Videos

Falando aos Acadêmicos novos que foram empossados na Academia Brigadiana de Letras/ABRIL - No Auditório do QCG/Quartel de Comando Geral/BM em Porto Alegre, RS - Brasil. Com escritos de Autoria do Presidente da Academia Brigadiana de Letras "Alberto Afonso Landa Camargo": Na data de ontem, 24 de novembro, a ACADEMIA BRIGADIANA DE LETRAS deu posse a oito novos acadêmicos: - Alberto Rosa Rodrigues, Cadeira nº. 7, cujo Patrono é Affonso Emílio Massot - Armando Pereira de Mendonça, Cadeira nº. 12, cujo Patrono é Herito Lopes Sobrinho; - Bento Matuzalem de Vasconcelos, Cadeira nº. 29, cujo Patrono é Aureliano de Figueiredo Pinto; - Charles de Jesus da Silva Netto, Cadeira nº. 25**, cujo Patrono é Otacílio de Moura Escobar; - Daniel da Silva Adriano, Cadeira nº. 6, cujo Patrono é Aldo Ladeira Ribeiro; - Jerônimo Carlos Santos Braga, Cadeira nº. 9, cujo Patrono é João Aldo Danesi; - Moisés Silveira de Menezes, Cadeira nº. 31, cujo Patrono é Manoelito de Ornellas; - Ubirajara Anchieta Rodrigues, Cadeira nº. 11, cujo Patrono é José Luiz da Silveira; A solenidade contou com a presença do Exmo. Sr. Comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Alfei Freitas Moreira e do Subcomandante Coronel Andreis Sílvio Dal' Lago. Atualmente presidida pelo Acadêmico Alberto Afonso Landa Camargo, que ocupa a Cadeira nº. 1, cujo Patrono é José Hilário Retamozo, a ACADEMIA BRIGADIANA DE LETRAS foi fundada em 21 de abril de 2006, consumando o sonho do seu Patrono Perpétuo JOSÉ HILÁRIO RETAMOZO, que, infelizmente, não pode ver esta intenção consumada em razão do seu precoce falecimento. Foi na referida data, que se reuniram seus fundadores, Vanderlei Martins Pinheiro, Luis Antônio Velasquez, Délbio Ferreira Vieira, Pércio Brasil Álvares, Cláudio Medeiros Bayerle e Alberto Afonso Landa Camargo, para finalmente ver realizado o sonho do insigne Poeta JOSÉ HILÁRIO RETAMOZO, para ser hoje um marco nas letras e outras artes do Rio Grande do Sul, sem nunca abandonar suas raízes Brigadianas. Parabéns aos novos Acadêmicos que engrandecem a nossa cultura! Parabéns á ACADEMIA BRIGADIANA DE LETRAS, que a partir de ontem está mais engrandecida pela presença destes novos Acadêmicos, autores de grande significação para as letras Brigadianas!

Canto do João de Barro em Porto Alegre, RS-Brasil Charles Netto (autoria)

O Confrade Charles Netto Sócio do Partenon Cultural Literário faz o uso da Palavra por Solicitação do Presidente do Partenon Literário Benedito Saldanha ao no final lhe agradece a oportunidade e Desejando Feliz Natal além de desejar Um Próspero Ano Novo a todos. Momento em que aproveitou a oportunidade para dizer da Felicidade em estar RETORNANDO ao convívio dos Intelectuais que gostam de Poesia, Prosa e Haicai assim com o próprio também gosta. Em Reunião de encerramento das Atividades Culturais no Partenon Literário neste ano de 2016... Aconteceu dia 14/dez, no Memorial do RS, a última reunião de 2016 da Sociedade Partenon Literário, reunindo alguns de nossos sócios, declamação de poesias e agradecimentos pela jornada mais virtuosa da 2ª fase que foi neste ano de 2016 quando nossa associação recebeu seu maior reconhecimento e implantou várias iniciativas. 148 anos de fundação do Partenon Literário! ¨ COM COLABORAÇÃO ESPECIAL NA GRAVAÇÃO DO VÍDEO DO MEU GRANDE AMIGÃO E SÓCIO DO PARTENON CULTURAL LITERÁRIO: "Amauri Antonio Confortin" do CBA 2004/2005... LEMBRANDO TAMBÉM: Coordenação da Memória entrega placa e busto 01/12/2016 14:32:53 A Coordenação da Memória Cultural realiza dois eventos: o primeiro é a reinstalação da placa do monumento em homenagem ao 1º Centenário da Fundação da Sociedade Partenon Literário na Praça Marechal Deodoro (Matriz) na quarta-feira, 7/12;2016, às 11h. O segundo é a cerimônia de entrega da obra de revitalização do Busto de Otávio Rocha, que acontece na quinta-feira, 8, às 11h, na Praça Otávio Rocha. A confecção e a reinstalação da placa é iniciativa do Círculo de Pesquisas Literárias (Cipel) em comemoração pela passagem de seus 50 anos de atividades ininterruptas. A Sociedade Partenon Literário é a mais antiga entidade literária do estado, fundada em 1868. Ela reuniu intelectuais como Apolinário Porto Alegre, Caldre e Fião, Aurélio Bitencourt, Aquiles Porto Alegre e Luciana de Abreu. Atualmente, o Partenon Literário agregou muitos sócios, que hoje totalizam 175. A revitalização do Busto de Otávio Rocha foi confeccionada pelo artista Luiz Henrique Mayer. O busto original, confeccionado em bronze pelo artista André Arjonal, em 1939, será transferido para o Paço Municipal.

