Comentário a "Quasear" de Luxena
Colaborador
Membro desde:
6/11/2007 15:11
Este comentário também se encontrará disponível no perfil do utilizador na caixa de comentários do poema.
O poema, na sua íntegra, estará legível após o comentário.

Tem qualquer coisa este poemeto, que me cativou.
Talvez a forma tenha tido um papel forte nisso. Tenho um apetite especial por poemas pequenos.
Depois, o facto do título ser um neologismo também me agradou.
O que acho mais interessante deste título é a forma como ele cria um novo verbo, baseado numa palavra que acho muita graça, o "...quase...".
Esse "...quase...", assim, torna-se uma acção.
Sem querer ir procurar significação ao dicionário, a palavra deixa-me sempre com uma sensação de incompletude e proximidade.
Sempre que leio, ou penso em quase, fico sempre com a impressão de que algo não foi atingido.
A mesma impressão mantenho, de estar perto.

Já agora sobre o "...quase..." que, neste caso, é "quasear" tenho um poema que gostaria de partilhar:

https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=359583

Sobre este poema há uma certa simetria ente o primeiro e o último verso.
Se partirmos a palavra em "quase-ar" ele, o ar, é o elemento primordial da respiração. Ou do respirar.
Todo o poema é feito de verbos que envolvem alguma abstração, sendo o "...exclamar..." o mais evidente.
Um acto de exaltação, de euforia.
O "...agarrar..." é um verbo metamorfoseado, porque transforma as mãos em garras.
Até o "...parar..." é a antítese do conceito de verbo em si, porque torna a acção em inacção.
O "...respirar..." é inconsciente (até certo ponto), e a sua matéria, o ar, invisível (se puro).
Então, tudo neste poema é "...quase...", e andamos envolvidos nele, como o título tão bem sugere...

Se quisermos...

Quasear

é um quasear
quase agarrar
quase exclamar
quase parar para respirar

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=381823 © Luso-Poemas

Criado em: Hoje 11:34:09
Transferir o post para outras aplicações Transferir

Links patrocinados