Textos -> Crítica : 

CAUSAS E EFEITOS DAS... LEIS!

 
Tags:  www.luso-poemas.net  
 
As leis são prescrições emanadas de uma autoridade legítima e, uma solução seqüente e necessária entre Causa e Efeito.

As Causas são as origens, princípios e, a Razão de algo.

Os efeitos são as conseqüências da dedução e, dos resultados de alguma coisa.
O Baixo-astral é a tristeza depressiva e, de desânimo.

No auge dos meus 71 anos de existência, estive efetuando policiamento militar e civil, além de ter trabalhado como perito “ad-hoc” e escrivão em muitos inquéritos e processos sumários, bem como, no Fórum da minha Comarca, por longos anos.No meu tempo na ativa, de 1943 até 1987, tomei conhecimento de inúmeros crimes hediondos, em suas diversas fases de ocorrências policiais escritas, com, quase todos Eles, tendo um motivo gerador, entretanto, de umas décadas para cá, os Crimes, em sua maioria, são inconseqüentes e, sem um motivo para a sua prática contra vítimas inocentes e/ou, despreparadas para se livrarem Deles e, pior! Estão matando as Crianças e, com isso, o nosso futuro!

No recôndito dos meus aposentos, perambulando, mentalmente, no baixo-astral à procura de aprimorar uma Causa a respeito de tanta barbaridade, como vêm ocorrendo, onde, por qualquer motivo, até válido, praticam a invalidade, excluindo vítimas inocentes ou, dilapidando-as em seus bens materiais, encontrei, Empiricamente e com base na minha maturidade, os seguintes tópicos:

—As Policias idôneas estão acorrentadas nos seus regulamentos de antanho, valendo na modernidade atual.
—As Leis e Regulamentos, se perderam em seus artigos e parágrafos obsoletos, a maioria da “Era Vargas”, portanto, antes dos Jatos e do Homem ter ido a lua (sem conhecer bem o seu planeta), todavia, servindo de lastro para os inquéritos e processos contra os criminosos e, o posterior julgamento com centenas de recursos esquivos à condenação final.
—As Famílias e as Religiões (com honrosas exceções) não estão cuidando, de formas ilibadas, dos seus dependentes ou fiéis!
—As Escolas em geral, inclusive Faculdades, não estão orientando, magistralmente, aos seus alunos, os ensinando a se livrarem das armadilhas diuturnas vindas a Eles pelos marginais inseridos na sociedade.
—Os ditos “Superiores”, inclusive dos Governos federais e estaduais e, das Igrejas, se acercando de maus assessores à espera de benesses ao seu favor ou, ao em vez de punir os seus subordinados faltosos, até com a demissão sumária nos crimes de faltas defectíveis ou enxovalhantes, se limitando, apenas, a se usufruírem dos “Salários” mais vultosos, sem administrar o seu Saber aos de escalão mais abaixo.

Esperando não ter ferido melindres, acredito, piamente, que o maior comparsa, ou, poder compassivo, que os criminosos Têm em seus desatinos contra todos nós é, exatamente, as nossas Leis arcaicas, que os beneficiam, em todos os momentos, em desfavor das suas vítimas e, por via de conseqüência, de todos nós!

Mudem as Leis! Com a participação da sociedade em um todo, dando as suas opiniões generalizadas que, após uma análise criteriosa, por parte dos legisladores, serão aceitas e/ou, não!Enquanto estivermos sujeitos as Leis arcaicas, estaremos nas mãos dos infratores Delas, os ajudando a fugirem das condenações e contenções dos seus atos animalescos.

Não é a minha intenção desmerecer as Leis vigentes, pois, Elas, foram excelentes na sua época, mas, são inertes na atualidade. Para modificá-las basta, tão somente, dissecar cada um dos seus artigos os modernizando para, na nossa época, fazerem os efeitos, antes, pretendidos.

Sem ser saudosista, devo dizer-lhes que, até a bem poucos anos, um Ladrão, Homossexual, Estuprador, Assassino etc. não se vangloriava, em público, dos seus maus atos! Hoje! Eles o fazem, fora dos seus camaradas, como se, isso, fosse normal!

Se você me compreendeu, lendo o meu texto até este final, nos moldes nele inserido, não tenho como fazer nenhum comentário conclusivo, pelas duas razões indiscutíveis a seguir:
Se, ao ler, não conseguiu dar o “salto para a sabedoria”, no mínimo, somos iguais ou parecidos, e... Aos pares, não se esclarece, instrui ou transmite conhecimentos!
Se você conseguiu achar outros caminhos (mentais) lhe proporcionando evidenciar uma forma mais condizente de modificar, modernizando, as nossas leis, a partir de então, me considero um seu aluno e... Ao professor não se aplica o Fechamento ou posfácio!

Sebastião Antônio Baracho.
conanbaracho@uol.com.br

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
866
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.