« 1 (2)


Re: Esboço das Regras do Fórum
sem nome
"Dá o teu voto inteiro, não uma simples tira de papel, mas toda tua influência. Uma minoria é impotente enquanto se conforma à maioria, nem chega a ser uma minoria então, mas torna-se irresistível quando se põe a obstruir com todo o seu peso. Se a alternativa for a de manter todos os homens justos na prisão ou desistir da guerra e da escravidão, o Estado não hesitará em sua escolha. Se mil homens se recusassem a pagar seus impostos este ano, esta
não seria uma medida violenta e sangrenta, como seria a de pagá-los e permitir ao Estado cometer violências e derramar sangue inocente. Esta é, de fato, a definição de uma evolução pacífica, se tal for possível. Se o coletor de impostos ou qualquer outro funcionário público perguntar-me, como um deles já o fez, "Mas o que devo fazer?", minha resposta será: "Se deseja realmente fazer algo, peça demissão". Quando o súdito recusar sua lealdade e o funcionário demitir-se de seu cargo, então a revolução terá se realizado. Mas suponhamos, até, que deva correr sangue. Já não se derrama uma espécie de sangue quando a consciência é ferida? Através deste ferimento esvai-se a verdadeira coragem e imortalidade de um homem, e ele sangra até a
morte."
- Henry Thoreau
em A Desobediência Civil


este trecho, principalmente, foi uma das coisas
que me motivou a sair. e depois que reli o livro.
ando muito anárquico ultimamente.

abraço, jaber.

Criado em: 7/5/2012 19:41
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
Da casa!
Membro desde:
25/8/2011 18:18
De santamariadafeira.pt
Mensagens: 467
Se o Fórum é um espaço de discussão de ideias, que implicam pessoas reais que as defendem, tem de imperar o respeito por ambos, mesmo que acaloradamente, não se pode insultar, ofender ou tentar diminuir ou discriminar o outro. A discussão tem de ser feita com elevação.
Espécie de "bullying" virtual é só por si ofensivo e, em debate, é inadmissível.
Agora, se querem fazer no Fórum caricaturas, sátira, aí terão de pelo menos, não nomear direta e explicitamente os visados da crítica, uma vez que a caricatura é a arte do exagero, mas isso já entra no domínio da arte literária e não da opinião.
Acho que se o putativo ofendido não se queixar, deve-se deixar correr, caso contrário, ter-se-ão de tomar medidas (por moderador ou outro) no sentido de se resolver imediatamente a situação e repor a normalidade, a paz, o respeito, nem que se tenha de apagar seja o que for e ponto final.
Quem quer, quer; quem não quer, andex!
Será por aí.
uersus

Criado em: 7/5/2012 20:09
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
Administrador
Membro desde:
27/10/2006 19:09
De Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2097
Este tópico fede ao que é: uma forma de alguém na administração se mascarar de moderador mas esqueceu-se de disfarçar os tiques que já são sobejamente conhecidos.

Isto que foi publicado é um esboço para dar conhecimento às pessoas ou é uma proposta que se possa discutir? Sinceramente, com isto já se foi a minha ideia de termos um moderador apartidário e que cultivasse o bom senso. Regras? Sim. Mas assim não!

Valdevinoxis

Criado em: 8/5/2012 19:48
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
Moderador
Membro desde:
23/4/2012 8:55
Mensagens: 4
Encontramos uma definição para insulto no fórum de discussão da Wikipédia em português:

"Insulto pode ser adjectivação pejorativa da pessoa do interlocutor e acusações infundadas a terceiros, além da possibilidade de análise futura de outras opções."


Como vista neste link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3 ... %C3%A7%C3%A3o_de_insultos


Gostaríamos de terminar a discussão sobre as regras
com um mínimo possível de proibições e/ou imposições
para construir um espaço aprazível de discussão.



A Moderação

Criado em: 13/5/2012 1:46
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
sem nome
Olá.

Se me permitem, encontrei este artigo que pode nos dar direção sobre o que considerar insulto.

"...Para a espécie humana, no entanto, o verdadeiro insulto nasceu quando nosso bisavô troglodita deixou cair o porrete e a pedra que trazia nas mãos e experimentou atingir seu oponente com alguma palavra bem cabeluda, vendo, com satisfação, que isso deixava o ouvinte furioso. Estava aberto o campo para a experimentação.
Essa evolução da agressão física para a verbal está presente na história do próprio vocábulo insulto. Em Latim, insultare significava, literalmente, "atacar, acometer alguém, pular sobre ele". O ataque era puramente físico, sem envolver palavras (a não ser, talvez, por um ou outro grito de entusiasmo...). É significativo que este verbo fosse irmão de saltare, de onde recebemos assalto e salteador, entre outros. Pouco a pouco, os próprios romanos começaram a usar insultare no sentido de um ataque puramente verbal, como hoje conhecemos. O insulto típico trata de atribuir ao insultado alguma qualidade reconhecidamente negativa. As áreas mais exploradas, na nossa cultura, são a pouca inteligência (burro, lorpa, estúpido, tolo, coió), a sanidade mental (louco, maluco, tantã), a prática de atos condenáveis (ladrão, vigarista, corrupto) e comportamento sexual visto como censurável (puta, veado, broxa). Como o insulto reflete um conjunto de crenças compartilhado por uma comunidade num determinado momento, é natural que de uma época para outra ou de uma região para outra haja consideráveis divergências entre o que é insultuoso ou não. Da imensa lista de vocábulos que podem ser proferidos com intenção (e efeito!) insultuosa, destacamos alguns que têm uma história parecida: nasceram sem malícia, mas terminaram fazeram parte das ofensas mais comuns de nosso idioma."

Claudio Moreno - Concluiu o curso de Letras da UFRGS,com habilitação em Português e Grego. Em 1972 ingressou como docente no Instituto de Letras da mesma universidade, tendo sido responsável por várias disciplinas nos cursos de Letras e de Jornalismo, assim como pela disciplina de Redação para os cursos de Pós-Graduação de Medicina. Em 1977, concluiu o mestrado em Língua Portuguesa com a dissertação Os Diminutivos em -inho e -zinho e a Delimitação do Vocábulo Nominal no Português; em 1997, obteve o título de Doutor em Letras com a tese Morfologia Nominal do Português.

Texto completo disponível em:
wp.clicrbs.com.br/sualingua/2009/05/07/palavras-que-insultam/


Então, insultar é atribuir a outro (usuário) qualidade reconhecidamente negativa que façam referência à inteligência, sanidade mental, moral, sexualidade, religião, etnia ou cultura, com a intenção de ofender, desmerecer ou causar constrangimento.

Considerando que às vezes, por uma questão de interpretação, um desentendimento pode ser desencadeado, minha sugestão é que os envolvidos busquem os esclarecimentos necessários, antes de qualquer manifestação em resposta ao possível insulto, o que pode ser feito por PM, numa atitude coerente e civilizada, entretanto, comprovando-se que não se trata de "mal entendido" a pessoa que foi alvo dos insultos, envia para o administrador um e.mail,informando o ocorrido e solicitando providências.Estando explícito o insulto, em qualquer área do site, algumas providências poderiam ser tomadas de imediato quando tratarem-se de homofobia, xenofobia e outros considerados de maior gravidade por não estar de acordo com a moral social,ética e as leis da maioria dos países lusófonos. Como por exemplo, a retirada do texto ofensivo pelo administrador(o site não pode e não deve compactuar com tais atitudes), mediante a aviso e justificativa ao autor do texto insultuoso,advertindo-o na primeira infração.

A reincidência motivaria suspensão por 10 dias(por exemplo)e no caso de sucessivas reincidências(Talvez devesse se definir quantas), o autor seria convidado a desligar-se do site por ter dificuldade em atender aos requisitos que regem a boa convivência e que contribuem para o melhor desenvolvimento das atividades no site.

Obs:
Definir níveis de gravidade é tarefa difícil, visto que cada pessoa assimila as coisas, emocionalmente, de maneiras diferentes.O que é ofensa para um, pode não ser para outro, mas em qualquer nível sempre há prejuízos de ordem emocional ...

O que acham?



Abraços a todos.

Criado em: 13/5/2012 6:23
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
Membro de honra
Membro desde:
17/7/2008 21:41
Mensagens: 2207
Ai!, a palavra "insulto", que uma vez me "inspirou" este soneto:


digo insulto é de gente ajuntamento
diz-se assim pelas bandas do alentejo
ah palavra que és linda como o vento
tratada com carinho como um beijo

digo insulto que diz estardalhaço
do outro lado do atlântico ah palavra
que às vezes mais pareces como um chaço
ou como terra só que ninguém lavra

digo insulto à portuga e o que procuro
a agressão violenta o vitupério
mas se procuro e nada encontro é duro
e ninguém mas ninguém me leva a sério

porra para a palavra sorrateira
esta língua é mesmo traiçoeira


Xavier Zarco


Criado em: 13/5/2012 8:54
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
Membro de honra
Membro desde:
1/12/2007 10:08
De Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7071
SOCIEDADE DE LIBERDADE LIMITADA

Criado em: 13/5/2012 12:25
_________________
SOU COMO SOU E NÃO COMO OS OUTROS QUEIRAM QUE EU SEJA

Sociedade Portuguesa de Autores a Lisboa
AUTOR Nº 16430
http://sacavempoesia.blogspot.com em português
http://monplaisiramoi.eklablog.com. contos para as crianças de 3 à 103 ans
http://a...
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados