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sem nome
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Criado em: 7/12/2011 9:00
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Re: (Mais) Sugestões preciosas para a arte de fazer haikus ou haicais
Membro de honra
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8/9/2009 16:29
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Adorei este texto sobre os haicais. Sempre me intrigou este tipo de poesia, digo me deliciou.

Agora, Carlos pela explicação que li no outro texto que postou aqui, existem alguns exemplos de haicais que não se regem pela exigência em termos de número de silabas em cada verso, (penso que é 5, 7 e 5 num conjunto de 17 sílabas)

A escrever-se um haicai, pode-se escrevê-lo também de uma forma livre?


Adorei ler mais este

Criado em: 7/12/2011 9:51
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Re: (Mais) Sugestões preciosas para a arte de fazer haikus ou haicais
Membro de honra
Membro desde:
8/9/2009 16:29
De Lisboa
Mensagens: 2683
Carlos como experiência e pegando em versos de um poema meu, fiz este.

Diga-me a sua opinião

O Cristalino
Orvalho matinal é
Neve agora

Beijo

Criado em: 7/12/2011 12:36
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Re: (Mais) Sugestões preciosas para a arte de fazer haikus ou haicais
sem nome
haicai, haikai...

Tive apreço pelo gênero inicialmente por conta do desafio da métrica 5-7-5. Li um pouco sobre o gênero e descobri aqui do Brasil um de seus pioneiros, o Guilherme de Almeida que, embora observasse o kigo e o kireji (palavra de corte entre a duas cenas contratantes), teve a ousadia de introduzir rimas internas na estrutura.

Como eu era fascinado por rimas então, foi esse modelo que adotei. Mas não observei o kigo ou kireji, e não foquei cenas da natureza. Tive o despeito de tomar a forma apenas pela métrica e usei como um gênero lírico subjetivo como qualquer outro. Efetivamente, meus haicais seriam melhor descritos como mini-quadras.

Depois estudei melhor o gênero. Encontrei esse magnífico site brasileiro:

http://www.kakinet.com/caqui/nyumon.htm

Explica muito bem sobre a forma e conteúdo do haikai. Por coincidência, uma das primeiras antologias de haicai que publiquei no Luso tinha exatamente esse título, "Pomar de Caquis", mas eu não conhecia o site na época.

Resumindo o que aprendi depois que parei de escrever meus "haicais":

Estrutura: 3 versos em um máximo de 17 sílabas, geralmente divididas em 5-7-5

Apresentação: 2 cenas aparentemente díspares são apresentadas, deixando a cargo do leitor a compreensão de como se relacionam. Kireji é a palavra de corte usada para demarcar a separação. Ocidentais não tem nada parecido, então usam pontuação como "!" ou "--" para o corte, ou ainda talvez interjeições como "oh!"

Conteúdo: a parte zen do haicai. Kigo é uma palavra qualquer que indique a estação do ano em que nos encontramos. Cenas da natureza são o assunto predileto. Objetividade na observacao e descrição, mas com espaço para o autor experiente moldar as palavras e estrutura de modo a deixar impresso em seu breve relato do "aqui, agora" sua visão subjetiva.

Breve histórico: nasceu como a primeira estrofe dos poemas colaborativos chamados renga no kai, no Japão medieval em cerca de 1200 DC. Eram chamados hokku e escritos pelo poeta mais experiente, onde anunciava a estação do ano e o assunto geral do poema. Depois passou-se a escrever em separado, tendo expoentes como Bashô ou Issô. Em fins do século XIX, pagou a ser materia de exportação, onde pagou a se chamar haiku, um encurtamento para haikai no ku. Aqui no Brasil, chegou no começo do século passado e foi adotado e popularizado por Monteiro Lobato dentre outros. Foi chamado aqui de haicai, dentre outras razões porque k estava fora do alfabeto de então.

Quanto a títulos ou rimas, são inexistentes nos haicais históricos e desnecessários, mas não virá um samurai cortar sua barriga se você fizer uso.


Bem, isso dito, devo dizer que acho bastante difícil escrever haicais se essas regras sobre conteúdo forem seguidas rigidamente. Haicai supostamente é sobre o aqui, agora e aqui, agora não vejo peixes, plantas ou outros resquícios do mundo natural. Por que não posso escrever um haicai sobre o aqui, agora da fauna natural da selva urbana ou sobre a impressão subjetiva que algum evento causa sobre mim? E o que são a estações do ano para quem passa todos os dias no ambiente refrigerado de um escritório ao invés de um arrozal?

A forma concisa e o corte entre cenas distintas é uma poderosa mídia poética. Não acho justo limitá-la ao Japão feudal.

Criado em: 7/12/2011 13:03
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Re: (Mais) Sugestões preciosas para a arte de fazer haikus ou haicais
sem nome
Onix, me parece que você dividiu uma única frase curta em 3 linhas. Já incorri no mesmo erro.

Criado em: 7/12/2011 13:09
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Re: (Mais) Sugestões preciosas para a arte de fazer haikus ou haicais
sem nome
"para quem passa todos os dias no ambiente refrigerado de um escritório ao invés de um arrozal", (como no meu caso que viajo muito a trabalho) parabenizo-o; por ainda assim fazer desse tempo, poesia. um abraço caRIOca.
zésilveira


Criado em: 7/12/2011 13:10
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Re: (Mais) Sugestões preciosas para a arte de fazer haikus ou haicais
sem nome
E não é poesia essencialmente a expressão daquilo que não temos e pelo qual ansiamos, Zé? Nada seria melhor que escrever haicais sobre morros verdejantes e mares azuis, mas isso definitivamente contrariaria o aqui, agora zen do haicai. Seria um haicai fake e não muito diferente de chamar minhas mini-quadras de haicais. :)

Mas agradeço.

Criado em: 7/12/2011 13:26
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Re: (Mais) Sugestões preciosas para a arte de fazer haikus ou haicais
Membro de honra
Membro desde:
8/9/2009 16:29
De Lisboa
Mensagens: 2683
Agradecida UMAV

Na verdade nada sei de Haicais...

Mas gostaria muito de conseguir

Abraço

Criado em: 7/12/2011 13:27
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Re: (Mais) Sugestões preciosas para a arte de fazer haikus ou haicais
Membro de honra
Membro desde:
8/9/2009 16:29
De Lisboa
Mensagens: 2683
Agradecida Carlos e UMAV
Vou tentar a ver o que eu vou conseguir fazer. As vossas orientações são uma mais valia para quem quer aprender num espaço como este.

beijo

Criado em: 9/12/2011 12:25
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