Textos -> Crítica : 

CAMINHOS POLÊMICOS!

 
Tags:  www.luso-poemas.net  
 
As Estradas não nos levam a lugar nenhum! Elas são estáticas em repouso firme sobre as suas bases variáveis, sendo um caminho público a delinear o rumo ou a direção do nosso destino a ser seguido.

É comum, ouvirmos alguém dizer que os caminhos da vida devem ser analisados, criteriosamente, para um prosseguimento viável e... Aceitável! No meu entender empírico, tal informação não é correta, pois, não se pode basear em algo que não nos leve a nenhum lugar! Definição essa, por entender que “estrada” e “caminho” são análogos ou, parentes próximos. O mais correto, seria dizer: Examinem os caminhos a serem percorridos, evitando os seus engodos para, em seguida, percorrer os idôneos em direção da sua meta pretendida!

Na nossa existência terrena neste planeta nos doado por Deus, muitas comparações se equiparam ou, aproximam das acima especificadas. Eis algumas em tópicos:

—“Amar e ser amado!”. Há várias formas de amar, pois, às vezes, amamos aos nossos inimigos, sem, Deles o ser! / Uma pessoa pode amar a outras pelo seu físico e, um outro, pela sua posse financeira, etc.
—“Perdoar aos nossos inimigos! Assim como nós os perdoaremos!” / Eu posso perdoar aos meus inimigos, todavia, não devo pedir perdão se não lhes fiz nenhum Mal.
—Juízes, Delegados, Oficiais superiores, Políticos, advogados etc. Terem prisões especiais e, regalias jurisprudenciais! Quando, na verdade, deveriam ser os primeiros a não cometerem crimes e delitos e, darem exemplos do bom proceder a Todos.
—Dízimos sendo cobrados, aos milhões e, usados em construções faraônicas e, até, sendo enviado para Roma! Com a maioria dos fiéis contribuintes passando carências financeiras e, até, de alimentos! (“Ananias” deverá estar magoado com tal dispersão errônea em desfavor dos mais pobres).
—Preferências, em geral, sendo dada aos poderosos, com discordância com quem, realmente, precise ser atendida de imediato.
—Leis, sendo acionadas por reclamantes, com, Quem têm a obrigação de executá-las integralmente, se mantendo em seus cargos e funções à espera de ser convocado para fazê-la cumprir!
—Delegacias, Quartéis, Governo, Hotéis, Alimentos, Políticos etc. se subdividindo em classes de categorias para o atendimento aos que os procuram, mas, Todos Eles, com as suas definições específicas, poderiam atender a Todos, nem que seja de forma inicial e, depois do atendimento, mandar o solicitante para a repartição ou, lugar aliado e, apropriado.
—“Há Males que vem para o Bem!” Nem sempre! De quando em vez, quando o Mal está cerceado pelo Bem, Ele é contido no seu âmago, onde, só lá! Tem autonomia. Há poucos anos, alguém exterminou as Zonas Boêmias das capitais e cidades, imaginando estar fazendo o Bem... Ledo engano! A prostituição, por isso, se generalizou nos meandros das populações, fazendo o Mal mascarado e... Crescente! Com o término das Zonas boêmias, aonde as prostitutas eram contidas ao ponto de, até para saírem à passeio terem que ter ordens do policiamento, Elas se misturaram com a sociedade, à chamuscando a moral e, sem serem, totalmente, identificadas.

Vou parar por aqui, com receio de ferir mais melindres, porém, quem, de mim, discordar, que vista a “carapuça” e se apresente!

Apesar do meu desabafo, devo dizer que o ser humano é enigmático nos seus procederes, por isso, apresento, a seguir, um inédito poema meu:

SOMOS...NADA!

É patente o nosso avesso
No desdobrar do nada
Nas prateleiras da vida
De nosso âmago corrupto.

É visível às nossas falhas
Na solução dos problemas
Do mister da existência
Do nosso saber tacanho.

É ilusória a nossa pressa
Acumulando riquezas
Em piso de barro terreno
Da nossa ânsia desmedida.

É bisonho nosso esforço
Na procura do perfeito
Na miscelânea humana
Que cerceia o direito!

É vã a nossa luta
Lapidando o giz
De nossas falhas:
Procurando o cerne...

A nossa honra é como giz
Ao qual queiramos afiar,
A cada corte lhe feito...
Espalhamos o pó pelo ar!

Sebastião Antônio Baracho.
conanbaracho@uol.com.br

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
2419
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.