Um desabafo.
Membro de honra
Membro desde:
12/2/2022 16:52
Boa tarde, amigos!

Eu sei que venho pouco aqui, outro dia tirei muitos momentos para comentar
Vários textos, e com isso expandir a leitura e cuidado com os escritores. Mas creio nao ter dado muito certo. A escrita é partilha. E a partilha pede presença. Talvez a poesia também seja isso: encontrar o outro, mesmo quando não sabemos seu nome.

Tenho lido tantos textos belos por aqui cada um com sua cor, sua forma de florir. Mas às vezes percebo alguns jardins sendo visitados sempre pelas mesmas abelhas, enquanto outros seguem em silêncio, mesmo que estejam floridos também.

Fico pensando como seria bonito se todos nós, mesmo entre desconhecidos, pudéssemos abrir um pouco mais as janelas, atravessar pontes, deixar palavras de presença. Às vezes, um comentário é mais que um comentário é uma forma de dizer: "eu te li", "sua escrita chegou aqui".

Talvez a poesia seja também esse gesto de acolher o que o outro escreve com o coração.

Sigamos plantando, sim, mas que a colheita possa ser de todos.

Peço desculpas pelo desabafo. É que me parece melhor voltar a escrever para mim mesma e fechar esta minha sala de aventuras.

Beijos

Chris Katz

Criado em: Ontem 17:42:49

Chris
Transferir o post para outras aplicações Transferir

Re: Um desabafo.
Administrador
Membro desde:
2/10/2021 14:11
Olá, Katz.

Obrigado pela reflexão.

No ano passado, mais ou menos por esta altura, também se falou muito por aqui sobre a participação dos nossos utilizadores. Estávamos no início de setembro e verificou-se um decréscimo acentuado de comentários nos meses de julho e agosto.

No entanto, isto não está a acontecer este ano, de forma alguma! Tive o cuidado de contar o número de comentários em julho e tivemos 1097 comentários, o que dá cerca de 35 por dia. Nestes primeiros dias de agosto, já temos quase 200. Para um site de poesia, é um número extraordinário.

Todos gostávamos de ver mais comentários nos nossos e noutros poemas que achamos que o merecem. Eu também tenho poemas que escrevi e que pensei que seriam mais lidos e comentados. Não foram - e depois? Talvez sejam descobertos mais tarde. Ou não. Mas isso não tira valor ao momento de divulgação. Um poema fechado numa gaveta vale pelo momento de criação, mas não tem vida.

Repetindo o que disse no ano passado, este é um espaço de generosidade. Cada palavra colocada aqui é uma dádiva aos outros. Se alguém escolhe publicar aqui é apenas porque sabe que os seus textos serão lidos e que poderão emocionar uma pessoa do outro lado, quer ela se manifeste quer não.

Não queremos que ninguém nos deixe. Todos fazem falta. Agora: não faz sentido queixarmo-nos de pouca participação e, ao mesmo tempo, fazer parte do grupo que só esporadicamente é que intervém nas atividades e com comentários. Há tanto por onde escolher: literatura, cinema, música, artes plásticas... Tudo pode ser um pretexto para contribuirmos para o nosso site.

Não nos deixe, Katz, e continue a participar cada vez mais. Vai ver que, com o seu contributo, virão outros.

Criado em: Ontem 20:49:25

Super Participativo
Membro desde:
28/6 20:30
Oi Katz!
Boa noite!
Li o que você escreveu e me veio um pensamento na cabeça:
se houve um ou outro comentário, o importante é que houve esse um ou outro comentário. Houve uma interação ali, e ela foi genuína. É melhor do que ter muitos comentários de pessoas que não se envolveram verdadeiramente com a leitura. Também, veja: muitas pessoas leem as poesias, podem ter se envolvido mas por algum motivo não comentaram. As vezes, vem esse espaço como um lugar para apreciar arte, mas não querem interagir naquele instante. Não sei dizer... Mas de qualquer forma, houve quem leu. Assim como o Benjamin, também tive muitos textos que achei que iriam ter uma repercussão maior e não tiveram, mas sabe, dá uma alegria quando a gente olha e vê que tipo, 60 pessoas de alguma forma viram aquilo! De alguma forma, o texto tocou alguém. Não importa se não foi "do jeito que eu gostaria", com interação e participação, mas saber que dei esse momento a eles é uma coisa que traz felicidade.
Peço para que continue participando e também publicando seus textos!
Eles são ótimos! E seus comentários motivam as pessoas ( me motivou pelo menos)
E quanto ao que os outros fazem ou deixam de fazer, deixe estar!
O importante é que estamos fazendo nossa parte.
Se depender de nós, esse Barco Artistico não irá nunca naufragar!
Sigamos poetizando!

Criado em: Ontem 22:00:51

Membro de honra
Membro desde:
Benjami

Agradeço de verdade, não apenas pelas palavras que escreveu, mas pelo gesto de olhar para mim e me responder com cuidado.
Sei que este espaço é feito de generosidade, de gente que abre o peito e deixa o que sente em forma de verso. É assim que vejo a poesia: um presente que não se mede pelo número de mãos que o recebem, mas pelo calor com que foi entregue.

Talvez eu fique sim.
Porque, apesar dos silêncios e das ausências, há algo de bonito em saber que, em algum lugar, alguém pode encontrar um pedaço de si nas minhas palavras assim como tantas vezes encontrei pedaços meus nos versos de outros.

A poesia, no fim das contas, é isso: um encontro que não avisa, um abraço que acontece sem que os corpos se toquem. E eu ainda acredito nesse tipo de milagre.

Beijos, Katz

Criado em: Ontem 22:25:39

Chris

Membro de honra
Membro desde:

Oi Raphael!!!

Obrigada por suas palavras tão generosas.
Você tem razão: mesmo que sejam poucos, se os comentários são verdadeiros, já valem muito. É um pouco como receber uma visita que chega de coração aberto não importa quantas sejam, mas sim a intensidade do encontro.

Talvez eu espere demais às vezes, mas é bonito lembrar que a poesia não se mede pelo número de respostas, e sim pelo alcance silencioso que ela pode ter. Saber que, de algum modo, minhas palavras tocaram alguém, mesmo que esse toque não seja visível, já é um motivo para permanecer.

E sim, sigamos poetizando. Porque enquanto houver quem escreva e quem leia com alma, esse barco não só não naufraga ele segue navegando para horizontes que ainda nem imaginamos.

Beijos

Katz

Criado em: Ontem 22:35:06

Chris

Colaborador
Membro desde:
6/5/2024 16:45
De Braga
Boa noite catrefadacde poetas :)

Eu contra mim falo 😅
Nas últimas 3 semanas quase não comentei... mas foi por 2 nobres motivos.
Primeiro porque tinha que aproveitar as minhas férias
Segundo e o mais importante, a criação no site tem sido imensa e de qualidade, o que obriga às consequentes leituras e releituras, de modo a selecionar os que entendo que devo nomear!
Tem sido.extremamente difícil a escolha e a culpa é toda vossa!!! 😅😅😅
Eu também tenho recebido poucos comentários, no entanto tenho imensas leituras... cá pra mim devem estar todos a fazer como eu 😜

Um abraço a todos e bom fim de semana 🙂

Criado em: Ontem 22:47:50

Administrador
Membro desde:
2/4/2012 17:15
De Brasília- Brasil
Olá, Katz.

Compreendo seu desabafo. Quem escreve em um espaço público naturalmente quer ser lido, e o retorno, quando acontece, é sempre bem-vindo. Mas a troca que esperamos também nasce da constância e da presença.

A verdade é que cada um aqui participa do jeito e no tempo que pode, e acho que isso é bom, pois torna as interações espontâneas e genuínas, sem o peso da obrigação. Pode ser que a troca não aconteça com a intensidade que desejamos, mas ela existe, mesmo em ciclos, em silêncios e em pequenos, mas valiosos, momentos que mantêm este espaço vivo.

O que você fez recentemente, dedicando tempo para comentar e se aproximar de outros autores, foi importante e não foi em vão. Esses gestos, mesmo que pareçam pequenos, são sementes que abrem caminhos. É com essa participação, de todos e no tempo de cada um, que a rede vai se fortalecendo dia após dia.

Aliás, temos uma atividade acontecendo que tem gerado bons encontros. Tente participar, pode ser uma boa chance para fortalecer as interações e se sentir mais acolhida. Sua escrita tem voz e lugar aqui, e seria uma pena que esse desabafo fosse um ponto final.

Minha querida, quando cuidamos do jardim, ele responde, e as visitas e trocas acontecem naturalmente. Se não acontecerem, a beleza ainda estará lá.
É assim que tudo, inclusive o Luso, cresce, floresce e vive.

Fique e fique bem,
Beijos.

Criado em: Hoje 0:38:08

Membro de honra
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
Um sentimento que já existia em 2007...

Criado em: Hoje 14:02:50

Super Participativo
Membro desde:
28/6 20:30
Fiquei muito feliz que a mensagem tenha te gerado essas coisas!
Obrigado pela reflexão também !
Desejo muito que você continue se sentindo motivada a se envolver com arte, se não for aqui, em qualquer lugar. Para pessoas como nós, a arte é uma parte indissolúvel do nosso jeito de ser, e por isso desejo sempre cada vez mais arte na sua vida !
Um grande abraço!

Criado em: Hoje 19:14:41

Links patrocinados