Crónicas : 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS NOSSOS JOVENS???

 
Tags:  vida    tristeza    alma    depressÃo    jovens    Famílias  
 

Geralmente, líamos, escutávamos e tínhamos informações sobre jovens em depressão, vindas de longe, das cidades grandes.

Mas, atualmente, ficamos sabendo de jovens em estado de tristeza, desilusão e apatia, aqui, muito perto de nós. Jovens que falam a outros jovens que estão com vontade de "se matar", de desistir da vida... dos sonhos... planos....

... porque ninguém gosta deles, porque se sentem solitários, ou até porque "são feios".

Essas são as expressões que ouvimos destes jovens, agora, perto de nós, em pleno Terceiro Milênio, era "mágica" da tecnologia, outrora cantada como "admirável mundo novo"!!!!

O que está acontecendo com os nossos jovens???

Aqui, na vida interiorana, onde temos tudo para sermos até felizes, para termos serenidade, para tecermos planos e sonhos, nesta que consideramos uma das idades mais lindas do Ser Humano, junto com a infância.

Mas, até a infância já sofre com depressão, tristeza, e chora sem motivos aparentes, perante adultos insensíveis.

Venho de um tempo e de uma geração que era feliz com pouco. Não tínhamos esse aparato tecnológico que existe hoje. A vida era mais simples e menos estressada.

Amávamos nossas famílias, e sabíamos que éramos amados.

A solidão não existia, pois sempre tinha alguém para uma boa conversa, um livro para ler em silêncio, uma caminhada tranquila no meio da natureza.

Sabíamos também que poderíamos ser felizes sendo bonitos ou feios, aliás, aprendíamos que a verdadeira beleza sempre vem da alma... do coração... da boa índole.

O jovem precisa aprender que precisa e pode ser feliz, seja qual for a circunstância em que vive.

Precisa compreender e aceitar que ninguém, de fora dele, vai trazer a felicidade pronta, ninguém a não ser ele mesmo tem de construir essa felicidade, tirando força e energia de dentro de si mesmo, sem depender do que outros falem ou façam em relação à sua beleza ou não beleza.

Se sente solidão, procure se engajar em um programa social, onde outros jovens já encontram sentido e motivo de viver.

Em todas as cidades do interior, existem programas sociais de visitas a orfanatos, hospitais, asilos.... ou de ajuda a crianças que não conhecem o amor em suas vidas.

Os jovens que participam destes programas se sentem felizes, realizados e aprendem a viver fraternamente, ajudando e sendo ajudados, descobrindo que a vida só pode ser bem vivida, se partilhada de alguma forma positiva e sadia com "o outro"....

Querido jovem...não desista jamais da tua vida tão linda, sem antes ter tentado todas as maneiras de ser feliz. E basta tão pouco, para ser feliz!!!!

Procure dentro de ti a energia para reagir à tristeza, à solidão e também ao abandono que outros jovens te deixam.

Somente dentro de cada pessoa existe essa Luz, essa Força para superar tudo.

Nunca mais procure fora de ti, ao teu redor, ou com outra pessoa, o verdadeiro Milagre de superação que está dentro da tua alma, da tua mente e coração.

Não seja velho antes da hora.

Procure ser feliz e sereno em todas as fases da tua vida.

Isso é possível!!!

Está dentro de TI!!!

Saleti Hartmann
Professora e Poeta
Cândido Godói-RS


 
Autor
SALETI HARTMANN
 
Texto
Data
Leituras
581
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/09/2019 17:25  Atualizado: 13/09/2019 17:25
 Re: O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS NOSSOS JOVENS???
li o seu texto e... eu diria que os nossos jovens estão melhor hoje que ontem. de modo geral claro. há excepções mas sempre existiram e sempre existirão excepções. os tempos são outros. onde vivo, e este ano em particular mais que os lhe que antecederam, infelizmente tem-se registado um numero anormal de suicídios, mas nas camadas mais idosas. deve-se creio à pobreza, às más condições de vida. não consigo ter uma visão de que dantes é que era bom. dantes era pior. penso. agora... há de tudo no mundo. o fim de semana passado por exemplo pude ver muita miséria, jovens em estado de coma alcoólico... uma desgraça, nem é bom. ainda assim contas feitas, o saldo hoje é mais positivo para os jovens que há quarenta anos atrás. boa tarde amiga

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/09/2019 20:51  Atualizado: 13/09/2019 20:52
 Re: O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS NOSSOS JOVENS???
.
“A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, despreza a autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Os nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos pais, são simplesmente maus”.
Sócrates (470-399 a.C.)

“Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível”.
Hesíodo (720 a.C.)

“O nosso mundo atingiu o seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais os pais. O fim do mundo não pode estar muito longe”.
Sacerdote anónimo (2000 a.C.)

“Esta juventude está estragada até ao fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Eles nunca serão como a juventude de antigamente… A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura”.
Inscrição em vaso de argila, descoberto nas ruínas da Babilónia, com mais de 4000 anos

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 14/09/2019 03:11  Atualizado: 14/09/2019 03:12
 Re: O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS NOSSOS JOVENS???
o ser humano foi e é um lugar fodido. temos a mania que somos bons, os melhores. no entanto a nossa juventude de uma forma geral está melhor hoje. mais bem educada e preparada para enfrentar o futuro. de uma forma geral também mais sensível. e quando isso não acontece a culpa é nossa porque fomos nós que os educamos. somos uns ignorantes e vaidosos. nós não temos amor próprio, temos vaidade, algo altamente corrosivo. ser humano não é preciso. viva a insanidade. eu tenho esperança no futuro. mas sei que o presente é filho do passado e o futuro será o que quisermos. é claro, se continuarmos doentes o futuro será um morto que bate na mulher. agora se formos pessoas de bem e erradicarmos a estupidez trocando-a pela inteligência então o futuro será promissor. e não me venham falar do coração, não adianta. o coração é doente. tem de haver uma ponte entre ele a cabeça senão passamos ao estado de perigosos. ninguém vive bem decapitado.