Contos : 

A MINHA LENDA DO OUTONO

 
A MINHA LENDA DO OUTONO
 
( CONTO MITOLÓGICO LIVRE )


Ferônia era a deusa grega dos bosques, florestas e fontes. Os romanos lhe atribuíam também, o poder sobre o fogo e vulcões. Os camponeses que a veneravam, erguiam templos perto de lagos termais, onde a água quente era usada como curativa, abençoada pela deusa do calor.

*********

Certa vez, Ferônia veio dar uma olhada em seu templo, recém erguido pelos iniciados e camponeses da região. Teria de ter uma pira ao centro, era sua exigência. Satisfeita com o que viu, foi então até uam de sua fontes termais para banhar-se, o calor que emanava nesses locais, dava mais força para sua natureza divina e poderosa...
Despiu-se dos trajes brancos finos e entrou na água. Não percebeu os olhares fixos, de alguns homens humildes que sonhavam em tocá-la.
Glauco, um dos deuses marinhos, veio ter com ela ali. Eles se amavam em segredo.
Se sabia: Deuses tinham tantas virtudes quanto defeitos de caráter, assim como os seres humanos que os veneravam. O ciúme era o principal sentimento de discórdia entr e eles.
Como Ferônia era muito linda e Glauco estava apaixonado pela deusa, se alguém soubesse no Monte Olimpo, seria um sério problema para ambos, visto que eles já tinham seus cônjuges...

Hécuba, a deusa da fertilidade, passava por perto e viu os dois amantes dentro das águas termais fazendo amor... Sem pestanejar, pois esse era o momento certo para usar de seus poderes, ela enviou um jato luminoso sobre o casal, realizando assim, a profecia de Heleno (seu filho e de Príamo):

" Quando o calor gerado pela deusa, tocar o corpo frio, de um deus marinho, novo ser surgirá "

Estava feito: Ferônia geraria então um novo ser, um deus como os pais, mas com as características de ambos: O calor e o frio. No que daria essa mistura? Um deus que seria chamado de Outono, semelhante ao clima dessa estação, nem fria tampouco quente.

Fátima Abreu
 
Autor
FátimaAbreu
 
Texto
Data
Leituras
1112
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.