comentário a " Trova(dor) e "Never More" de Gyl
Administrador
Membro desde:
15/2/2007 12:46
De Porto
Mensagens: 3598
Falar a poesia de Gyl Ferrys é para mim como fazer espeleologia, tal é o prazer que compromete.me, colocando.me em perigo e ao mesmo tempo a adrenalina dependência desse hormonio natural.
Falo desta vez da poesia de Gyl, como espero fazer de tantos outros poetas/poemas desta casa que igualmente alimentam minha dependência poética.

Escolho os poemas "Trova(dor) e "Never More" como poderia ter escolhido outros em toda a obra que aqui partilha.
Como anteriormente disse: " não é um poema que faz um poeta"

No poema "Trova(dor)" é fácil perceber que o eu.poeta visualiza.se a si mesmo. O amor, a paixão que tem pela poesia. Sua fraqueza humana que lhe permite escrever a morte de mãos vazias (já sem pena e tinta) , mas sem sofrimento.

" No futuro...
...trovador."

No poema "Never More", encontro a adequação das palavras à ideia. Todo o poema é de uma diversidade de processos eloquentes e versificatórios.
Remete o leitor a outros autores influenciadores não só do autor, mas porventura do leitor, é como exista uma simbiose.

Porque não sou critica.literária, estou isenta da neutralidade de análise e em " Never More" faz alusão a um dos meus escritores de eleição : Edgar allan Poe. Curiosamente neste poema encontro tempero gótico.

" Voa corvo de allan..."


O autor Gyl na minha opinião vale a pena demorar a ler seus escritos.

Post.scriptum

Gyl, espero que não fiques aborrecido pela minha análise e que tenha trazido para a "galeria dos imortais" como gosto de chamar a este tópico de excelêcia " espaço crítico "

atenciosamente
HC











Criado em: 9/5/2023 10:31
_________________
" An ye harm none, do what ye will "
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: comentário a " Trova(dor) e "Never More" P/ Horroris Causa

Membro desde:
7/8/2009 23:29
De Brasil
Mensagens: 16075
Bom dia, poetisa amiga! Fiquei muito feliz com a sua excelente e primorosa crítica literária. Oxalá que haja mais críticas assim, iguais a tua, as do Rogério Beça , Benjamin, Ricardo C, Mr. Sergius, Jorge Santos, entre outros tantos talentos que abundam por esse adorável sítio literário. O Luso agradece e engrandece com integrantes tão interativos, ativos e participativos. As críticas literárias trazem motivação e incentivos aos participantes amadores que somos, mesmo que não sejam críticas positivas, pois são nas deficiências que buscamos a eficiência, no Inferno que buscamos o Céu, talqualmente Kandata buscou o fio da aranha naquele famoso conto budista. Sabe, Horroris Causa, é muito satisfatório receber um olhar crítico de pessoas iguais a ti e de outras tão talentosas quanto. Ainda mais que a nossa intenção aqui não é pecuniária: É simplesmente pelo amor à escrita , à boa leitura e à boa poesia. O melhor pagamento que posso ter, além da satisfação de parir meus versinhos, é ser agraciado por palavras amigas e sinceras iguais a tua e de de nossos companheiros Lusospoetas. Isso massageia o ego, acalenta a alma e preenche qualquer vazio que há no coração. Muito obrigado pela crítica, pela interação e pela participação ativa no site. Era disso que esta casa precisava.

PS: Continue sendo audaciosa, assertiva e interativa assim. Enxerga mais longe quem sobe em ombros de gigantes, tais quais quais os grandes críticos que povoam essa casa literária.

Criado em: 9/5/2023 15:44
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: comentário a " Trova(dor) e "Never More" P/ Gyl
Administrador
Membro desde:
15/2/2007 12:46
De Porto
Mensagens: 3598
olá Gyl

certamente haverá muitos outros poetas desta casa que pelas mais variadas razões deveriam ou deverão estar neste tópico.
tu a meu ver já deverias. estás. e outros virão seja quem seja que o faça.
atenciosamente
HC


Criado em: 10/5/2023 17:43
_________________
" An ye harm none, do what ye will "
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: comentário a " Trova(dor) e "Never More" de Gyl

Membro desde:
22/8/2009 3:28
De Porto
Mensagens: 3357
Parabéns Horroriscausa pela bela e merecida critica à poesia do Gyl, é muito bem merecida e assino por baixo tudo o que dizes.
é preciso que outros também o façam, confesso que não tenho grande aptidão para a critica mas gosto e aprecio que as faz seja no bom ou no menos bom, desde que isso contribua para o crescimento do poeta.

beijinhos aos dois

Criado em: 13/5/2023 16:37
_________________
A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.
Aristóteles

meu Blog - http://amanhecer-palavrasousadas.blogspot.com

Blog da Lavra...Boletim de Poesia - http://lavraboletimdepoesia.blogspot.com/

@cartascemremetente
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados