Frases e Pensamentos : 

EDUCAÇÃO OU MARGINALIDADE

 
Tags:  respeito    educação    professor    hierarquia    patamar  
 
Sou professora, e costumo ler muito para me aperfeiçoar sempre e mais no sentido de EDUCAÇÃO. Numa das leituras, pude perceber que os "especialistas em Educação" orientam para que nossos aluninhos, desde os primeiros anos de escola, se acostumem a chamar o professor pelo nome, porque ninguém é superior nem inferior ao outro. Ora, isso é colocar todos num mesmo patamar, e jogar fora toda a vivência do adulto num saco de lixo, só para contentar pseudos-educadores de plantão. Creio que uma certa hierarquia é muito necessária, não somente na escola, como em todas as instituições públicas do País. Até por causa do respeito, valor que vai se perdendo, se todo mundo é todo mundo, e o professor não puder ser distinguido pelo mérito de ser EDUCADOR, e não um marginal qualquer.

Saleti Hartmann
Professora/Pedagoga e Poeta
Cândido Godói-RS

 
Autor
SALETI HARTMANN
 
Texto
Data
Leituras
742
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
1
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/01/2016 11:59  Atualizado: 11/01/2016 12:02
 Re: EDUCAÇÃO OU MARGINALIDADE
Hoje vivemos em um mundo onde sequer os gestos tem sentido. Um educação que promove a construir pessoas e não cidadão, conduta e valores não existem mais, aflora-se o desrespeito com os docentes de um a maneira que a fragilidade do sistema educacional da sentido. Os professores são massacrados de uma certa maneira que os alunos é que tem a razão em tudo. Isso se chama inversão de valores. A escola nunca foi feita para educar, a educação tem que ser formalizada em casa, do berço.

Um dos instrumentos que ajudou a desvalorizar e ainda mais a educação foi o Eca, que tira totalmente a autoridade dos pais em educar com isso a negatividade se transforma no planto escolar

O professor é desvalorizado pelo próprio governo que implantou esse tal de, A progressão continuada, é um processo que foi criado somente para eliminar repetências, os alunos passam sem saber ler, sem ter em si a hermenêutica, a epistemológica, com a interpretação de textos e a ontológica, que remete para a interpretação de uma realidade. Sem a capacidade de critica de opinar sua criticidade, sem saber observar a real

Cada indivíduo é o sujeito de sua própria educação, cabendo descobrir seu próprio caminho. Nessa descoberta o educador desempenha um papel essencial. Mas nem sempre e nem todo professor é um educador, pois também precisa encontrar seu caminho.
Atualmente, discute-se muito a necessidade de valorização do educador. Valorizar o professor significa criar condições para que ele exerça plenamente sua função de educador, ou seja, aquela pessoa que auxilia o educando a descobrir a si mesmo.

Temos que ter uma educação com eficácia hoje, para alcançarmos um educar eficiente no amanhã

martisns



Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática

Paulo Freire