Com Palavras do Cel Jerônimo - Falando em nome dos Acadêmicos novos que foram empossados na Academia Brigadiana de Letras/ABRIL - No Auditório do QCG/Quartel de Comando Geral/BM em Porto Alegre, RS - Brasil. Com escritos de Autoria do Presidente da Academia Brigadiana de Letras "Alberto Afonso Landa Camargo": Na data de ontem, 24 de novembro, a ACADEMIA BRIGADIANA DE LETRAS deu posse a oito novos acadêmicos: - Alberto Rosa Rodrigues, Cadeira nº. 7, cujo Patrono é Affonso Emílio Massot - Armando Pereira de Mendonça, Cadeira nº. 12, cujo Patrono é Herito Lopes Sobrinho; - Bento Matuzalem de Vasconcelos, Cadeira nº. 29, cujo Patrono é Aureliano de Figueiredo Pinto; - Charles de Jesus da Silva Netto, Cadeira nº. 25, cujo Patrono é Otacílio de Moura Escobar; - Daniel da Silva Adriano, Cadeira nº. 6, cujo Patrono é Aldo Ladeira Ribeiro; - Jerônimo Carlos Santos Braga, Cadeira nº. 9, cujo Patrono é João Aldo Danesi; - Moisés Silveira de Menezes, Cadeira nº. 31, cujo Patrono é Manoelito de Ornellas; - Ubirajara Anchieta Rodrigues, Cadeira nº. 11, cujo Patrono é José Luiz da Silveira; A solenidade contou com a presença do Exmo. Sr. Comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Alfei Freitas Moreira e do Subcomandante Coronel Andreis Sílvio Dal' Lago. Atualmente presidida pelo Acadêmico Alberto Afonso Landa Camargo, que ocupa a Cadeira nº. 1, cujo Patrono é José Hilário Retamozo, a ACADEMIA BRIGADIANA DE LETRAS foi fundada em 21 de abril de 2006, consumando o sonho do seu Patrono Perpétuo JOSÉ HILÁRIO RETAMOZO, que, infelizmente, não pode ver esta intenção consumada em razão do seu precoce falecimento. Foi na referida data, que se reuniram seus fundadores, Vanderlei Martins Pinheiro, Luis Antônio Velasquez, Délbio Ferreira Vieira, Pércio Brasil Álvares, Cláudio Medeiros Bayerle e Alberto Afonso Landa Camargo, para finalmente ver realizado o sonho do insigne Poeta JOSÉ HILÁRIO RETAMOZO, para ser hoje um marco nas letras e outras artes do Rio Grande do Sul, sem nunca abandonar suas raízes Brigadianas. Parabéns aos novos Acadêmicos que engrandecem a nossa cultura! Parabéns á ACADEMIA BRIGADIANA DE LETRAS, que a partir de ontem está mais engrandecida pela presença destes novos Acadêmicos, autores de grande significação para as letras Brigadianas!

Fala do Sr Presidente da ABRIL Alberto Afonso Landa Camargo no ato de Posse dos Acadêmicos Novos da Academia Brigadiana de Letras - No Auditório do QCG/Quartel de Comando Geral/BM em Porto Alegre, RS - Brasil. Com escritos de Autoria do Presidente da Academia Brigadiana de Letras "Alberto Afonso Landa Camargo": Na data de ontem, 24 de novembro, a ACADEMIA BRIGADIANA DE LETRAS deu posse a oito novos acadêmicos: - Alberto Rosa Rodrigues, Cadeira nº. 7, cujo Patrono é Affonso Emílio Massot - Armando Pereira de Mendonça, Cadeira nº. 12, cujo Patrono é Herito Lopes Sobrinho; - Bento Matuzalem de Vasconcelos, Cadeira nº. 29, cujo Patrono é Aureliano de Figueiredo Pinto; - Charles de Jesus da Silva Netto, Cadeira nº. 25, cujo Patrono é Otacílio de Moura Escobar; - Daniel da Silva Adriano, Cadeira nº. 6, cujo Patrono é Aldo Ladeira Ribeiro; - Jerônimo Carlos Santos Braga, Cadeira nº. 9, cujo Patrono é João Aldo Danesi; - Moisés Silveira de Menezes, Cadeira nº. 31, cujo Patrono é Manoelito de Ornellas; - Ubirajara Anchieta Rodrigues, Cadeira nº. 11, cujo Patrono é José Luiz da Silveira; A solenidade contou com a presença do Exmo. Sr. Comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Alfei Freitas Moreira e do Subcomandante Coronel Andreis Sílvio Dal' Lago. Atualmente presidida pelo Acadêmico Alberto Afonso Landa Camargo, que ocupa a Cadeira nº. 1, cujo Patrono é José Hilário Retamozo, a ACADEMIA BRIGADIANA DE LETRAS foi fundada em 21 de abril de 2006, consumando o sonho do seu Patrono Perpétuo JOSÉ HILÁRIO RETAMOZO, que, infelizmente, não pode ver esta intenção consumada em razão do seu precoce falecimento. Foi na referida data, que se reuniram seus fundadores, Vanderlei Martins Pinheiro, Luis Antônio Velasquez, Délbio Ferreira Vieira, Pércio Brasil Álvares, Cláudio Medeiros Bayerle e Alberto Afonso Landa Camargo, para finalmente ver realizado o sonho do insigne Poeta JOSÉ HILÁRIO RETAMOZO, para ser hoje um marco nas letras e outras artes do Rio Grande do Sul, sem nunca abandonar suas raízes Brigadianas. Parabéns aos novos Acadêmicos que engrandecem a nossa cultura! Parabéns á ACADEMIA BRIGADIANA DE LETRAS, que a partir de ontem está mais engrandecida pela presença destes novos Acadêmicos, autores de grande significação para as letras Brigadianas!