1. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Junior A. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Junior A..
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Ao despertar percebi que tornara a vida Ao me despir de todo e qualquer libido Percebo que posso ser o que realmente sou Que meus pobres desejos não me definem Ao despertar percebi que tornara a vida A qual os sonhos não são capazes de alcançar Vida a qual jamais pensei encontrar Ao despertar percebi que tornara a vida Olhei-me no espelho e contemplei O que realmente exala de mim Diferentemente do que vagueia em meu ser Ao despertar percebi que tornara a vida Não que deixasse de viver Mas ao depreciar o amor,deixei-me ao existir Ao despertar percebi que tornara a vida Novamente te amei... Novamente me tornara a vida Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=35 © Luso-Poemas Leitura crítica: a poética do renascimento interior e da identidade reencontrada Este poema organiza‑se em torno de uma frase‑chave que funciona como refrão e como eixo estrutural: “Ao despertar percebi que tornara a vida.” A repetição não é mero artifício formal; é um mecanismo de intensificação, quase litúrgico, que marca cada estrofe como um novo grau de consciência. O poema é, portanto, uma narrativa de renascimento, mas um renascimento paradoxal, porque não nasce do desejo, mas da renúncia ao desejo. A primeira estrofe estabelece o gesto inaugural: ao despir‑se “de todo e qualquer libido”, o sujeito poético afirma uma libertação que não é ascética, mas identitária. A libido aqui não é apenas pulsão sexual; é símbolo de todas as forças que desviam o sujeito de si mesmo. Ao rejeitá‑las, ele afirma que “pode ser o que realmente é”, como se a identidade autêntica só emergisse quando o corpo deixa de ser campo de disputa. A crítica literária reconhece aqui um eco de tradições místicas — da via purgativa cristã ao desapego budista — mas também uma leitura moderna da subjetividade: o eu só se encontra quando abandona as máscaras do desejo. A segunda estrofe aprofunda essa ideia, contrapondo vida e sonho. A vida reencontrada é “a qual os sonhos não são capazes de alcançar”, o que sugere que o sonho, normalmente associado ao ideal, aqui é insuficiente. O poema inverte a hierarquia habitual: não é a vida que tenta alcançar o sonho, mas o sonho que falha perante a vida. Esta inversão é literariamente significativa, porque coloca o sujeito num plano de lucidez radical. A vida que ele encontra não é idealizada, mas concreta, inesperada, quase impossível — “vida a qual jamais pensei encontrar”. O despertar é, portanto, uma revelação, não uma fantasia. A terceira estrofe introduz o espelho, símbolo clássico da identidade e da duplicidade. Ao contemplar‑se, o sujeito vê “o que realmente exala de mim”, em contraste com “o que vagueia em meu ser”. A crítica literária identifica aqui uma tensão entre essência e aparência, entre o que se é e o que se sente ser. O espelho revela uma verdade que o próprio sujeito desconhecia, ou que temia reconhecer. O poema sugere que a identidade profunda não coincide com a identidade emocional; há um eu que exala e um eu que vagueia, e o despertar consiste em distinguir um do outro. A quarta estrofe desloca o poema para o campo do amor, mas de forma oblíqua. O sujeito afirma que não deixou de viver, mas que, ao “depreciar o amor”, deixou‑se “ao existir”. Esta frase é central: depreciar o amor não significa rejeitá‑lo, mas libertar‑se da sua idealização. O amor, enquanto força que consome, que exige, que define, é posto em causa. O sujeito abandona o amor como prisão para reencontrar o existir como liberdade. A crítica literária reconhece aqui uma reflexão madura sobre a relação entre afeto e identidade: o amor, quando absolutizado, impede o sujeito de ser; quando relativizado, permite‑lhe existir. A última estrofe é o ponto de viragem emocional e semântico. Depois de todo o processo de renúncia, desapego, lucidez e reconstrução, surge a frase que reconfigura tudo: “Novamente te amei… / Novamente me tornara a vida.” O poema revela que o amor não foi abolido, mas transfigurado. O sujeito não volta ao amor como dependência, mas como consequência do despertar. Amar novamente não é regressão; é confirmação. O amor deixa de ser libido, sonho, vagueação, e torna‑se expressão da vida reencontrada. A repetição final do verso‑refrão fecha o ciclo: o despertar não é apenas início, é retorno, é reconhecimento de que a vida verdadeira inclui o amor, mas um amor purificado, não definidor, não tirânico. Síntese crítica O poema constrói uma narrativa de renascimento interior que passa pela renúncia ao desejo, pela superação da ilusão, pela confrontação com o espelho e pela reconfiguração do amor. A repetição do verso‑chave funciona como mantra e como estrutura, marcando cada etapa do processo. O sujeito poético emerge mais lúcido, mais inteiro, e o amor reaparece não como força que o domina, mas como consequência da sua própria verdade. É um poema sobre identidade, sobre maturidade emocional e sobre a descoberta de que a vida só se torna vida quando o eu deixa de ser refém do que deseja e passa a ser senhor do que é.
