1. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Junior A. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Junior A..
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Ao despertar percebi que tornara a vida Ao me despir de todo e qualquer libido Percebo que posso ser o que realmente sou Que meus pobres desejos não me definem Ao despertar percebi que tornara a vida A qual os sonhos não são capazes de alcançar Vida a qual jamais pensei encontrar Ao despertar percebi que tornara a vida Olhei-me no espelho e contemplei O que realmente exala de mim Diferentemente do que vagueia em meu ser Ao despertar percebi que tornara a vida Não que deixasse de viver Mas ao depreciar o amor,deixei-me ao existir Ao despertar percebi que tornara a vida Novamente te amei... Novamente me tornara a vida Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=35 © Luso-Poemas Leitura crítica: a poética do renascimento interior e da identidade reencontrada Este poema organiza‑se em torno de uma frase‑chave que funciona como refrão e como eixo estrutural: “Ao despertar percebi que tornara a vida.” A repetição não é mero artifício formal; é um mecanismo de intensificação, quase litúrgico, que marca cada estrofe como um novo grau de consciência. O poema é, portanto, uma narrativa de renascimento, mas um renascimento paradoxal, porque não nasce do desejo, mas da renúncia ao desejo. A primeira estrofe estabelece o gesto inaugural: ao despir‑se “de todo e qualquer libido”, o sujeito poético afirma uma libertação que não é ascética, mas identitária. A libido aqui não é apenas pulsão sexual; é símbolo de todas as forças que desviam o sujeito de si mesmo. Ao rejeitá‑las, ele afirma que “pode ser o que realmente é”, como se a identidade autêntica só emergisse quando o corpo deixa de ser campo de disputa. A crítica literária reconhece aqui um eco de tradições místicas — da via purgativa cristã ao desapego budista — mas também uma leitura moderna da subjetividade: o eu só se encontra quando abandona as máscaras do desejo. A segunda estrofe aprofunda essa ideia, contrapondo vida e sonho. A vida reencontrada é “a qual os sonhos não são capazes de alcançar”, o que sugere que o sonho, normalmente associado ao ideal, aqui é insuficiente. O poema inverte a hierarquia habitual: não é a vida que tenta alcançar o sonho, mas o sonho que falha perante a vida. Esta inversão é literariamente significativa, porque coloca o sujeito num plano de lucidez radical. A vida que ele encontra não é idealizada, mas concreta, inesperada, quase impossível — “vida a qual jamais pensei encontrar”. O despertar é, portanto, uma revelação, não uma fantasia. A terceira estrofe introduz o espelho, símbolo clássico da identidade e da duplicidade. Ao contemplar‑se, o sujeito vê “o que realmente exala de mim”, em contraste com “o que vagueia em meu ser”. A crítica literária identifica aqui uma tensão entre essência e aparência, entre o que se é e o que se sente ser. O espelho revela uma verdade que o próprio sujeito desconhecia, ou que temia reconhecer. O poema sugere que a identidade profunda não coincide com a identidade emocional; há um eu que exala e um eu que vagueia, e o despertar consiste em distinguir um do outro. A quarta estrofe desloca o poema para o campo do amor, mas de forma oblíqua. O sujeito afirma que não deixou de viver, mas que, ao “depreciar o amor”, deixou‑se “ao existir”. Esta frase é central: depreciar o amor não significa rejeitá‑lo, mas libertar‑se da sua idealização. O amor, enquanto força que consome, que exige, que define, é posto em causa. O sujeito abandona o amor como prisão para reencontrar o existir como liberdade. A crítica literária reconhece aqui uma reflexão madura sobre a relação entre afeto e identidade: o amor, quando absolutizado, impede o sujeito de ser; quando relativizado, permite‑lhe existir. A última estrofe é o ponto de viragem emocional e semântico. Depois de todo o processo de renúncia, desapego, lucidez e reconstrução, surge a frase que reconfigura tudo: “Novamente te amei… / Novamente me tornara a vida.” O poema revela que o amor não foi abolido, mas transfigurado. O sujeito não volta ao amor como dependência, mas como consequência do despertar. Amar novamente não é regressão; é confirmação. O amor deixa de ser libido, sonho, vagueação, e torna‑se expressão da vida reencontrada. A repetição final do verso‑refrão fecha o ciclo: o despertar não é apenas início, é retorno, é reconhecimento de que a vida verdadeira inclui o amor, mas um amor purificado, não definidor, não tirânico. Síntese crítica O poema constrói uma narrativa de renascimento interior que passa pela renúncia ao desejo, pela superação da ilusão, pela confrontação com o espelho e pela reconfiguração do amor. A repetição do verso‑chave funciona como mantra e como estrutura, marcando cada etapa do processo. O sujeito poético emerge mais lúcido, mais inteiro, e o amor reaparece não como força que o domina, mas como consequência da sua própria verdade. É um poema sobre identidade, sobre maturidade emocional e sobre a descoberta de que a vida só se torna vida quando o eu deixa de ser refém do que deseja e passa a ser senhor do que é.
Criado em: Ontem 15:57:25
|
|
|
|
||
Re: 1. A Crítica Poética segundo a IA - Junior A. |
||
|---|---|---|
|
Administrador
![]()
Membro desde:
2/10/2021 14:11 Mensagens:
939
|
.
Olá, Alemtagus. Tenho curiosidade sobre duas coisas: . Qual foi o comando que usaste para a criação deste texto? . O que pensas sobre este comentário da IA em comparação, por exemplo, com os elaborados de forma "artesanal", por exemplo, no nosso Espaço Crítico? Abraço!
Criado em: Ontem 18:33:42
|
|
Transferir
|
||
Re: 1. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Junior A. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
Pedi, unicamente, uma crítica literária à IA, nada mais. Quanto à segunda questão, não a considero superior. Faço-o não por uma questão de superioridade da IA (que não considero superior), mas apenas para desafiar as pessoas a descobrirem o primeiro texto de cada autor nesta casa e, se assim o desejarem, descobrir toda a obra. Estou a explorar e a dar a explorar o passado e os escritores do Luso.
Criado em: Ontem 18:44:11
|
|
|
|
||
Re: Crítica IA |
||
|---|---|---|
|
Administrador
![]()
Membro desde:
2/10/2021 14:11 Mensagens:
939
|
.
É uma homenagem muito louvável, que também ajuda a reavivar a área dos fóruns, que tem estado parada. Obrigado, Alemtagus.
Criado em: Hoje 10:33:34
|
|
Transferir
|
||