Contos -> Humor : 

Verdade Mintirosa

 
Tags:  verdade    humor    mentira    conto    mentirosa  
 
Acordou cedo, foi na padaria, fez café, fez o dejejum, tomou banho, beijou a mulher e saiu. Na metade da quadra percebeu o pneu furado. Mas havia tempo. Abriu o porta-malas, armou o triângulo, posicionou o macaco e cadê o estepe? Não estava lá. Com certeza o malandro do cunhado tinha tirado e talvez até vendido... Resolveu arriscar ir devagarinho até a borracharia. "Tem jeito mais não! o senhor empenou o aro. E como é de liga-leve, agora só na retifica. Tinha que ficar parado lá".

O tempo ainda estava bom, só precisava agir com pressa. Deixou o carro ali mesmo. Pegou a pasta e alguns outros itens e partiu para a estação de metrô. Passou o cartão pra pagar os tickets: "Cartão vencido". Vencera no dia anterior... No bolso nenhum vintém... Voo pra casa pra pegar dinheiro e deu com a cara na porta trancada; a mulher já tinha saído e sua chave estava no carro, na borracharia. Agora sim, não dava mais tempo de chegar no trabalho sem atraso. Mas correu até a borracharia, apanhou a chave e ai começou uma chuvinha fina. Apanhou o dinheiro e ai a chuva já era grossa. Por sorte tinha um guarda-chuva "zerado" que comprara de um ambulante.

Saiu correndo até o ponto de táxi (era o único jeito, agora). Nem andou duas quadras um acidente bloqueava a avenida. Pagou o táxi e cruzou o tumulto à pé, sob forte chuva. Quando se aproximava de um outro táxi um ônibus passou em alta velocidade sobre uma poça de lama. Banho total. Não poderia ser... tudo estava conspirando. Mas ele era persistente. Tomou o táxi, foi em casa, se limpou, trocou de roupa e segui determinado para aquilo que ele considerava sagrado. No caminho ia ensaiando o que dizer : "Chefe, o sr. não vai acreditar... acordei cedo... fui a padaria..."; Não não precisava dizer isso. Talvez apenas "Chefe desculpa o atraso é que aconteceram muitas coisas hoje pela manhã..." e ai poderia continuar. E se o chefe não acreditasse?

Duas horas de atraso e ele na frente do chefe: "Bom dia chefe!". "Seria bom dia mesmo, seu Juca, se o senhor tivesse chegado no horário. Que aconteceu?"... Coçou o queixo, o nariz, a orelha e a testa e respondeu... "Tomei umas e outras ontem e acordei numa ressaca...". "Tá bom seu Juca! tem problema não. O senhor é dos meus! Falando a verdade assim vai longe. Ainda bem que o senhor não veio com historia de pneu furado, ônibus lotado... Ainda bem!"

Publicado originalmente no Recanto das Letras em 06/07/2014 com o mesmo título:
https://chagoso.com/visualizar.php?idt=4871906
 
Autor
chagoso
Autor
 
Texto
Data
Leituras
438
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.