Criado em: 29/4 15:57
|
|
|
|
||
Re: 1. A Crítica Poética segundo a IA - Junior A. |
||
|---|---|---|
|
Administrador
![]()
Membro desde:
2/10/2021 14:11 Mensagens:
940
|
.
Olá, Alemtagus. Tenho curiosidade sobre duas coisas: . Qual foi o comando que usaste para a criação deste texto? . O que pensas sobre este comentário da IA em comparação, por exemplo, com os elaborados de forma "artesanal", por exemplo, no nosso Espaço Crítico? Abraço!
Criado em: 29/4 18:33
|
|
Transferir
|
||
Re: 1. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Junior A. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
|
Pedi, unicamente, uma crítica literária à IA, nada mais. Quanto à segunda questão, não a considero superior. Faço-o não por uma questão de superioridade da IA (que não considero superior), mas apenas para desafiar as pessoas a descobrirem o primeiro texto de cada autor nesta casa e, se assim o desejarem, descobrir toda a obra. Estou a explorar e a dar a explorar o passado e os escritores do Luso.
Criado em: 29/4 18:44
|
|
|
|
||
Re: Crítica IA |
||
|---|---|---|
|
Administrador
![]()
Membro desde:
2/10/2021 14:11 Mensagens:
940
|
.
É uma homenagem muito louvável, que também ajuda a reavivar a área dos fóruns, que tem estado parada. Obrigado, Alemtagus.
Criado em: 30/4 10:33
|
|
Transferir
|
||
Re: Crítica IA p/ Alemtagus |
||
|---|---|---|
|
Colaborador
![]()
Membro desde:
23/5/2024 2:48 Mensagens:
835
|
Olá, Alemtagus.
Ótima ideia. A de pegar no 1° poema de cada utilizador e expor dessa forma. [Desculpa a ocasião (acabo de escrever um outro comentário a um texto teu), mas pões-te a jeito. E agora eu também. Já conheço esta casa para o saber. E não falo necessariamente de ti. À frente.] No entanto, como autora de alguns dos Espaços Críticos, entendo que devias abrir um espaço separado para a IA. Convenhamos: é muito diferente e, do meu ponto de vista, nada relacionados. Não apenas porque é IA. Para fundamentar a minha resposta li, obviamente, algumas das críticas. E aquilo que faz o autor de um Espaço Crítico do Luso, amador como se quer, é explorar sensações, ligações, achados. Sentidos que o colega poeta poderia ter pensado para o seu poema. Colocar hipóteses. Pôr a dúvida no ar. Ou, quem sabe, continuar o poema, ou reescrevê-lo. Outra atividade que gosto muito de fazer, mas que requer muito tempo. O texto gerado pela IA é uma exploração teórica que usa todos os recursos literários de que dispõe para dissecar um poema, como foi ensinado a fazer. Calha mal por vezes. Ou soa estranho. Ou exagera. Um leitor experiente sabe a diferença. E o que vale mais? Uma máquina ou uma pessoa? Nunca mais saíamos daqui.... Por isso, dizer que uma crítica gerada pela IA "não se considera superior" a uma outra escrita por um ser humano, teu colega de letras, é assim para o esquisito (confesso que me falta adjetivo). Repara, Alemtagus, eu não tenciono falar mais sobre isto. Estou a escrever estas observações porque achei importante que se fizessem. Até porque esse Espaço é de todos. No entanto, como disse, o tempo não me sobra e, por isso, e porque nada mais há a dizer, esta conversa acabou para mim. Desculpa se te ofendo. Mas, voltando ao início, e se isso te interessar, acho que é uma ótima ideia, mas com as seguintes características: * criar um espaço próprio * colocar menos autores por dia * editares o texto criado e * criares uma conclusão/resumo....alguma coisa que torne o texto menos impessoal e mais teu Acredito que mais gente iria ler. Tipo eu. Como está, é "frio". Mas, mais uma vez, és tu que fazes! Parabéns por isso. Por esse dinamismo, proatividade e iniciativa. Bom fim de semana. Fica bem. Beatrix
Criado em: Hoje 7:04:07
|
|
|
|
||
Re: Crítica IA p/ Beatrix |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
|
Cara Beatrix, agradeço-te o comentário. Não me sinto ofendido por nada, pelo contrário.
Quanto ao que propões (e que, de algum modo, já me foi proposto pelo Benjamin e eu recusei) "* criar um espaço próprio * colocar menos autores por dia * editares o texto criado e * criares uma conclusão/resumo....alguma coisa que torne o texto menos impessoal e mais teu" Espaço próprio para a crítica, interpreto eu, será o tópico "Espaço Crítico" do Fórum, que é onde está. Coloco quatro por dia pelo simples facto de pretender que esta "rúbrica" possa ser terminada antes do próximo século (não que eu vá viver tanto tempo). O Luso tem, escritas, 11699 páginas, cada uma delas com 20 textos (excepto a última que apenas tem três), o que dá a bonita quantia de 233963 textos... são muitos autores, embora uns quantos com a assinatura de visitante (que não incluirei), quatro facilita-me o trabalho. O texto criado por IA está lá editado, não sofre qualquer alteração. Não vou concluir/resumir o que escreve a IA por duas razões. Primeiro porque é uma opinião artificial, baseada em algoritmos. Segundo porque escrever uma conclusão/resumo implicaria que o texto e as ideias fossem originalmente meus e não são.
Criado em: Hoje 10:32:24
|
|
|
|
||
||
|---|---|---|
|
Membro de honra
![]()
Membro desde:
15/2/2007 12:46 De Porto
|
Olá Alemtagus
Quero deixar aqui um elogio sincero a esta iniciativa, que revela não só audácia, mas também uma visão aberta e inovadora dentro da nossa comunidade Luso Poemas. Trazer a inteligência artificial como ferramenta de análise e crítica literária, assente em critérios base e transversais a todos os membros, é abrir uma nova janela de interpretação ,mais distante de gostos pessoais e das inevitáveis subjetividades que tantas vezes marcam a crítica tradicional. Há algo de particularmente simbólico no facto de este tópico começar com o primeiro poema publicado, prestando-lhe a devida homenagem. É quase como revisitar a origem com novos olhos, criando um diálogo entre o passado e o presente, entre a emoção inicial e uma leitura mais estruturada. Não vejo isto como uma substituição das formas clássicas de análise , que continuam a ter o seu valor inestimável , mas sim como um complemento. Aliás, confesso que me desperta curiosidade imaginar o mesmo texto analisado pelas duas perspetivas: a humana,(IN)com toda a sua sensibilidade, e a da IA, com o seu rigor criterioso. No fundo, não se trata de competição. Trata-se daquela inquietação que nos move: a ânsia de conhecer,saber, de compreender mais e melhor, de explorar novas formas de olhar a palavra escrita. E isso, por si só, já é poesia. Atenciosamente HC
Criado em: Hoje 11:29:04
|
|
|
|
||
||
|---|---|---|
|
Colaborador
![]()
Membro desde:
23/5/2024 2:48 Mensagens:
835
|
Boa tarde.
Eu disse que não falaria mais nisto e dava a conversa por terminada. E, de dacto, aquela ficou. Porque do que falam depois do que escrevi é de outra coisa que não o Espaço Crítico como ele nasceu, e que conhecem as pessoas que para lá escreviam e as que gostavam de ver os seus textos analisados ali. Juntar as duas coisas, colocando por cima as críticas de IA, é abafar um trabalho manual que é precisamente isso: trabalho e manual, humano. Mas isso já não é assunto. Não sou ninguém para dar conselhos, mas aproveitem este: a IA é muito falível, comete erros e pode ser muito pouco criteriosa. É, por isso, conveniente, que se use com parcimónia e que se leia e releia, que se confrontem fontes, para que não estejamos a cometer o erro de pensar que fomos fazer uma grande coisa quando, na verdade, o mais fácil pode tornar-se mais difícil do que pensávamos. E quanto à sensibilidade humana, essa pode muito bem ser parecida com uma inteligência artificial. Confuso? Beatrix
Criado em: Hoje 12:51:38
|
|
|
|
||