Crónicas : 

Dependência

 
Tags:  sentimentos  
 
Existem várias formas de dependência e consequentemente casos específicos. De qualquer forma em todos os aspectos ela não é muito saudável, salvo aquela pela qual a natureza dos acontecimentos não pode ser alterada que é exatamente a principal, a do filho que depende da mãe isto inevitavelmente acontece com toda espécie viva do planeta. Mas o assunto aqui em destaque são as várias dependências humanas que podem ser divididas em várias ramificações, estas por sua vez dependem de cada ser humano.
Todos nós crescemos cheios de dogmas e paradigmas que na maioria foram criados pela sociedade, como meio de prender o indivíduo dentro de um contexto que muitas vezes nos perguntamos: __Onde estava escrito isto? Quem disse que necessariamente aquilo "TEM" que ser assim? E toda esta avalanche de informações vem passando de geração para geração, e quase sempre nunca contestada por ninguém, porque o que se diz de alguém que contesta é que ele é chato, é ovelha negra, o inconformado geralmente a pergunta é:__Porque ele não pode aceitar as coisas como são?
No geral a desculpa para não se travar uma batalha por aquilo que se tem convicção é que os outros vão falar...O que vou dizer para todo mundo? Como vou encarar as pessoas por não parecer "normal" aos seus olhos?
E assim a vida vai passando por todos nós sem que na maioria das vezes nada façamos por ela e o que é pior deixamos a vida passar por nós e esquecemos que nós é que temos que passar por ela, fazer por ela e aprender com ela. Seria bastante proveitoso se conseguíssemos olhar mais vezes para dentro de nós e deixar que nosso interior fale e analise nossas ações do dia a dia com certa imparcialidade. Concordo não é nada fácil,para nós não é nada interessante nos colocar no lugar do outro,o discurso é sempre o mesmo:__Mas eu sou a vítima. Eu agi assim porque fulano me obrigou e por aí vai...Não é verdade?
Faz algum tempo que venho tentando entender as variadas formas em que todos nós nos colocamos na condição de dependente, e dentro destas situações nós não nos permitimos olhar com sinceridade para o nosso interior e ver que não precisamos agir assim, se nos bajularmos menos se encararmos nossos "erros" e "acertos" com um pouco mais de responsabilidade, talvez seja mais fácil nos direcionar perante a vida e nos assumir com uma nova postura.
Sem dúvida muita coisa teria que ser reavaliada, com certeza você vai encontrar uma negação na maioria das pessoas com relação às suas novas atitudes, por outro lado é preciso impor o que você realmente quer sem magoar as pessoas, mas sendo firme nas suas decisões, é preciso que você se banque. Aí você me diz:__Mas eu me banco, eu trabalho!
Ótimo bem melhor assim, mas o se bancar aqui é ter coragem de se assumir nesta nova situação, é primeiramente se convencer de que você pode você deve e quer ter suas próprias idéias e convicções, saindo do bando e claro se sentindo bem com isto, você não tem que provar nada para os outros. Isto tudo em momento algum quer dizer que você se tornará uma pessoa egoísta, pelo contrário a partir do momento em que você começa a se valorizar todos a sua volta começam a perceber sua mudança, começam a respeitar suas atitudes e consequentemente sua alto estima se solidificará e tudo isto refletirá diretamente em todos os seus relacionamentos sejam eles familiares,no seu circulo de amigos, na sua vida sentimental e profissional.
Com certeza isto não é fácil, tudo o que nos foi ensinado até hoje em alguns pontos vai em sentido contrário a estas idéias. Mas a verdade é que na maioria das vezes nós nos maltratamos para não magoar o outro com um simples "não" e nos abandonamos ficando remoendo dentro de nós aquelas velhas indagações:__Porque eu não disse aquilo para fulano naquela hora?Ele provavelmente me diria se a situação fosse inversa.
Este tipo de sentimento vai nos corroendo por dentro e só nos faz mal. Por outro lado porque tanto medo de dizer "não"? Porque podemos ouvir, mas não podemos dizer? A vida não precisa ser assim, é preciso amadurecer para sofrer menos! Na maioria das vezes o segredo do nosso fracasso é dar vazão a tudo o que os outros dizem, é não acreditar que somos capazes e o segredo do sucesso está no simples fato de você conseguir olhar para dentro e ouvir sua voz interior e acreditar que você pode!
Nós precisamos da nossa aceitação, precisamos ficar com nós mesmos. Você é quem você é, não te ignore para agradar os outros. É preciso não fazer da vida uma batalha e entender que a vontade vem do espírito. A saúde mental depende de você aceitar e trabalhar com ela, no combate em não aceitar você vai se aniquilando tudo é você, só você se colocou aí e só você vai se tirar. Na maioria das vezes sempre existe um culpado pela nossa derrota. "Fulano me fez agir assim, ou fulano me manipulava" isto é balela você se deixou agir assim porque sempre teve medo de contrariar o fulano, como fulano não encontrou nenhum tipo de resistência, continuou agindo normalmente. Fulano não manipulou você, você é manipulável! Se você não se deixasse manipular, fulano não encontraria espaço.
É compreensível não aceitar isto de primeira mão, não assumirmos nossa "culpa". É mais fácil dizer que é pelo outro, mas quando as coisas vão chegando numa situação insuportável será que não seria o momento de começar a olhar a vida com outros olhos que não sejam os que tanto nos fazem "sofrer"? Deixar de lado um pouco o romantismo e olhar para o seu lado razão e sensibilidade?
A dependência tem várias faces, o que difere são as formas que cada um de nós se coloca perante ela. É muito importante estar consciente que toda mudança seja ela de que tipo for, direcionada para o nosso crescimento e bem estar deve ser feita sem arrogância e respeitando os limites de quem está a nossa volta, da mesma forma que gostaríamos que as pessoas agissem conosco.



Rose Gonçalves

 
Autor
Roselane
Autor
 
Texto
Data
Leituras
752
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.