...Esta é apenas a minha humilde opinião, desta vez contaminada, se calhar, pelo facto de ser (também) professora...

Criado em: 30/6/2009 23:03
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Muito Participativo
Membro desde:
8/1/2008 22:46
De Vila Praia de Âncora
Mensagens: 51
Inteiramente de acordo com Alexis.
Abraço

Criado em: 1/7/2009 11:03
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Colaborador
Membro desde:
6/7/2009 0:42
Mensagens: 532
Escrevo porque quero ser lida, mas tenho algua dificildade perante esse assunto.

Caso algum poeta leia algo não esta gramaticamente correcto peço que me corrija*

Criado em: 29/7/2009 11:19
_________________
O Silêncio inspira-me.
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Super Participativo
Membro desde:
21/7/2009 20:05
De Porto Velho - RO
Mensagens: 120
Procuro fazer o que posso, com meu segundo grau formado no supletivo e todos as séries feitas pelo estado, mas quem não está propenso a errar? Mesmo com pressa ou preguiça ou até os mais experientes num simples deslize. Compete a quem perceber o erro avisar, sem arrogâncias ou prepotências.

Beijos

Rozana ,D ;*

Criado em: 26/9/2009 4:06
_________________
Rozana Oliver

Rooziee Oliver
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados